planilha de controle de acoes e ativos da bolsa de valores

[Download] Planilha de controle de investimentos e ações para bolsa de valores

Controlar as finanças é algo primordial para quem investe ou quer ter um dinheiro guardado, seja para aposentadoria, ou para um objetivo de curto ou médio prazo. Hoje existem diversos aplicativos com funcionalidades de controle, porém, nem sempre são usuais ou trazem uma boa portabilidade dos dados. Pensando nisso, como amante de planilhas, criei minha própria planilha de Excel/Google Spreadsheet para controle das minhas ações na bolsa de valores com atualização em tempo real.

Ah Fábio, mas existem diversos aplicativos que fazem consolidação de carteira de investimentos e me mostram meu percentual de ganho mensal, diário etc. Ok, existem também. Mas quem é fã de planilha, gosta de planilha. Mas se você quiser também fiz este conteúdo aqui.

A ideia de ter esse controle, é para ajudar tanto na declaração do imposto de renda, como também para entender sua rentabilidade de um período estipulado ou do seu objetivo traçado.

Essa planilha, precisa ser entendida como um recurso para investidores de Buy and Hold, ou seja, investidores que querem fazer compra de ativos para o médio ou longo prazo, sendo pelo menos 2 anos ou mais. Para práticas de day trade, esta planilha não foi utilizada. Caso queira fazer o teste, deixe os comentários da performance abaixo.

Se você quiser, também existe uma planilha para controle de gastos pessoal e financeiro.

Antes, vamos entender como fazer uma planilha de controle de ações

A planilha para controle de ativos nada mais é que, controlar data, nome da ação, setor, subsetor, custo de corretagem, preço de compra, preço atual, saldo investido e saldo atual.

Lembrando que os exemplos da planilhas são para entendimento e não devem ser considerados como sugestão de compra.

Aba 1 – Dashboard de resultados e rentabilidade

Esta aba é apenas para visualização dos números gerais. Lembrando também que a rentabilidade não é acumulativa na fórmula disponibilizada. Apenas calcula o percentual de ganho pensado em todo o valor investido.

Nesta aba, não é necessário executar nenhum cálculo ou alteração, pois tudo é contado automáticamente.

  • Saldo investido é todo o dinheiro alocado em ações.
  • Saldo com ROI é todo o valor investido nas ações, somando suas variações positivas ou negativas;
  • Lucro é a diferença do seu saldo investido entre o retorno obtido. Este valor pode ser positivo ou negativo, dependendo de sua rentabilidade;
  • Percentual de lucro significa diferença do seu saldo investido entre o retorno obtido em valor percentual. Este valor pode ser positivo ou negativo, dependendo de sua rentabilidade;
  • Desde representa a data do seu primeiro investimento para calcular quantos meses de investimento com sua média mensal proporcional;
  • Ações em Alta representa todas as ações positivas da sua carteira de investimentos;
  • Ações em Queda representa todas as ações com perdas da sua carteira de investimentos;
  • IRRF é o valor previsto de imposto de renda em caso de venda das suas ações pensando nos 15% estipulado sobre o lucro;
  • IBOV HOJE é o valor do IBOVESPA calculado dinamicamente pela fórmula do último resultado do IBOVESPA no dia anterior. (baseia-se no dia anteiror, logo, na segunda-feira fica indisponível.

Aba 2 – Ativos e ações

Planilha de controle de ativos - lista de ações

A estrutura das linhas e das colunas ficariam neste formato.

Assim você consegue ter noção de quanto investiu, quando e quanto vale agora, acrescentando também o percentual(%) de lucro ou prejuízo no momento.

Como não pago corretagem na corretora Clear, deixei o campo de corretagem usando apenas o nome do formato de compra. Podendo ser, compra normal ou subscrição.

As fórmulas usadas para a linha 2 (HGLGH11) foram:

  • % | =((G2-F2)/G2)*-1
  • Lucro/Prejuizo | =((G2-F2)-1)H2
  • Cotação | =GOOGLEFINANCE(C2)
  • Valor investido | =H2*G2
  • Saldo | =F2*H2

As demais células foram preenchimento normal baseado na informação da própria ação, podendo ser encontrada digitando no Google o próprio código da ação.

Aba 3 – Investimentos por Setor

Planilha de controle de ativos - setor

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. . É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Os gráficos das páginas de tabela dinâmica são atualizados automaticamente, caso o número de linhas altere para mais ou menos, talvez será necessário ajustar as células de entrada do gráfico.

A medida que for acrescentando novas ações, será necessário selecionar o gráfico e aumentar a área de origem, pegando os novos ativos em outras linhas abaixo.

Com isso é possível ter uma noção de quão diversificado estão seus ativos pensando em setor de atuação.

Aba 4 – Investimentos por Setor

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Com esta análise é possível entender a diversificação por tipo de investimento, seja ETFs, Fundos Imobiliários, Ações, Renda Fixa e etc.

Lembrando que a diversificação é chave para ter um controle de risco da sua carteira.

Aba 5 – Investimentos por Empresa ou Ativo

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. . É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Com estas informações é possível identificar a proporção de investimento por ativo único, compilando e entendendo o nível de risco e estrutura da sua carteira de investimentos de forma agrupada por ativo.

Aba 6 – Lucro ou prejuízos por empresas

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. . É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Esta tela nos trás as informações gerais de lucro e prejuízo por ação em comparação com os demais ativos existentes em sua carteira de investimentos em relação à todo o período.

Aba 7 – Vendas executadas dos ativos

Vamos lá.

Quando eu faço uma venda de ações da minha carteira, eu removo as ações da Aba ativo e movo elas para a Aba vendas, mantendo o preço  da cotação no momento da venda. Como é atualizado via fórmula, na aba venda tem que se atentar a coluna F para fixar o valor da venda efetuada. Na aba das ações se mantém apenas as ações ativas.

Como uso esta planilha para o longo prazo (buy & holder), ainda não criei muitas funcionalidades para o processo de vendas. Mas em breve farei uma atualização com inserção de um dashboard para aba de vendas também.

Conclusão

Espero que tenha gostado deste modelo de planilha para controle dos investimentos em ações e ativos de renda variável. Este é um trabalho de mais de um ano em que fui adaptando de acordo com as necessidades do dia a dia.

Cada um tem uma maneira de registrar, não existe o certo ou errado. Mas esta contém boas práticas para registros e monitoramento de rentabilidade e auxiliando até na hora de declarar o seu imposto de renda por ação;

Download da Planilha de controle de ativos e ações

Utilize o formulário abaixo para ter acesso ao template da planilha

Antes de começar, quando abrir a planilha, vá em menu arquivo fazer uma cópia. Assim a planilha será sua e estará na sua conta ou se quiser, pode baixar a versão em Excel (no final do texto), mas perderá a opção de editar online e por outros dispositivos como tablet ou smartphone.

Se você baixar a na versão Excel, lembre-se de atualizá-la sempre, como você dependerá do computador para utilizar o software, pode acabar esquecendo e assim perdendo a frequência e os costume das anotações, assim não conseguirá mensurar seus gastos corretamente para ter uma vida estável. Além disso a fórmula Google Finance para capturar o valor em tempo real da ação não funciona no Microsoft Excel.

Baixar uma cópia da planilha de investimentos

Caso o formulário de download não apareça corretamente, clique aqui.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e também trabalha com gestão de CRM e funil de marketing e vendas. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. Também é criador do Aplicativo Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio, Diário de Investimentos e fundador do Curso de Digitação Online e da Digitow. Site do Fábio G. Silva
Post criado 41

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo