Saiba o que é ROAE, como funciona e qual a importância de entender o mínimo sobre esse tema, que trata de resultados líquidos

ROAE: entenda todos os detalhes do Retorno sobre ativos ou Patrimônio Médio de uma empresa

Entenda o que é o ROAE, um indicador que serve para analisar o Retorno sobre o Patrimônio Médio de uma empresa. Além disso, descubra a importância desse assunto e porque ele é um dos indicadores financeiros mais importantes para a sua organização.

Leia também:

O que é o ROAE?

ROAE é a uma sigla para a frase Return on Average Equity, ou Retorno sobre Patrimônio Médio. Por sua vez, trata-se de um indicador do mercado que serve para avaliar como foi o desempenho de uma determinada empresa, com base em seu patrimônio líquido.

Embora pouco conhecido, é muito importante para quem trabalha com fundos de investimento em geral. Assim, você deve saber como calcular da forma certa, para chegar a um resultado real ao analisar.

ROAE é o mesmo que ROE?

O indicador em questão é diferente do ROE, pois essa é uma versão melhorada do mesmo, por assim dizer. Em suma, o Retorno sobre Patrimônio analisa apenas aquele momento, enquanto o outro considera uma média de atuação em dado período na bolsa de valores.

Principal diferença entre os indicadores

Embora bem parecidos, eles possuem utilidades um pouco diferentes na prática. Nesse sentido, o Return On Average Equity tende a ignorar as flutuações que a organização teve ao longo do ano, para passar uma visão bem mais ampla ao investidor ou à empresa.

Para que serve o ROAE?

De modo geral, o ROAE oferece visões bem mais amplas de como foi a movimentação da empresa. Portanto, ajuda em diversas situações, como você pode ver de forma detalhada a seguir:

  • análise da rentabilidade de uma companhia;
  • tomada de decisão em qual ação investir.

O indicador ajuda a entender quando a ação cai e em quais situações a mesma subiu na bolsa. Da mesma forma, oferece algumas vantagens que se deve conhecer para saber quando usá-lo.

Conheça a real lucratividade da empresa

Você pode usar esse indicador para estimar o retorno e ter uma visão bem mais clara da lucratividade dessa organização em questão. Contudo, vale lembrar que variações nos dados podem ser comuns em alguns cenários, como casos de expansão da marca.

De olho nas oportunidades

O indicador é muito útil para investidores que buscam novas oportunidades para aplicar o seu dinheiro. Assim, você deve entender como fazer uma análise correta dos números, já que, embora fácil, podem confundir algumas pessoas.

Como analisar da forma certa?

Diferente do retorno sobre ativos, o foco não é apenas no retorno. Por isso, analise as variações dos gráficos e se preferir ou precisar, contrate uma consultoria de investimentos para auxiliar na tomada de decisões.

Facilite a sua análise

Como citado, empresas que estão em processo de expansão ou compra de mais ativos podem variar bastante. Dessa forma, usar o ROAE facilita a análise dos dados de uma organização ao longo dos anos.

Esse indicador deve estar alto ou baixo?

De modo geral, um alto resultado neste indicador pode mostrar que a organização está com um retorno muito bom, em relação a cada real que essa empresa possui de patrimônio. Mas, quem conhece o mercado sabe como analisar da forma certa.

Atenção aos números

Um indicador elevado pode significar que a empresa está com dívidas, o que não é nada bom para os negócios. Então, você deve aprender a trabalhar com o mesmo da maneira correta para conseguir uma melhor liquidez.

Como funciona o ROAE?

O ROAE serve como um dado médio e você pode se beneficiar com esse indicador. Contudo, veja a seguir mais alguns detalhes sobre como ele funciona, para ir mais a fundo no tema:

  • proporciona visão a longo prazo;
  • ajuda a destinar capitais em um ativo.

Este dado ainda ajuda a diminuir as variações nos números da empresa no decorrer de um determinado período. Assim, os benefícios de trabalhar com esse formato são diversos, por isso, é importante dominar o recurso.

Entenda o quão uma empresa é eficiente

Os dados do Retorno sobre Patrimônio Médio permitem ao investidor saber de modo preciso e claro a real eficiência de uma empresa no mercado de capitais. Então, ajuda a decidir quais métodos para investir serão usados.

Como calcular o ROAE?

O que precisa fazer, a princípio, é pegar o lucro líquido acumulado no período dos últimos 12 meses e dividir pelo patrimônio da empresa. Assim, você chega ao resultado final do indicador.

Qual a importância de analisar o ROAE?

O Retorno sobre Patrimônio Líquido ajuda a comparar como uma companhia se saiu em relação às outras do mesmo ramo. Enfim, deve ser usado em conjunto com outros números para tomar uma decisão.

O que considerar ao investir na bolsa?

Além desse índice, é ideal levar em conta o Dividend Yield, bem como o ROIC e outros dados. Por isso, recomenda-se um estudo bem a fundo no mercado para saber como investir da forma certa.

Image by pvproductions on Freepik

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo