O termo asset management é essencial para todos aqueles que têm investimento. Visto que sua aplicação é necessária na gestão de quem está começando agora ou já tem um vasto portfólio.
Leia também:
- 4 aplicativos para acompanhar as movimentações do mercado financeiro
- Quais são os termos financeiros? Veja um pouco sobre alguns deles para entender
- Os indicadores financeiros para usar no dia a dia
O que é asset management?
No cenário do mercado financeiro asset management é o nome dado a tarefa de gerenciar os bens de uma pessoa ou empresa. Em outras palavras, o termo significa ser responsável pela compra e venda dos ativos de um cliente.
O gestor de investimentos cuida de tudo que engloba o patrimônio do contratante. Dessa forma, ele administra o portfólio e toma decisões em busca de maiores lucros, mas agindo de acordo com a realidade da pessoa que investe.
Quem costuma contratar o serviço de asset management?
O mais comum de quem contrata o serviço de asset management são pessoas que têm uma renda alta. Isso se dá porque os custos de gestão são elevados. No entanto, todos podem aprender os princípios básicos da gestão de ativos.
O que é investimento?
Para a economia, o investimento é o dinheiro que quando aplicado gera lucro. Além disso, esse capital também é uma proteção para o patrimônio. Deste modo, serve para manter o poder de compra diante das variações de inflação.
Só se monta um portfólio quando se conhece o perfil e tipo de carteira da pessoa que investe. Isto é, cada pessoa tem planos de curto, médio e longo prazo e escolhe o quanto deseja se arriscar para atingir suas metas. A seguir estão alguns exemplos de classificação:
- Conservador;
- Moderados;
- Arrojados.
Após saber qual é o perfil do indivíduo e fixar os objetivos é hora de começar a investir. Em suma, é nesse momento que o asset management entra em ação na gestão do patrimônio.
Quais os tipos de investimentos?
Para o curto prazo as opções sugeridas são as mais conservadoras. Já para o médio o ideal é aumentar o risco de forma cautelosa. Agora, pensando num futuro distante, o melhor é se arriscar. Os principais tipos de investimento são:
- Tesouro direto;
- CDB, LCI/ LCA, LC;
- Bolsa de valores.
Os destaques variam muito, mas em geral podem atender a todos os tipos de carteira. Logo a pessoa que investe deve estudar suas metas e planejar qual a melhor forma de proteger seu patrimônio enquanto lucra.
Como funciona o asset management?
No asset management ao invés do indivíduo gerenciar o próprio portfólio ele contrata terceiros para tomarem as decisões em seu lugar. Nesse caso, os planos serão feitos para depois ocorrer a alocação de ativos.
De acordo com o cliente, o gestor planeja como irá trabalhar com o capital. No entanto, existem critérios que precisam ser seguidos em busca do maior lucro, mas respeitando o perfil. Assim a composição da carteira é feita de forma estratégica.
As diferenças entre asset management e wealth management
O wealth management tem como objetivo a proteção e o aumento das riquezas. Dessa forma inclui atividades como gestão de herança, por exemplo. Além disso, essas empresas trabalham com clientes que têm alta renda e patrimônio.
Já o asset management cuida dos ativos financeiros. Isto é, fica responsável pela manutenção da carteira e tomadas de decisão.Logo sua função é otimizar os lucros vindos de aplicações.
Como abrir uma empresa de asset management?
Em primeiro lugar sua empresa deve estar autorizada a operar pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Além disso, os colaboradores também precisam ser credenciados e certificados para trabalhar com gestão.
Também é necessário definir o propósito dos serviços prestados, já que o mercado financeiro tem algumas exigências. Fora isso, a companhia não pode atuar como veículo de imprensa.
De que forma funciona a remuneração de uma empresa de asset?
A remuneração de uma asset management é feita através de taxas. Visto que durante a contratação o cliente aceita pagar ao menos duas taxas, que são a de gestão e a de performance.
Na primeira tarifa o valor ganho é fixo e serve para remunerar o profissional responsável pela administração da carteira.O cálculo desse valor é feito com base no total investido.
O segundo ganho é como um bônus que se cobra de tempos em tempos sobre o lucro. Nesse caso, o benefício serve como uma gratificação pelos bons resultados alcançados.
As vantagens de contratar um asset management
Já sabendo sobre o que se trata o asset management é o momento de entender quando é hora de contratar. Primeiro comece a investir e crie sua base da carteira, também entenda quais seus objetivos e o quanto está disposto a arriscar por um lucro maior.
Com seu patrimônio já construído e solidificado busque a ajuda profissional. Desse modo, seu portfólio irá melhorar. Além disso, preservará e aumentará seu capital.