Os melhores sites para análise fundamentalista de ações e FIIs

Estudo fundamentalista: favorite os 12 melhores sites para analisar ações e FIIs

Uma das maiores vantagens da época em que vivemos ser extremamente voltada ao digital é a enorme gama de ferramentas que são desenvolvidas e aprimoradas em todas as áreas, inclusive na vida financeira e de investimentos. Para a escolha de ações da nossa carteira, já dispomos dos melhores sites para analisar ações e fundos imobiliários com todas as informações das empresas e FIIs disponíveis e gratuitas.

A análise fundamentalista de ativos é algo que dados confiáveis, atualizados e disponíveis. No artigo de hoje, vamos listar para você, amigo leitor, quais são as principais fontes de informações que você pode recorrer na internet para analisar melhor uma ação e tomar decisões de compra cada vez mais assertivas.

O que é a análise fundamentalista de ações e FIIs?

Inicialmente, vamos relembrar rapidamente o que é a análise fundamentalista. Este é um método de estudo de ativos que foca – como o próprio nome diz – nos fundamentos de uma empresa ou fundo imobiliário.

Por fundamentos, queremos estudar, por meio de índices e análises:

  • sua rentabilidade e lucratividade;
  • seus índices de liquidez e solvência;
  • sua estrutura de capital;
  • seu fluxo de caixa;
  • análise de governança;
  • análise do seu setor e seus concorrentes;
  • como a conjuntura macro e microeconômica afeta a empresa;
  • seu market share e crescimento;
  • suas perspectivas de evolução para o futuro;
  • entre outros quesitos.

Ou seja, a análise fundamentalista explora indicadores financeiros e de mercado para determinar um valor intrínseco para a empresa, entendendo seu histórico, seu valor atual no mercado e sua possibilidade de se manter uma boa empresa no futuro (longo prazo).

Muitos destes dados são extraídos dos balanços patrimoniais e demonstrações de resultados do exercício das empresas, que fornecem insumos para cálculos imprescindíveis na análise fundamentalista.

Anteriormente, preparamos alguns artigos com cálculos simples que ajudam a entender o quão boa é uma empresa. Tire um tempinho e os leia com tranquilidade mais tarde.

SAIBA MAIS:

O que um site de análise de ações deve ter para ser bom?

A maioria dos sites de análise fundamentalista de ações e fundos imobiliários extraem dados dos balanços das empresas para organizá-los em períodos históricos (trimestres e anuais) das principais informações para o investidor ler com mais facilidade o desempenho da empresa ao longo do tempo.

Um site de análise de ações ou fundos imobiliários por esse método para ser considerado bom deve ter:

  • dados do balanço das empresas e FIIs em um período histórico longo (pelo menos 10 anos) – ativos, passivos, patrimônio líquido;
  • cotações históricas;
  • informações de payout e dividend yield;
  • dados sobre tipos de ações negociadas, segmento de listagem, free float, sócios majoritários, participação do governo etc;
  • índices de valuation, endividamento, de eficiência, crescimento e lucratividade;
  • gráficos históricos de margens de empresas (bruta, líquida, EBITDA, EBIT);
  • liquidez das ações e FIIs no mercado;
  • dados gerais sobre os FIIs;
  • lista de ativos do FII;
  • índice de vacância dos FIIs;
  • entre outros diferenciais.

Muitos dos serviços que vamos conhecer hoje contempla a maioria destes itens com diferenciais próprios para gerar valor aos seus usuários. Vamos a eles!

Quais são os melhores sites para analisar ações?

Abaixo, vamos listar os principais sites para estudar as ações pela análise fundamentalista que mais gostamos de utilizar, alguns são pagos outros gratuitos, mas todos com qualidade suficiente para agregar conhecimento e confiança ao pequeno investidor.

1. Site da B3

Nada melhor do que conseguir informações sobre as empresas listadas na bolsa do que no próprio site da bolsa, não é mesmo? A página da B3 abriga informações completas dos balanços e dados das empresas que são negociadas diariamente.

Além disso, você encontrará regras de negociação, definições da bolsa, segmentos de listagem, relatórios estruturados, informações relevantes, eventos corporativos, histórico de cotações e muito mais.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DA B3

2. Fundamentei

O Fundamentei disponibiliza aos seus usuários a análise de quase 5.000 ativos, entre ações brasileiras, FIIs, stocks americanas e REITs. Oferece também um ranking dos melhores ativos por meio de votação de seus usuários, uma leitura clara de informações de governança, avaliação de consumidores do Reclame Aqui e dos funcionários via Glassdoor.

Fundado por Eduardo Cavalcanti, tem a versão gratuita com tabelas de dados anuais e gráficos dos principais índices fundamentalistas. A versão paga (R$ 20,00 por mês) permite o acesso a dados mais completos (trimestrais e períodos mais longos), ver o ranking completo dos melhores ativos, ver dados de remuneração de executivos, participar do fórum de discussão e suporte.

Como diferencial de mercado, Eduardo Cavalcanti tem extenso conteúdo no YouTube e realiza lives para tratar das principais dúvidas e temas pedidos pela sua audiência.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O FUNDAMENTEI

3. Status Invest

Visualmente e em termos disponibilidade das informações, é o melhore site para análise fundamentalista de ações e fundos imobiliários (FIIs) que vamos conhecer hoje.

Seu diferencial é deixar os períodos históricos mais longos em aberto, trazer gráficos bastante organizados e intuitivos para avaliar as empresas e também traz informações sobre BDRs, Fundos e Tesouro Direto. Há disponível ainda um glossário com os principais termos do mercado financeiro.

O Status Invest permite ainda fazer comparação entre dois ativos sem precisar abrir duas telas diferentes, lista quais índices um determinado papel faz parte, suas movimentações (desdobramentos, bonificações etc) e um calendário para visualizar recentes e próximas distribuições de proventos.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O STATUS INVEST

4. Fundamentus

O Fundamentus é um dos mais conhecidos sites para analisar ações há muitos e muitos anos. Seu foco é ações de empresas listadas na B3. Tem amplo banco de dados, já traz calculados dados de indicadores fundamentalistas, dados históricos e cotações.

Também permite a comparação rápida de empresas por setores e subsetores, resultados trimestrais, balanços em Excel e uma série de gráficos do balanço patrimonial, fluxo de caixa e indicadores fundamentalistas.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O FUNDAMENTUS

5. Economatica

O Economatica é uma plataforma financeira paga alimentada com dados de mercado e fazer simulações, além de permitir também a comparação de ativos.

Possui balanços e cotações de empresas nacionais desde a década de 1980, histórico de preços das ações ajustados por proventos, relatórios, entre outros diferenciais.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O ECONOMATICA

6. Suno Analítica

A Suno Analítica é um portal da casa de research Suno, fundada por Tiago Reis, que é muito conhecido também por seus conteúdos no Youtube e outras redes sociais.

Visualmente também tem uma página agradável e bem distribuída, apresenta os indicadores fundamentalistas logo de cara, disponibiliza um relatório gratuito sobre a empresa analisada e um resuminho dos pontos positivos e negativos da empresa.

Também lista em ordem cronológica algumas notícias que citam o ativo pesquisado, facilita as análises vertical e horizontal e, ao final da página, lista empresas relacionadas àquela que se está estudando para fazer comparações.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O SUNO ANALÍTICA

7. Plataforma Vicente Guimarães – Pense Rico

O diferencial dessa plataforma são os gráficos bastante interativos que permitem uma análise visual das informações financeiras com enorme facilidade. Também apresenta em ícones quais são as principais características daquela empresa, tais como: empresa de crescimento, empresas que já são sucesso, empresa dando prejuízo, etc.

Os gráficos permitem análises simplificadas e mais avançadas dos dados. A plataforma inclui ainda dados históricos de pelo menos 10 anos, em formas de tabelas ou gráficos

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE A PLATAFORMA VICENTE GUIMARÃES

8. Investing

O Investing é conhecido pelo grande volume de informações sobre o mercado financeiro, agenda de eventos econômicos cotações em tempo real, notícias e informações para análise técnica.

Entretanto, também possui, quando você entra na página de um ativo, as informações financeiras da empresa: balanços, fluxo de caixa, indicadores, dividendos, demonstrações etc. Assim como a Suno, lista as mais recentes notícias em que a companhia foi citada.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O INVESTING.COM

9. Planilha do Fábio do Canal do Holder

Okay, não é exatamente um site para análise fundamentalista de ações, mas o youtuber Fábio Faria envia toda semana para sua base cadastrada uma planilha gratuita e atualizada com as principais informações fundamentalistas de ações listadas na bolsa.

Embora seja bastante organizada e útil, a dificuldade está em navegar pelo Excel e não em um portal na internet. Mesmo assim, não deixa de ser uma ferramenta valiosa e agregadora. Para ter acesso à planilha, relatórios trimestrais e ser avisado sobre aulas de investimentos em renda variável, cadastre-se no link abaixo:

➡️ CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE NO MAILING DO HOLDER

E os melhores sites para analisar FIIs são…

Como destacado, alguns dos sites apresentados até aqui tem informações tanto de ações quanto de fundos imobiliários. Mas existem sites especializados somente na análise de FIIs? Sim, eles existem e são muito bons. Vamos conhecer os três principais!

10. Funds Explorer

O Funds Explorer é uma das páginas mais conhecidas e acessadas quando o assunto é conhecer e estudar os fundos de investimento imobiliários. O site é muito completo com informações de mercado, tem uma área paga, cursos online e mentorias.

Para analisar não só os FIIs que compõem a carteira do IFIX, mas todos os que estão listados no mercado, é uma excelente opção. Os dados sobre os FIIs estão organizados e bem distribuídos e os gráficos sobre proventos, variação patrimonial e cotações são bastante dinâmicos.

Também possui ótima organização sobre localização e dados de vacância/ocupação dos imóveis de cada FII sem sair da página. Ao final, é possível participar de um pequeno fórum de discussão sobre cada papel.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O FUNDS EXPLORER

11. FIIs.com.br

Semelhante ao Funs Explorer, o FIIs também tem uma área com extensa produção de conteúdo sobre fundos imobiliários, um glossário bastante robusto e atualizações de mercado.

Suas páginas de informações sobre os FIIs também são bastante visuais e organizadas e oferecem um canal de discussão para cada ativo.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O FIIs

12. Clube FII

O Clube FII, especializado também somente nesse tipo de ativo, tem excelente base de dados interativos e de fácil leitura. Permite ainda que você avalie os fundos por categorias e compare com o que outros usuários avaliaram.

Para os iniciantes, há conteúdo educacional sobre FIIs, glossário, guia básico gratuito e FAQ. O Clube FII ainda produz carteiras recomendadas, vídeo reportes, artigos e relatórios especiais.

➡️ CLIQUE AQUI E ACESSE O CLUBE FII

Como você pôde perceber, há uma enormidade de opções de sites para analisar ações e fundos imobiliários para o investidor se munir das melhore informações. Não se limite a usar apenas um deles, por mais que seja o seu favorito. Entenda como são complementares e podem oferecer uma visão holística para não deixar escapar nada no seu estudo.

Por hoje, é só! Antes de fechar esta página, salve este artigo nos seus favoritos e leia o nosso guia completo de como montar uma carteira de ações vencedora!

Investidor buy & holder, co-fundador do Diário de Investimentos, jornalista (17.248/MG), fotojornalista, escritor, graduando em ciências econômicas, estrategista de conteúdo na área de Marketing Digital e especialista em gestão estratégica da comunicação e comunicação digital e mídias sociais.
Post criado 47

Um comentário sobre “Estudo fundamentalista: favorite os 12 melhores sites para analisar ações e FIIs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo