Qual o seu perfil de investidor e as aplicações mais adequadas a ele

Conheça o seu perfil de investidor e saiba qual a melhor aplicação para você

Conhecer o seu perfil de investidor é essencial quando se deseja começar a fazer aplicações no mercado financeiro. Por isso, continue lendo este artigo e conheça os tipos existentes. Além disso, descubra qual investimento é mais propício para cada um deles.

Analisar suas características como investidor permite a você encontrar os melhores negócios para colocar seu dinheiro. Diante disso, tem a vantagem de escolher as melhores estratégias e ter mais lucros.

O que é perfil de investidor

Perfil de investidor é uma classificação recebida pelas pessoas que resolvem fazer algum tipo de investimento no mercado financeiro. Logo, ele se baseia nas características de cada um e no risco que se está disposto a correr.

Ele define qual o melhor tipo de investimento se adequa para cada pessoa. Por isso, fazer uma análise do mesmo é uma exigência da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM). Desta forma, as instituições devem avaliar o perfil do aplicador antes que este faça a operação.

Quem é a CVM

CVM é a responsável pela regulamentação da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Assim como todo o universo das aplicações financeiras.

A instrução da Comissão reforça a importância das entidades financeiras oferecerem aos clientes produtos de investimento adequados aos seus perfis. Ou seja, analisar é essencial antes das aplicações.

Qual a importância de saber o seu perfil de investidor

Investigar o seu perfil de investidor dá ao mesmo a possibilidade de identificar e filtrar aquelas aplicações mais compatíveis com seus objetivos. Desta forma, isto vai ocorrer de acordo com a volatilidade e liquidez do negócio.

Como ocorre a análise do perfil

A análise consiste em um questionário que servirá de guia para seus futuros investimentos. Sendo assim, nele será avaliado quais riscos o cliente está disposto a assumir ao fazer suas apostas.

Com base no resultado será traçado seu perfil de investidor. Bem como, a instituição indicará quais produtos são mais indicados para você. Em geral, quatro fundamentos servem de base para a análise:

Quais tipos de perfis existem

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) existem três grandes tipos de perfil de investidor:

  • Conservador;
  • Moderado;
  • Arrojado ou agressivo.

Perfil de investidor: conservador

O conservador é aquele tipo de investidor que aplica seu dinheiro em negócios que apresentem baixo, ou nenhum risco. Visto isso, ele não arrisca ter um ganho maior pela possibilidade de perder capital.

Segurança é a palavra que o define. Portanto, sua carteira de investimento é composta por ativos menos voláteis, que não sofrem muitas variações ao longo dos tempos. Isto garante um ganho contínuo, sem muitos contratempos na jornada.

Características

O perfil de investidor conservador busca por títulos mais seguros. Por isso, opta até mesmo por ativos com preços mais baixos ao invés de aplicar em algo “perigoso” quanto a volatilidade do mercado. Dentre seus aspectos, destacam-se:

  • Tolerância a riscos;
  • Propósito de proteger o património;
  • Investe em ativos mais seguros;
  • Ganhos baixos, mas constantes;
  • Pouco conhecimento do mercado financeiro;
  • Segurança vem antes da rentabilidade.

Perfil de investidor: moderado

O investidor moderado é aquele que corre um risco médio em suas aplicações. Dessa maneira, ele faz transações mais arriscadas em ativos de menor liquidez. Bem como, aplica também em títulos mais conservadores e seguros.

Ele não é completamente avesso ao risco e aceita assumir parte dele para ganhar mais, mas também se preocupa com sua segurança. Geralmente, os moderados são investidores que já têm maior conhecimento de como funciona o mercado financeiro.

Conheça este investidor

Ao assumir certo risco e aplicar em ativos de menor liquidez, o cliente entende que os retornos financeiros nessas modalidades vêm a médio e longo prazo. Por isso, elas apresentam um grau de risco médio em suas variações.

Por outro lado, este também investe em negócios mais seguros. Assim, garante liquidez para um resgate rápido e uma boa diversificação. Esta é a  variação dos indicadores que definem o quanto os títulos devem render.

Arrojado ou agressivo

O perfil de investidor arrojado faz investimentos de grandes riscos com o intuito de ter uma rentabilidade maior. Para isso, está disposto a perder parte de seu patrimônio para tal.

Portanto, a maior parte de suas aplicações são em renda variável.

Ao colocar seu dinheiro em certos negócios mais voláteis, este procura por resultados financeiros grandes. Assim, aposta sem medo em ativos que apresentam cotação às vezes alta e que podem despencar repentinamente.

Entenda este perfil de investidor

O cliente com este perfil possui características bem definidas e marcantes. Além de ser um bom conhecedor do mercado financeiro. Então, confira os aspectos dele e saiba se você se encaixa:

  • Disposição para correr riscos;
  • Procura por altos ganhos financeiro;
  • Investimentos em renda variável;
  • Inteligência emocional para lidar com possíveis perdas;
  • Conhecimento de mercado;
  • Grande patrimônio.

Qual o melhor tipo de investimento para cada perfil de investidor

A análise do perfil de investidor permite ao cliente visualizar qual tipo de aplicação se adequa mais a ele. Por isso, é crucial  que o questionário seja feito antes do investimento. Quando se conhece, fica mais fácil escolher em que investir. 

Conservador

O perfil conservador faz investimentos “seguros”, porque riscos não são o seu forte. No entanto, seu objetivo é ter rentabilidade com segurança. Aliás, aplicações em rendas fixas são as mais procuradas por este tipo.

Existem muitos negócios para quem se encaixa nessa classe, mas antes de tudo tem-se que analisar o mercado e as vantagens de cada um. Sendo assim, observe as mais recomendadas para o tipo em questão:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito de Agronegócio (LCA);
  • Títulos públicos;
  • Fundos de renda fixa;
  • Previdência privada.

Moderado

Quem possui o perfil de investidor moderado diversifica sua carteira com aplicações com títulos seguros, bem como aqueles de maior volatilidade. Por isso, conhecer os negócios voltados para o mesmo é essencial.

O risco médio corrido por este tipo pode ser compensado pela diversificação da carteira. Sendo assim, ela pode trazer ganhos em curto prazo, além de lucros a longo prazo. Veja quais investimentos se encaixam no perfil em questão:

Arrojado ou agressivo

Este perfil de investidor aposta em aplicações que envolvem bastante risco. No entanto, quando há ganhos, estes são altos. Assim, o cliente arrojado aposta em negócios arriscados em prol de ter bons lucros.

Para o cliente aventureiro que se encaixa nesta classe, o mercado está cheio de opções que prometem render muito lucro em pouco tempo. Mas, deve-se ter cuidado ao ingressar em tais e analisá-las. Observe alguns deles:

  • Ações;
  • Fundos de índice ou Exchange Traded Fund (ETF);
  • Brazilian Depositary Receipts (BDR);
  • Fundos Imobiliários;
  • Fundos de ações;
  • Derivativos.

Como definir meu perfil de investidor

O seu perfil de investidor é feito por meio de um questionário emitido pela instituição financeira. Aliás, este é um dos primeiros passos a serem executados quando o cliente quer investir.

Depois de obtido o resultado do teste, as entidades e/ou corretoras encaminham ao investidor os negócios mais adequados a ele. Desta forma, este vai agir conforme as suas necessidades.

Outro detalhe que vale a pena mencionar é que o perfil de investidor não é imutável. Ou seja, o cliente pode mudar à medida em que for adquirindo experiência no mercado e conhecimento sobre os empreendimentos.

Veja qual seu perfil de investidor e comece a investir

Para descobrir qual o seu perfil de investidor é importante responder ao questionário que o define. Só assim você saberá qual tipo de aplicação é adequada para o seu bolso. Por isso, consulte uma corretora e conheça os melhores negócios para ganhar dinheiro.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 111

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo