o que é a taxa cdi

O que é a Taxa CDI?

Neste conteúdo você irá saber sobre o que é Taxa CDI, Como funciona e Quais seus Rendimentos. Entre as inúmeras siglas que rondam o mercado financeiro, o CDI está entre as mais famosas. E como há outras muito parecidas com ela – como taxa DI –, é também alvo de confusão entre os investidores.

O que é CDI?

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos. O CDI é a taxa de juros cobrada nos empréstimos interbancários. Ela é divulgada diariamente pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos), empresa sem fins lucrativos que registra as operações realizadas entre os bancos.

O CDI afeta quais investimentos?

Existem quatro investimentos principais que são afetados por essa taxa: o CDB, LCI, LCA e LC.

Qual é a relação entre CDI, Selic e taxa DI?

Se você já tinha ouvido falar em CDI, certamente também conhecia outro termo comum no mercado: Selic. Abreviação de “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, a Selic é considerada a taxa básica de juros da economia. Também é usada em operações financeiras realizadas entre os bancos, com uma característica especial: elas envolvem títulos públicos dados como garantia.

Historicamente, a taxa CDI costuma ser um pouco abaixo da taxa Selic. Para ser mais exato, a diferença de valor entre as taxas fica ao redor de 0,2%. Isso ocorre porque o risco de empréstimos com garantia de recursos dos bancos é similar ao de títulos públicos, mas não é idêntico.

A taxa Selic tem o risco do governo, pois é calculada com base nos financiamentos diários para os títulos públicos. Já a taxa CDI tem o risco de títulos privados emitidos pelos bancos.

Como a Selic tem risco zero, é chamada de taxa básica de juros da economia. Ela serve como base para os juros pagos às instituições financeiras e as taxas de remuneração de investimentos concedidas pelos bancos. Isso inclui a taxa CDI.

Por conta disso, apesar das diferenças, os valores de ambas as taxas costumam estar alinhados.

Infográfico da Yubb – Diferença entre SELIC e CDI

O que significa render 100% do CDI?

Muitos investimentos oferecem remuneração atrelada à taxa DI. Normalmente, ela é expressa como um percentual. Quando se afirma que um CDB (ou uma LCI, uma debênture ou a aplicação que for) oferece 100% do CDI, significa dizer que ele assegurará ao investidor um retorno equivalente à taxa média integral dos empréstimos realizados entre os bancos.

Um exemplo, se a taxa é de 100% do CDI, e o CDI está equivalendo à 2% ao ano. Quer dizer que terá exatos 2% ao ano. Se falar que é 210% do CDI como o PicPay ofertou em sua conta, você teria o rendimento de 4,2% ao ano. Para simular mais taxas, utilize essa calculadora de porcentagem.

Se, por outro lado, o CDB oferecesse 80% do CDI, o investidor teria como remuneração apenas uma parte da taxa DI – no caso, de 80%. Mas, nas duas situações, há algo em comum. Se a taxa DI subir durante o período do investimento, o retorno final para o investidor também aumentará. Se cair, o retorno será menor.

Por conta disso, na hora de investir seu dinheiro na renda fixa, é imprescindível que você conheça estes dois indicadores, que poderão afetar diretamente a rentabilidade dos seus aportes.

Sempre fique de olho nas rentabilidades e nestes indicadores, pois alta liquidez e segurança poderá trazer baixo rendimento. Para escolher a melhor carteira e simular seu rendimento em renda fixa, use este artigo.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo