Os termos financeiros tem a ver com as expressões que são usadas dentro do mercado de finanças, a fim de que a comunicação flua melhor

Quais são os termos financeiros? Veja um pouco sobre alguns deles para entender

Existem muitos termos financeiros que os iniciantes nesse mercado precisam aprender. Já que, é isso que vai deixar a conversa mais fácil de se compreender e vai evitar equívocos. Por isso, saiba mais sobre as siglas e expressões que todo investidor precisa conhecer. 

O que são os termos financeiros?

São as expressões que se usam dentro do mercado de finanças. Então, cada uma tem seu sentido e nem todos conseguem entender bem. Ainda mais investidores que estão começando e acabam por desistir por não conhecer direito os seus significados. 

Muitos têm a mesma ideia, apesar do termo mudar de um para o outro. Além disso, algumas palavras vêm do inglês, o que torna a comunicação mais difícil para algumas pessoas. Sobretudo, existem mais de 29 formas diferentes para falar dentro da área. 

Quais são os principais termos financeiros?

Existem várias siglas ou expressões para deixar a conversa mais fácil de entender. Por isso, é necessário que quem deseja saber sobre elas, comece com os mais conhecidos:

  • Ações;
  • Bolsa de Valores;
  • Carteira de ativos;
  • Liquidez;
  • Renda fixa, variável e a rentabilidade;

Fora esses também vale a pena mencionar o CDB, CDI, bem como a alíquota. Por fim, existe um grande dicionário para explicar cada uma dessas palavras. 

Qual é o conceito do termo financeiro ações?

As ações são valores imobiliários, ou seja, uma parte do capital social de uma empresa. Então, ao investir nelas, em grandes companhias, por exemplo, você adquire uma fatia delas. Assim, pode se considerar sócio ou acionista desse lugar em especial. 

Nesses casos, é muito importante saber como está a firma e se ela tem dívidas. Bem como, checar o quanto é confiável e conhecer todos os seus históricos. Sobretudo, precisa ter certeza de que os diretores possuem uma boa índole. 

O que quer dizer alavancagem?

Seu objetivo é usar empréstimos para aumentar o lucro de alguma operação. Assim, pode utilizar outros recursos para multiplicar todos os resultados. Já que, funciona como um limite de crédito, para investir um valor maior do que aquele que tem.

É uma estratégia que exige muito cuidado e precisa de dinheiro para cobrir prejuízos. Porque, mesmo que possa trazer bons ganhos, também é capaz de te fazer perder muito. Então, é uma opção que gera mais riscos e nem sempre é uma vantagem para todos. 

Como funciona a Bolsa de Valores?

Entre os termos financeiros, este é até bem conhecido por ser o mercado das ações onde acontecem os negócios. Portanto, não existe um valor mínimo para começar a usá-la. Assim, dentro de uma negociação, o que o investidor pode fazer é:

Ao começar a aplicar nela é preciso ter um bom conhecimento da área. Já que, isso é essencial para ter bons resultados, portanto, uma opção é procurar um bom corretor. Dessa forma, evita-se ter prejuízos por falta de orientação.

O que significa rentabilidade nos termos financeiros?

Esta é uma expressão muito importante e tem a ver com o retorno do dinheiro investido. Ou seja, é a renda do valor das aplicações, que vem em porcentagens. Assim, ela é definida por meio de taxas pré ou pós-fixadas ou com base na valorização. 

Um dos exemplos, é quando se diz que ela pode valer em torno de 10% ao ano. Além disso, também deve-se levar em conta os índices dos preços para saber quanto receberá. Por fim, dá para calcular a soma de acordo com o que foi dado em um investimento.


Foto: Conhecer os termos financeiros ligados à Bolsa de Valores é essencial para ser um investidor de sucesso.

Qual é o conceito de liquidez dentro dos termos financeiros? 

É o quanto é fácil mudar uma aplicação para voltar em dinheiro, sem perder muito. Então, quando o processo é rápido, mais alta a liquidez vai ser nesse ativo. Sobretudo, tem duas formas para se referir a essa mesma expressão:

  • Diária;
  • No vencimento.

A que ocorre no dia, dá para resgatar os valores a qualquer momento que precisar. Mas, de outra forma, não pode retirar o capital antes do final do investimento. Com isso, dá para afirmar que tem chances de levar até anos para que se possa reaver o dinheiro.

Veja como funciona a carteira de ativos

Esse é um dos termos financeiros que significa o conjunto de aplicações que alguém tem. Portanto, funciona como um portfólio e precisa se encaixar com o perfil de investidor da pessoa. Além disso, é muito importante que ela tenha variedades para diminuir riscos.

Isso gera um retorno bem mais seguro. Por isso, as opções para essa diversificação, pode ser em rendas fixas e também serve para os títulos da variável, com prazos diferentes.

Para que serve a renda fixa nos termos financeiros?

Esta é a opção para quem ainda é iniciante e deseja começar a investir agora. Mas, também encaixa muito bem para os perfis de pessoas mais conservadoras. Já que, seu principal objetivo é misturar segurança e trazer uma boa renda.

Tem títulos privados e públicos e de fato, todos possuem benefícios à sua maneira. Então, dá para saber quanto vai render de volta no ato de investir. Por fim, entre as aplicações que tem para essa modalidade são:

  • Poupança;
  • CDB;
  • LCI e LCA;
  • Fundo de renda fixa.

A variável é diferente?

Mesmo sendo tão parecida com a outra, é um dos termos financeiros bem distintos. Desta forma, seu nome vem do fato de que é mais difícil saber o quanto ela vai valorizar no mercado. Assim, seus ativos podem obter valores maiores do que outros investimentos. 

Quando os riscos são maiores, as chances de um bom retorno também aumentam. Ou seja, ele vai variar de acordo com as condições do mercado..

Quais são os outros termos financeiros?

Uma alíquota é um percentual para calcular os valores finais dos impostos. Principalmente, para pessoas físicas e jurídicas, aliás, nem sempre tem um preço fixo. Ou seja, não existe uma que seja a mesma para todos os outros. 

Quando se aplica de forma direta em sua renda, a porcentagem vai variar. No entanto, quando recai sobre alguns bens, como imóveis, se torna fixo. 

O que são ativos e passivos?

Saber esses termos financeiros faz muita diferença na hora de investir. Por exemplo, um ativo é um bem para uma pessoa ou uma empresa que traz retorno. Isto é, está no preço que foi atribuído a ele e tem três nomes diferentes para classificar cada um:

  • Fixos: terrenos, prédios e direitos autorais;
  • Permanente: ações e bônus;
  • Diferidos: aplicações para pesquisas ou projetos.

Já os passivos representam qualquer gasto que traga aos outros. Bem como, contas para pagar, hipotecas e até mesmo dinheiro a ser recebido. Por isso, um carro não poderia ser visto como ativo, graças aos custos de gasolina ou consertos. 


Foto: É importante saber diferenciar os ativos e passivos financeiros.

O que é CDI? 

Certificado de Depósito Interbancário é feito entre bancos para aumentar a liquidez de instituições. Ou seja, são títulos que elas fazem com a intenção de levar recursos de uma para outra. Além disso, é normal essa transferência durar por um tempo curto.

De acordo com a prática, no final do expediente, os bancos devem contabilizar um saldo positivo em caixa. Mas, quando isso não acontece, a solução são os empréstimos. Assim, os valores vêm de outros locais, com juros que são o CDI. 

Para que é o CDB?

A sigla significa Certificado de Depósito Bancário, que é um título para renda fixa. Dessa forma, são feitos pelos bancos para pegar dinheiro e financiar suas operações. Com isso, em troca, o mesmo precisa devolver ao investidor a quantia junto com a taxa do acordo. 

Existem três tipos, que são pré e pós fixados, fora o híbrido:

  • No pré, as taxas são definidas e dá para determinar o quanto vai render;
  • Com o pós-fixado, a rentabilidade fica por meio de um percentual de um índice;
  • O híbrido possui uma rentabilidade fixa e outra variável. 

O que são as commodities nos termos financeiros?

São as matérias-primas que são feitas em grande quantidade e depois as negociam. Em seguida, passam por processos industriais como maneira de aumentar o ciclo de vida. Então, no geral, é algo que tem origem mineral ou agrícola, por exemplo:

  • Soja;
  • Trigo;
  • Petróleo;
  • Ouro;
  • Minério de ferro.

Por que aprender os termos financeiros é importante?

Muitas pessoas desejam entrar na área das finanças e não sabem como começar. Por isso, o primeiro passo é estar por dentro do assunto. Além disso, o conhecimento ajuda a evitar golpes e até mesmo a correr menos riscos.

Dentro do dicionário de termos financeiros há ainda muitos outros que vale a pena conhecer, a fim de que com o tempo, você se torne um especialista nas expressões do amplo universo das finanças.

Perguntas frequentes

O que é a linguagem financeira?

Como diz o nome, é a forma de se comunicar dentro do mercado de finanças. Assim, aprender os termos é essencial para se manter atualizado e evitar equívocos.

Qual é o termo usado para descrever o trading com dinheiro emprestado?

Saiba que quando alguém está usando uma quantia emprestada para operar neste tipo de mercado, é comum dizer que o investidor está “alavancado”.

Quais os produtos financeiros?

Tem diversas opções, por exemplo, cartões de crédito, poupança e títulos públicos. O CDB também está entre eles e os produtos são divididos por algumas classes.

Foto criada por standret – br.freepik.com

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo