Saiba como fazer um planejamento doméstico e entenda porque essa prática é tão importante para quem deseja um vida financeira estável

Como fazer o planejamento doméstico de forma eficaz?

O planejamento doméstico é uma das únicas formas de garantir o bem-estar da família e garantir que seus gastos estejam de acordo com os ganhos. Afinal, é um jeito de organizar as receitas e poupar dinheiro de uma maneira mais eficiente.

Você sabe o que significa o planejamento doméstico?

Este é o termo usado para a prática de fazer um plano que envolva as rendas da sua casa, a fim de definir como elas serão usadas. Portanto, é a forma mais inteligente de gerir a rotina e traz benefícios como: 

  • Promover economias;
  • Guardar uma reserva;
  • Evitar dívidas.

Para que ele seja um sucesso deve envolver todos os membros da família. Por isso, também é uma maneira de falar sobre dinheiro com crianças e ensinar sobre educação financeira para os seus filhos.

O conceito já é antigo e é muito usado em todo o mundo por ser uma das principais maneiras de manter controle sobre a renda. Assim, se você deseja poupar para o futuro de forma eficaz e segura, precisa conhecer mais sobre o assunto e começar a aplicá-lo.

Como fazer um planejamento familiar?

O primeiro passo para montar um planejamento doméstico envolve conhecer todos os ganhos e gastos da sua casa. Ou seja, é preciso colocar no papel tudo que entra e sai de dinheiro todo mês. Pode por exemplo usar esta planilha.

Para as pessoas que recebem um salário fixo

Quem recebe uma renda mensal fixa consegue analisar esses itens de uma forma fácil. Então, é só somar o dinheiro líquido e tirar as despesas que existem todos os meses, por exemplo:

  • Aluguel;
  • Condomínio;
  • Parcelas de escola, empréstimos ou consórcios;
  • Contas de luz e água.

Com todos os dados você saberá o quanto reservar para isso e o quanto sobra. Assim, do restante, é preciso separar um pouco para economia e outro para demais gastos que surjam como mercado e lazer. 

Para quem é autônomo

Quando a pessoa é autônoma, o planejamento doméstico é um pouco diferente, porque não há a certeza dos ganhos exatos. Dessa forma, calcule uma média de renda e custos, ela deve considerar os períodos de menor ganho do mês.

Procure estipular uma meta do quanto deseja receber para cobrir suas despesas e sobrar um pouco. Afinal, nesse caso, a reserva é ainda mais crucial, pois pode haver períodos onde não ganhe o suficiente.

O que fazer se a receita não for suficiente?

Quando o tanto que você ganha não supre as suas necessidades, há duas formas de lidar com a situação. Então, a primeira delas é verificar seus custos e identificar onde cortar alguns deles. 

Analise tudo que gera contas e cancele o que não é vital em sua vida. Além disso, dá para optar por opções mais baratas, por exemplo, se o plano de celular estiver alto, procure um mais simples e acessível.

Tente conversar com a sua família para que todos ajudem a dar ideias do que diminuir. Assim, você irá inserir as crianças na rotina de aprender como gerir bem os gastos e mostrar para elas a importância de cada centavo.

Crie uma renda extra

Para ficar dentro do planejamento doméstico a opção de aumentar a sua renda é válida. Dessa forma, veja como ganhar dinheiro a mais como as ideias que estão abaixo:

  • Vender o que não usa a mais;
  • Trabalhar de freelancer;
  • Buscar outra fonte de renda.

É importante pensar bem antes de escolher essa alternativa, porque ela implica em menos tempo livre. Portanto, é uma mudança no dia a dia que não pode interferir no seu trabalho principal. 

Qual o objetivo do planejamento doméstico?

A prática tem como objetivo garantir que a sua família tenha uma vida financeira estável. Por isso, ao longo do processo, é importante seguir a ordem de:

  • Quitar as dívidas;
  • Não contrair outros débitos;
  • Juntar dinheiro.

Como ter uma vida estável?

O primeiro passo é ter uma reserva de emergência, o ideal é que ela possa suprir as necessidades da casa por até seis meses. Afinal, se houver algum caso de doença ou desemprego, há como garantir que não passarão por dificuldades.

Quando concluir a primeira parte comece a definir objetivos de curto, médio e longo prazo, que motivem a família a colaborar. Assim, uma boa dica é estabelecer metas que todos devem poupar para ter recompensas.

Para planos maiores como comprar um carro ou uma casa, é essencial também inserir toda a família. Isso porque, eles vão acompanhar tudo e entender quanto falta para se quitar o bem.

Como começar o planejamento doméstico?

Para iniciar o planejamento doméstico, o ideal é reunir a família e explicar os processos. Dessa forma, também dá para ouvir a opinião de todos e testar ideias de controle financeiro que funcionem para as suas rotinas.

Não deixe de pedir ajuda para manter os gastos equilibrados e explique a importância dessa ação para o futuro. Enfim, uma conversa franca é a melhor forma para que entendam o objetivo e aceitem fazer parte dessa nova realidade que visa o bem-estar de todos.

Perguntas frequentes

O que é planejamento doméstico?

É o hábito de gerir a vida financeira da sua família com total controle sobre o dinheiro que entra e sai todo mês.

Como fazer planejamento financeiro em casa?

Procure se organizar para que seus gastos sejam menores do que os ganhos, faça economias e poupe um pouco todo mês.

Como planejar o orçamento doméstico?

Anote tudo o que entra e tudo o que sai da sua conta ao longo do mês e entenda onde você pode economizar.

Foto criada por rawpixel.com – br.freepik.com

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo