planilha de controle de acoes e ativos da bolsa de valores

[Download] Planilha de controle de investimentos e ações para bolsa de valores

Controlar as finanças é algo primordial para quem investe ou quer ter um dinheiro guardado, seja para aposentadoria, ou para um objetivo de curto ou médio prazo. Hoje existem diversos aplicativos com funcionalidades de controle, porém, nem sempre são usuais ou trazem uma boa portabilidade dos dados. Pensando nisso, como amante de planilhas, criei minha própria planilha de Excel/Google Spreadsheet para controle das minhas ações na bolsa de valores com atualização em tempo real.

Ah Fábio, mas existem diversos aplicativos que fazem consolidação de carteira de investimentos e me mostram meu percentual de ganho mensal, diário etc. Ok, existem também. Mas quem é fã de planilha, gosta de planilha. Mas se você quiser também fiz este conteúdo aqui.

A ideia de ter esse controle, é para ajudar tanto na declaração do imposto de renda, como também para entender sua rentabilidade de um período estipulado ou do seu objetivo traçado.

Essa planilha, precisa ser entendida como um recurso para investidores de Buy and Hold, ou seja, investidores que querem fazer compra de ativos para o médio ou longo prazo, sendo pelo menos 2 anos ou mais. Para práticas de day trade, esta planilha não foi utilizada. Caso queira fazer o teste, deixe os comentários da performance abaixo.

Se você quiser, também existe uma planilha para controle de gastos pessoal e financeiro pois, sabemos que não é fácil controlar todas as finanças. Se você tiver dificuldade em organizar seu calendário financeiro, também pode ler este artigo.

Antes, vamos entender como fazer uma planilha de controle de ações

A planilha para controle de ativos nada mais é que, controlar data, nome da ação, setor, subsetor, custo de corretagem, preço de compra, preço atual, saldo investido e saldo atual.

Lembrando que os exemplos da planilhas são para entendimento e não devem ser considerados como sugestão de compra.

Vídeo Tutorial

Se você não quer ler, mas quer ver o conteúdo de forma mais prática e direta, tem um vídeo resumo da planilha aqui.

Aba 1 – Dashboard de resultados e rentabilidade

Esta aba é apenas para visualização dos números gerais. Lembrando também que a rentabilidade não é acumulativa na fórmula disponibilizada. Apenas calcula o percentual de ganho pensado em todo o valor investido.

Nesta aba, não é necessário executar nenhum cálculo ou alteração, pois tudo é contado automáticamente.

  • Saldo investido é todo o dinheiro alocado em ações.
  • Saldo com ROI é todo o valor investido nas ações, somando suas variações positivas ou negativas;
  • Lucro é a diferença do seu saldo investido entre o retorno obtido. Este valor pode ser positivo ou negativo, dependendo de sua rentabilidade;
  • Percentual de lucro significa diferença do seu saldo investido entre o retorno obtido em valor percentual. Este valor pode ser positivo ou negativo, dependendo de sua rentabilidade;
  • Desde representa a data do seu primeiro investimento para calcular quantos meses de investimento com sua média mensal proporcional;
  • Ações em Alta representa todas as ações positivas da sua carteira de investimentos;
  • Ações em Queda representa todas as ações com perdas da sua carteira de investimentos;
  • IRRF é o valor previsto de imposto de renda em caso de venda das suas ações pensando nos 15% estipulado sobre o lucro;
  • IBOV HOJE é o valor do IBOVESPA calculado dinamicamente pela fórmula do último resultado do IBOVESPA no dia anterior. (baseia-se no dia anteiror, logo, na segunda-feira fica indisponível.

Aba 2 – Ativos e ações

Planilha de controle de ativos - lista de ações

A estrutura das linhas e das colunas ficariam neste formato.

Assim você consegue ter noção de quanto investiu, quando e quanto vale agora, acrescentando também o percentual(%) de lucro ou prejuízo no momento.

Como não pago corretagem na corretora Clear, deixei o campo de corretagem usando apenas o nome do formato de compra. Podendo ser, compra normal ou subscrição.

As fórmulas usadas para a linha 2 (HGLGH11) foram:

  • % | =((G2-F2)/G2)*-1
  • Lucro/Prejuizo | =((G2-F2)-1)H2
  • Cotação | =GOOGLEFINANCE(C2)
  • Valor investido | =H2*G2
  • Saldo | =F2*H2

As demais células foram preenchimento normal baseado na informação da própria ação, podendo ser encontrada digitando no Google o próprio código da ação.

Aba 3 – Investimentos por Setor

Planilha de controle de ativos - setor

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. . É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Os gráficos das páginas de tabela dinâmica são atualizados automaticamente, caso o número de linhas altere para mais ou menos, talvez será necessário ajustar as células de entrada do gráfico.

A medida que for acrescentando novas ações, será necessário selecionar o gráfico e aumentar a área de origem, pegando os novos ativos em outras linhas abaixo.

Com isso é possível ter uma noção de quão diversificado estão seus ativos pensando em setor de atuação.

Aba 4 – Investimentos por Setor

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Com esta análise é possível entender a diversificação por tipo de investimento, seja ETFs, Fundos Imobiliários, Ações, Renda Fixa e etc.

Lembrando que a diversificação é chave para ter um controle de risco da sua carteira.

Aba 5 – Investimentos por Empresa ou Ativo

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. . É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Com estas informações é possível identificar a proporção de investimento por ativo único, compilando e entendendo o nível de risco e estrutura da sua carteira de investimentos de forma agrupada por ativo.

Aba 6 – Lucro ou prejuízos por empresas

Esta aba é página de tabela dinâmica, onde não é necessário fazer qualquer alteração. . É de uso opcional e auxilia na análise de resultados e números.

Esta tela nos trás as informações gerais de lucro e prejuízo por ação em comparação com os demais ativos existentes em sua carteira de investimentos em relação à todo o período.

Aba 7 – Vendas executadas dos ativos e Split-Inplit de ações

Vamos lá.

Quando falamos destes dois processo é bem confuso, mas precisamos manter o histórico disso para nossas consultas no futuro.

Caso de vendas parciais ou totais de um ativo

Quando eu faço uma venda de ações da minha carteira, seja total ou parcial, preciso mover todas os ativos com suas respectivas datas de compra e setar como se fosse uma venda de todos os ativos. No caso da venda total, é o mesmo processo, porém, não é necessário cadastrar novamente o ativo.

Por quê? Simplesmente por que não tem como você escolher um número x de ações das sua compra (ou várias compras) daquele ativo para remover dali. Então, é feito como se tudo tivesse vendido e calculamos do restante das ações que sobraram um preço médio, baseado no valor investido. Assim, eu coloco como se eu tivesse comprado novamente neste novo valor usando a mesma data de venda.

Como é atualizado via fórmula o Saldo baseado na cotação, na aba vendas tem que se atentar a coluna H (Cotação) para fixar o valor da venda efetuada das parciais ou totais.

Como eu disse no início do texto, esta planilha foi inicialmente pensada para investidores Buy and Hold, de longo prazo, e a técnica de Swing e Day Trade pode não se aplicar 100% em todas as movimentações. Nestes casos de trade, ficará mais complexo fazer atualizações manuais em planilhas.

Casos de Split ou Inplit (Desdobramento e grupamento de ações)

É comum ver ações sofrendo variações como split ou inplit, também conhecido no português como desdobramento ou grupamento, no qual pode verificar neste artigo mais a fundo.

Em resumo, split quer dizer que uma ação pode se dividir mas mantendo o mesmo valor, com quantidades diferentes, por exemplo: Uma ação de R$ 100 reais, virá 4 ações de R$ 25, você continua tendo o mesmo valor, porém, em ações de menor valor. Este processo ajuda a novos investidores conseguirem entrar numa ação usando um valor inicial mais baixo. O Inplit serve como processo inverso, quando uma ação cai bastante e é feito a junção de duas ou mais para se tornar uma, mas com um valor maior.

Neste caso, na planilha, eu prefiro organizar como uma venda das suas ações com a cotação antes do desdobramento ou grupamento, e uma recompra no mesmo dia com novos valores e quantidades, mas mantendo seu preço médio de compra.

Exemplo

Planilha de Ações – Controle de Split e Inplit
  1. Primeiro passo é pegar todas suas ações que sofreram split ou inplit e recortá-las de ativos para vendas;
  2. Adicionar a data de venda e adicionar a data final do dia antes do split ou inplit;
  3. Criar uma nova linha na aba ativos, como se houvesse uma nova compra, usando seu saldo investido dividido pela nova quantidade como preço de compra. Assim você manterá seu valor de rentabilidade na sua planilha para acompanhamento;
  4. Lembre-se de retirar a fórmula da coluna cotação na planilha de vendas, pois, ela não poderá mais ser alterada, considerando que vamos manter para histórico para declaração de imposto de renda e possíveis conferências.

Como uso esta planilha para o longo prazo (buy & holder), ainda não criei muitas funcionalidades para o processo de vendas. Mas em breve farei uma atualização com inserção de um dashboard para aba de vendas também.

Conclusão

Espero que tenha gostado deste modelo de planilha para controle dos investimentos em ações e ativos de renda variável. Este é um trabalho de mais de um ano em que fui adaptando de acordo com as necessidades do dia a dia.

Cada um tem uma maneira de registrar, não existe o certo ou errado. Mas esta contém boas práticas para registros e monitoramento de rentabilidade e auxiliando até na hora de declarar o seu imposto de renda por ação;

Download da Planilha de controle de ativos e ações

Utilize o formulário abaixo para ter acesso ao template da planilha

Antes de começar, quando abrir a planilha, vá em menu arquivo fazer uma cópia. Assim a planilha será sua e estará na sua conta ou se quiser, pode baixar a versão em Excel (no final do texto), mas perderá a opção de editar online e por outros dispositivos como tablet ou smartphone.

Se você baixar a na versão Excel, lembre-se de atualizá-la sempre, como você dependerá do computador para utilizar o software, pode acabar esquecendo e assim perdendo a frequência e os costume das anotações, assim não conseguirá mensurar seus gastos corretamente para ter uma vida estável. Além disso a fórmula Google Finance para capturar o valor em tempo real da ação não funciona no Microsoft Excel.

Baixar uma cópia da planilha de investimentos

Caso o formulário de download não apareça corretamente, clique aqui.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo