Saiba mais sobre a trajetória do empreendedor e investidor no mercado de capitais brasileiro Lírio Parisotto e inspire-se com ele

Conheça sobre a trajetória de Lírio Parisotto: um dos homens mais ricos do Brasil

Lírio Parisotto é um empresário e investidor do mercado de capitais que segue o método de Warren Buffett. Então, nesse post você vai conhecer mais sobre a trajetória do gestor da Innova.

Quem é Lírio Parisotto?

O empresário brasileiro, é hoje, um dos homens mais ricos não apenas do Brasil, mas também do mundo. De acordo com a revista Forbes, a sua fortuna está avaliada em mais de U$ 1,5 bilhão investidos na corretora de investimentos Geração Futuro.

Lírio foi responsável por criar a empresa Videolar na cidade de Caxias do Sul em 1988. Em resumo, a firma foi responsável pela introdução tanto das fitas VHS, quanto da fita cassete no país. Apenas dois anos depois, ele abriu a primeira fábrica na região norte.

A fábrica de Lírio, também acompanhou o mercado de produção de Blu-ray e DVDs. Por ser visionário, Lírio Parisotto é tido hoje como o grande responsável pelo rápido sucesso da empresa.

Infância

Lírio nasceu na cidade de Nova Bassano no dia 18 de dezembro. A pequena cidade, que hoje tem pouco mais de 10.000 habitantes, fica no interior do Rio Grande do Sul. 

Ainda jovem, com 13 anos de idade, ele concluiu que já queria viver no campo. Além disso, durante a juventude exerceu as funções de médico e bancário. No entanto, apenas se fixou ao começar a empreender.

Espírito Empreendedor

No ano de 2014, Lirio encerrou suas atividades que tinham relação com a produção de mídias. Então, ele entrou para o setor petroquímico. 

A Videolar adquiriu então, por U$ 500 milhões de dólares a Innova, uma subsidiária da Petrobras que fabrica o monômero de estireno. Ou seja,  Lírio Parisotto ingressou no segmento com a matéria prima de produtos, como por exemplo o poliestireno.

Esta substância também é usada para fabricar tintas, pneus e asfalto. Assim sendo, o empresário alcançou posições estratégicas no mercado brasileiro.

Há alguns anos a capacidade de produção da Innova foi duplicada. Com isso, a empresa passou a ser capaz de produzir 420 mil toneladas do composto por ano. Além disso, começou a fabricar o poliestireno expansível (EPS) usado na indústria farmacêutica.

Lema como empreendedor

Desde que começou a trabalhar, ainda na fazenda dos pais, Lírio sempre aproveitou as boas chances que surgiram em seu caminho. Por conta disso, ele sempre repete a frase: “Cavalo encilhado não passa duas vezes”.

Seu lema, em outras palavras, quer dizer que ele acredita que a pessoa deve se lançar sobre as janelas que se abrem na vida, como se fossem as únicas.

Foto: Lírio Parisotto é um dos maiores empresários e investidores do Brasil.
Foto: Lírio Parisotto é um dos maiores empresários e investidores do Brasil.

A Bolsa de Valores

Lírio ingressou na Bolsa de Valores com apenas 18 anos de idade. Em síntese, nesta época ele morava em Brasília. Enquanto trabalhava como secretário em uma escola, começou a ouvir sobre o assunto e, então, decidiu fazer seu primeiro aporte.

Na ocasião, que era o ano de 1971, ele perdeu o valor de um automóvel Fusca. Este dinheiro era o prêmio que ele havia recebido como vencedor de um concurso de monografias do Ministério da Defesa.

Dois anos após este ocorrido, Lírio Parisotto então voltou para sua cidade natal com quase nada no bolso. Ainda assim, não desistiu de empreender, tampouco deixou de lado a Bolsa de Valores.

Retorno às ações

O ano de 1991 marca o retorno do investidor ao mercado de capitais. Nesta época, já com a Videolar, ele investiu U$500 mil. Quando precisou do dinheiro para investir em sua empresa, ele vendeu os ativos por U$200 mil. Ou seja, outra derrota que sofreu na Bolsa.

A virada de mesa

Quando Lirio comprou ações da Eletrobrás, com recursos vindos da sua empresa. Ele aplicou U$2 milhões durante o período de trinta dias. Com isso, em dois anos, e com o volume investido, ele conseguiu chegar a U$8 milhões.

Mandamentos de Investimento

Com os lucros alcançados na Bolsa, o empresário conseguiu se tornar o único dono da Videolar. No entanto, ele conseguiu chegar a essas marcas apenas após começar a seguir o modelo de investimento de Warren Buffett.

Lírio Parisotto, então passou a investir com base em análise fundamentalista, em outras palavras, o objetivo era “buy and hold” (comprar e manter). Além disso, também tem como base o “value investing”. Ou seja, aplicar em empresas com potencial no longo prazo.

Como investidor, ele possui alguns mandamentos quando se trata de Bolsa de Valores. Confira alguns dos mais conhecidos:

  • Diversifique pouco;
  • Mire em empresas pouco concorridas e com bom fluxo de caixa;
  • Mantenha distância de empresas em países pouco convencionais;
  • Empresas com lucro não quebram. Portanto fuja das que dão prejuízo;
  • Busque companhias boas e baratas;
  • Tenha coragem nas adversidades;

Desde a década de 90,então, ele tem uma carteira com pelo menos doze empresas fixas. Além disso, ele reinveste seus dividendos com o intuito de continuar aumentando o seu patrimônio ao longo dos anos.

Curiosidades sobre Lírio Parisotto

No ano de 2016, o empresário e investidor entrou para lista dos 70 maiores bilionários do país, que foi publicada pela revista Forbes.

Em 2019, o escritor alemão lançou a obra The Billion Dollar Secret. Lírio foi o único participante do livro da América do Sul. Nela foram publicadas algumas de suas mais famosas frases, como por exemplo:

  • “Jamais aceite um não”;
  • “Sou um empreendedor porque li e leio muito”;
  • “Investir sem informação é um pecado capital”;
  • “Quando você faz algo igual aos outros, você não é nada. Faça diferente”;
  • “Não entregue seu futuro como moeda em troca de segurança.”

Participação na política

Lírio Parisotto também teve uma rápida passagem pela política no ano de 2010. Afinal, foi convidado para ser suplente do candidato ao senado Eduardo Braga, pelo estado do Amazonas. Desse modo, foi o segundo suplente do senador.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo