tipos-de-investimento

Estes são os principais tipos de investimento que você deve conhecer

Ser investidor não é mais exclusividade de quem trabalha ou está inserido no mercado financeiro. Ser investidor e conhecer os principais tipos de investimentos para pensar e construir o próprio futuro.

Já está mais do que comprovado que o regime de previdência atual se mostra insustentável e pensar na própria aposentadoria se tornou uma obrigação.

No entanto, você, enquanto investidor iniciante, se depara com uma infinidade de opções para o seu dinheiro e ainda não conhece o melhor caminho.

Neste post, estão listadas abaixo alguns dos melhores tipos de investimentos que vale a pena prestar atenção no mercado atual.

Tipos de investimento: como são classificados?

Basicamente, os principais investimentos são classificados de acordo com o ativo (títulos, moedas, ações, etc) que é negociado, com a liquidez (facilidade em converter em dinheiro na sua conta), com o tipo de renda que geram (fixa ou variável) e com o grau de risco desse investimento (baixo, médio ou alto).

A conjunção desses fatores somada aos interesses e ao perfil do investidor – a curto, médio ou longo prazo – vai determinar qual tipo de investimento é o mais apropriado.

Renda Fixa

Os investimentos são classificados como renda fixa quando o investidor sabe exatamente a remuneração que vai receber no momento da aplicação.

Entre os principais investimentos de renda fixa, destacam-se:

  • poupança;
  • tesouro direto;
  • Certificado de depósito bancário (CDB);
  • Letras de crédito imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Na tradicional poupança, você deixa seu dinheiro rendendo a uma taxa fixa mensal. No tesouro direto, é como se você emprestasse o seu dinheiro ao governo que vai devolvê-lo com juros quando o título for pago. Com os CBDs, a operação é o mesmo, só que o tomador do empréstimo é o banco. Já os LCI e LCA, são títulos emitidos por bancos para financiar investimentos imobiliários ou do agronegócio.

Esses investimentos são para aplicações que buscam retorno no médio (entre 2 anos e 5 anos) ou longo prazos (acima de 5 anos).

Independente do título escolhido, é importante sempre buscar opções que rendam acima da inflação anual. Dessa forma, o investimento preserva o poder de compra do seu dinheiro.

Renda Variável

Os investimentos que chamamos de retorno variável se diferem do primeiro no sentido que não é possível saber de antemão qual será o ganho resultante da sua aplicação. Por isso, são de risco mais elevado e ocorrem na B3.

Na renda variável, podemos destacar:

  • compras e vendas de ações;
  • opções de compra e venda de ações;
  • mercado de câmbio;
  • commodities;
  • derivativos;

Todos esses são tipos de investimento que tem seu valor atrelado ao valor do ativo (ação, preço de uma moeda, preço de uma commodity como trigo ou café) ou derivados do preço de um outro ativo.

Para o investidor iniciante, recomenda-se destinar uma parte menor do seu patrimônio em investimentos de risco.

Criptomoedas

As criptomoedas ganharam proeminência no mercado econômico nos últimos anos por sua alta rentabilidade. Ela é uma moeda como qualquer outra, exceto pela característica de ser somente virtual e gerada por sistemas computacionais seguros por meio da tecnologia chamada blockchain.

Com o boom da procura, o valor naturalmente cresceu, chegando a cotação de US$ 18 mil por unidade em 2017. Trata-se de um mercado bastante aquecido e cheio de oportunidades.

Outros tipos de investimento

Por fim, destacamos alguns outros tipos investimentos que, além destes, devem estar no radar do investidor iniciante:

  • Investimentos em imóveis;
  • fundos de investimento;
  • clubes de investidores;
  • previdência privada;

Como você pôde perceber ao longo do artigo, são inúmeras as possibilidades disponíveis para o leque do investidor, mesmo que principiante.

É importante ressaltar ainda que um investidor inteligente não coloca “todos os ovos na mesma cesta”. Ou seja, busca construir sua carteira balanceando recursos entre os principais tipos de investimentos e buscando ganhos em diferentes prazos e com diferentes opções de risco, sempre salvaguardando seu patrimônio.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e convide seus amigos para também serem investidores de sucesso!

Investidor buy & holder, co-fundador do Diário de Investimentos, jornalista (17.248/MG), fotojornalista, escritor, graduando em ciências econômicas, estrategista de conteúdo na área de Marketing Digital e especialista em gestão estratégica da comunicação e comunicação digital e mídias sociais.
Post criado 47

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo