Melhores artigos sobre investimentos de 2020

Retrospectiva: leia os melhores artigos de 2020 no Diário de Investimentos

O ano de 2020 foi de muito crescimento na produção de conteúdos aqui no Diário de Investimentos. Ampliamos nossas categorias, maneiras de apresentar os temas e aprimoramos a linguagem para facilitar o entendimento do leitor.

Neste último mês do ano, vamos listar, em tom de retrospectiva, os nossos melhores artigos publicados sobre diversos assuntos que englobam investimentos e finanças pessoais.

É uma ótima oportunidade para reler um conteúdo que gostou ou colocar em dia aquele texto que passou batido! Confira a lista abaixo e boa leitura!

Aprendendo mais sobre contabilidade

Em 2020, trouxemos, aqui no Diário de Investimentos, conteúdos que possibilitaram ao investidor conhecer mais sobre contabilidade de modo simples e aplicar esse conhecimento na análise de empresas para escolher ações na bolsa de valores. Os principais foram:

➡️ Análise completa dos demonstrativos contábeis: WEG

Começamos com uma análise completa dos balanços da WEG, sua rentabilidade, estrutura de capital, liquidez, análise de principais notas explicativas e mostrando por que ela é uma das melhores empresas da bolsa de valores.

➡️ Índices de rentabilidade: descubra o que são e como analisá-los

Neste artigo, entramos em detalhes sobre o que são e como calcular os índices de rentabilidade como margem líquida, rentabilidade do atibo, giro do ativo e ROE.

➡️ O que são os índices de liquidez de uma empresa? Aprenda a interpretar!

Neste artigo, aprendemos sobre os índices de liquidez de uma companhia: liquidez imediata, liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral. Entenda como isso ajuda a identificar se uma empresa é boa!

➡️ Estrutura de capital de uma empresa: 4 cálculos simples para dominar os índices

Por fim, entramos no entendimento sobre a estrutura de capital de um negócio, o que compreende a análise dos seguintes itens: participação de capital de terceiros, endividamento, imobilização do patrimônio líquido e imobilização dos recursos não correntes.

Aprendendo com tutoriais práticos

Sem deixar de lado a parte prática, lançamos vários tutoriais para tornar a gestão das suas finanças pessoais e dos seus investimentos em renda variável mais simples.

➡️ Passo a passo: como antecipar parcelas do cartão de crédito Nubank?

Esse texto trouxe conhecimento prático sobre como economizar dinheiro antecipando as compras parceladas que fazemos no cartão de crédito do Nubank.

➡️ Como montar uma carteira de ações vencedora? 27 fundamentos não ignoráveis!

Confira neste artigo um guia completo de tudo o que você precisa saber para que sua carteira de ações seja realmente vencedora no futuro.

➡️ Como comprar ações na corretora Clear? Confira o passo a passo do home broker e do app mobile!

Com esse tutorial, fizemos um detalhamento completo de como utilizar o novo pit de negociação da corretora Clear, tanto no desktop quanto no mobile.

➡️ Checklist: saiba como analisar fundos imobiliários (FIIs) com enorme facilidade

Esse artigo completo trás para o leitor informações e um checklist de tudo o que precisa ser avaliado ao escolher um FII para investir e incluir na sua carteira de longo prazo.

➡️ Como investir fora do Brasil? Veja como investir usando a Corretora Avenue Securities

Da mesma forma como fizemos com o tutorial da Clear, neste texto, traçamos um passo a passo para comprar ações no exterior usando a corretora Avenue.

Aprendendo a analisar ações, setores e índices

O ano em que a bolsa registrou recorde no número de novos CPFs entrantes (quase 3 milhões em número total), focamos alguns conteúdos em educar o leitor para fazer melhores análises de ações, setores e fundos imobiliários para incluir na sua carteira.

➡️ Porque o pequeno investidor deveria ignorar o índice Ibovespa?

Este artigo trouxe uma reflexão sobre o quanto nos preocupamos com o índice Ibovespa e que diferença ele realmente faz na vida do pequeno investidor.

➡️ Empresas do setor de saúde na bolsa: conheça as ações que você pode investir

Um artigo completo com as principais opções do setor de saúde para investir na bolsa de valores, sobretudo pela atenção dedicada ao setor dada a pandemia do novo coronavírus.

➡️ Ações de empresas de tecnologia: veja todas as opções do setor listadas na bolsa

Mostramos, neste texto, como as ações de empresas de tecnologia tem se mostrado resilientes na bolsa brasileira e quais são as opções para investir.

➡️ Empresas do setor de água e saneamento básico na bolsa: 4 ações para comprar hoje

Este texto teve o objetivo de apresentar ao investidor algumas possibilidades de investimento no setor de água e saneamento básico, sobretudo após a aprovação do marco legal.

➡️ Ações de bancos: saiba quais são as instituições listadas na bolsa

Neste artigo, além de listar os principais bancos listados na B3, destacamos por que não devemos ficar de fora desse setor, um dos mais lucrativos da economia.

➡️ Análises top down e bottom up para comprar ações: o que preciso saber?

Confira nesse guia o que são essas análises e como elas podem ser aplicadas em setores e ações para tornar suas análises fundamentalistas mais completas.

➡️ Aprenda as diferenças entre consumo cíclico e não-cíclico para investir na bolsa

Neste texto, levamos o leitor à reflexão sobre a importância de entender o que são consumo cíclico e não-cíclico para comprar ações.

➡️ Índice IFIX: o que é e qual é a composição da carteira?

O propósito desse texto foi mostrar ao leitor o que é e para o que serve o IFIX, além de como pode te auxiliar a tomar decisões sobre a escolha de fundos imobiliários.

Aprendendo com cases de investimentos

Ainda com o viés prático, apresentamos alguns cases de investimentos para colocá-los à luz de seu desempenho ou ponderar sobre as melhores opções para alocar o dinheiro que poupamos todos os meses.

➡️ Procurando as melhores ações para investir? Essas são as 5 favoritas da minha carteira!

O intuito desse artigo foi apresentar para o leitor algumas das melhores opções da bolsa de valores que decidi incluir na minha carteira.

➡️ Decidi investir 15 mil reais na Warren! Foi uma boa escolha?

A ideia desse texto foi apresentar um case de investimento na Warren com um investimento inicial reduzido.

➡️ Rentabilidade da minha carteira de ações em 2019 e 2020

Confira um resumo da rentabilidade da carteira de ações em dois anos distintos.

➡️ Rentabilidade da Carteira Warren na Crise COVID-19

A pandemia do novo coronavírus causou grande impacto no mercado financeiro. Confira como afetou o desempenho de um investimento na Warren.

➡️ Random Picking: a carteira aleatória do Diário de Investimentos

Lançamos também, neste ano, a nossa carteira aleatória de investimentos. Com escolhas semanais por sorteio, comparamos os resultados com o Ibovespa, o principal índice do mercado.

Aprendendo mais sobre renda variável

Com o foco ainda nos investimentos em bolsa, o Diário de Investimentos também registrou a publicação de conteúdos educacionais que são importantes para os novos entrantes nesta categoria, como fazer na prática e fugir de roubadas.

➡️ Units: por que eu nunca invisto em ações com o final 11?

Veja porque o investidor deve fugir das ações units e dar preferência para as ações ordinárias (ON), que realmente geram mais segurança para o investidor.

➡️ O que é período de silêncio de ações e quais são as regras da CVM?

Destacamos, neste artigo, o que é o período de silêncio na bolsa de valores e por que o investidor é comunicado sobre isso.

➡️ Fundos de fundos imobiliários (FOFs): vale a pena investir?

Vale a pena por dinheiro em FOFs? Descubra o que são essa modalidade de FIIs e se realmente trazem retorno ao investidor.

➡️ O que são dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP)?

Aprenda mais sobre as principais formas de remuneração de acionistas de empresas na bolsa de valores!

➡️ Como ler, entender e analisar o book de ofertas para comprar ações?

Com esse artigo, trouxemos o conhecimento sobre como entender a dinâmica do book de ofertas da bolsa de valores antes de comprar uma ação.

Novidades do mundo dos investimentos

Em seguida, vale a pena também citar algumas novidades que o mundo dos investimentos nos apresentou em 2020, sobretudo em um cenário de taxas de juros reduzidas.

➡️ PicPay passa a render 210% CDI e vale mais a pena que o NuBank

Neste artigo, exploramos a atualização do PicPay que passou a pagar mais que os tradicionais 100% do CDI do mercado para as aplicações na sua conta.

➡️ PagSeguro lança Rentabilidade de 210% CDI (CDBlack Week PagBank)

Da mesma forma, abordamos a notícia da atualização de rendabilidade igual do PagSeguro, também a 210% do CDI.

➡️ NuBank e Easynvest: o início de uma parceria para investimentos

Em dezembro, fomos um dos primeiros clientes convidados do Nubank para fazer um cadastro na corretora Easynvest após a união das duas companhias.

Conhecendo novas ferramentas e fontes de estudo

Com o intuito de voltar o site para a aplicação prática, o foco também foi torná-lo recheado também com ferramentas que facilitarão o estudo fundamentalista dos investidores.

➡️ Aplicativos para consolidar investimentos em ações e fundos

Listamos par ao leitor, neste texto, opções de apps para acompanhar seus investimentos e performance da sua carteira de investimentos.

➡️ Entre agora nos 12 melhores grupos de investimentos do Telegram

Aqui, visamos construir para você uma lista dos melhore grupos de investimentos, ações e conteúdo econômico para ficar a par do mercado.

➡️ Estudo fundamentalista: favorite os 12 melhores sites para analisar ações e FIIs

Esse artigo deve estar entre os seus favoritos uma vez que separamos os melhores sites onde você encontrará informações atualizadas para fazer análises fundamentalistas de ações e fundos imobiliários.

➡️ Descubra os melhores Podcasts de finanças do momento!

Na febre atual dos podcasts, apresentamos para você, leitor, quais são as melhores opções das plataformas de áudio que focam em investimentos e finanças.

➡️ [Download] Planilha de controle de investimentos e ações para bolsa de valores

Por fim, disponibilizamos uma planilha completa para lançar, controlar e acompanhar os seus investimentos. Baixe agora mesmo!

Aprendendo sobre educaçao financeira

Por fim, não deixamos de lado os conteúdos sobre educação financeira e lições importantes sobre como lidar melhor com o dinheiro neste ano tão difícil para todos.

➡️ Estes são os principais tipos de investimento que você deve conhecer

Um artigo que apresenta alguns dos principais tipos de investimento que devem estar no seu radar.

➡️ As 4 categorias de investimento que você precisa conhecer

Semelhante ao anterior, nesta publicação o foco foi categorizar os investimentos quanto ao seu objetivo e não quanto a sua natureza.

➡️ Aprendendo a lidar com o dinheiro: 12 lições financeiras que 2020 me ensinou

Para terminar, um texto que resume os principais aprendizados que esse 2020 me deixou.

O que vem por aí em 2021?

No ano de 2021, o leitor pode aguardar no Diário de Investimentos:

  • mais análises de empresas com dados fundamentalistas;
  • conteúdos aprofundados sobre investimentos;
  • novos tutoriais de aplicação de dinheiro;
  • cases de investimento em renda fixa e renda variável;
  • mais conteúdos sobre educação financeira e como proteger seus ganhos;
  • e muito mais!

Para finalizar, não deixe de conferir também as calculadoras quem foram implementadas aqui no Diário de Investimentos e planeje seus investimentos para o ano que vem:

Investidor buy & holder, co-fundador do Diário de Investimentos, jornalista (17.248/MG), fotojornalista, escritor, graduando em ciências econômicas, estrategista de conteúdo na área de Marketing Digital e especialista em gestão estratégica da comunicação e comunicação digital e mídias sociais.
Post criado 47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo