Rentabilidade da carteira de ações

Rentabilidade da carteira de ações

Todo mundo, investidor ou não, sentiu a força da crise e das baixas nos negócios. Como todo negócio influencia na atividade econômica no país e no mundo. Por isso, resolvi mostrar como ficou os investimentos desde março de 2019 até julho de 2020, pegando parte da crise e seu possível retorno.

Mas antes de começar, vamos entender alguns conceitos.

O que é uma carteira de ações?

Uma carteira de ações é um conjunto de ativos de empresas da bolsa de valores que você compra e monta uma proporção ou diversificação baseado nos seus objetivos. Podendo ser uma carteira mais arriscada, moderada ou mais conservadora.

É fundamental trabalhar com um portfólio diversificado, pois a renda variável traz um cenário de risco que pede essa prática.

Não há um número mágico para a sua carteira de ações, mas é recomendável que o seu portfólio tenha o número de papéis que você consiga acompanhar.

O que é rentabilidade

Imagine que você investiu R$ 10.000 e ao fim de um período, calcula que agora tem R$ 15.000. Isto é a rentabilidade dos investimentos.

Ou seja, com o dinheiro investido, você teve um retorno de 50%. O investimento manteve-se com o valor inicial e gerou um ganho de 50%.

Fica mais fácil entender a rentabilidade como sinônimo de retorno sobre o investimento, o rendimento.

Resultado

A carteira analisada possui uma diversificação em 6 partes.

  • Tesouro direto: 12,1%
  • Fundos de ações: 11,8% (1 ativo FIA)
  • Fundos imobiliários: 11,5% (2 ativos FII)
  • ETF em dolar: 2,1%
  • Ações de empresas brasileiras: 44,8%
  • Renda Fixa: 17,6% (RDB do Nubank para alta liquidez)

Esta carteira nos últimos 12 meses mesmo com a crise, se manteve com 16% de lucro do valor total investido.

Abaixo é possível ver como se comportou ao longos dos meses anteriores.

Rentabilidade e crescimento dos investimentos em 2019 e 2020

O que podemos aprender, existem altos e baixo nos investimentos de renda variável. Portanto, precisa ter firmeza nas decisões e segurar seu investimento se você acredita ser uma boa escolha.

Se por acaso você não quer ou não gosta de acompanhar ações por conta própria, pode ver como funciona um fundo de investimento, como Warren e Magnetis

Sair no momento errado uma situação que acontece se não tiver um preparo psicológico e financeiro. Portanto se planeje e continue acompanhando os resultados da sua carteira.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo