Se o preço da ação cair, tenha em mente o longo prazo, não caia na emoção e procure investir em empresas que possuem bons lucros.

A ação caiu: veja que fazer para não perder o seu dinheiro

Se o preço da ação cair, tenha em mente o longo prazo, não caia na emoção para retirar o dinheiro e procure investir em empresas que possuem bons lucros. Além disso, estude sobre o mercado de ações, para não perder dinheiro em investimentos ruins.  

Leia mais: 

O que é ação?

Ela é a menor parte de uma empresa de capital aberto, também chamado de papéis, todas são feitas através da IBOVESPA. Nesse sentido, se uma pessoa compra uma pequena fração de uma companhia, ela se torna um acionista. 

O que é o IBOVESPA?

O IBOVESPA também conhecido como IBOV é um indicador de desempenho de todas as ações através da bolsa de valores brasileira. Ou seja, ele é essencial para aqueles que precisam fiscalizar os papéis e acompanhar a sua atuação. 

Além disso, quando o escore sobe, a maior parte das ações que possuem o mesmo índice sobem juntas, mas se ela cair os papéis caem juntos.

O que faz o preço de uma ação cair?

A bolsa de valores pode cair em qualquer período por diversos motivos. Contudo, é crucial prestar atenção nos acontecimentos, para que você não seja pego de surpresa, como, por exemplo: 

  • desconfiança com a economia atual; 
  • riscos econômicos, políticos e todos os outros que envolvem a economia do país; 
  • crises setoriais;
  • ciclos de baixas das commodities;
  • aumento na taxa de juros.

Quando o índice de uma bolsa cai por um longo período, ela pode ser chamada de Bear Market. Além disso, é essencial observar quais serão as expectativas sobre o futuro, pois isso implica na bolsa e em todas as ações de um acionista ou até mesmo de uma empresa.

O que fazer quando o preço da ação cair?

Nos dias de hoje, é normal uma ação variar, pois ela acompanha os acontecimentos do dia a dia. Além disso, fazer as seguintes coisas: 

  • pense no longo prazo, pois no final o resultado virá positivo;
  • lembre-se o motivo da compra da ação; 
  • entenda os motivos de investir;
  • análise as empresas que você investe;
  • aprenda o que é renda variável;
  • aiversifique suas ações; 
  • tente achar a melhor oportunidade.

Se você optar por investir, você deve pensar no futuro e não apenas no índice dos papéis, porém é importante investir em boas empresas, aquelas que possuem bons lucros. 

Ou seja, uma ação pode cair por brigas comerciais e da mesma forma que ela cai bruscamente, ela irá subir seu índice dias depois, por isso é crucial não agir na emoção e montar um plano para que você consiga seguir.  

Causas que influenciam o preço de uma ação

Há diversas causas que influenciam o preço de uma ação, que pode causar a alta ou a queda. Como, por exemplo: 

  • oferta e demanda;
  • crescimento no PIB;
  • taxas de juros;
  • inflação;
  • dividendos e reputação da empresa.

Além desses fatores, existem todas as outras variáveis setoriais, macroeconômicas, de mercado e as diretas. Afinal, é importante estudar e pesquisar bem sobre qual investimento fazer. 

O que acontece se uma ação zerar?

Quando o seu valor de mercado zera, não quer dizer que a empresa zerou. Entretanto, a mesma passa por momentos de dificuldade no mundo real. Bem como, muitas empresas preferem fechar seu capital e sair da bolsa. 

Afinal, através de uma OPA (oferta pública de aquisição), a empresa fará as compras das cotas restantes decididas entre os acionistas com um valor pré-definido por fração.

O que é operar vendido? 

É uma estratégia de vender a ação na bolsa de valores e depois comprá-la novamente por um preço menor, mesmo que não tenha dinheiro, isso fará você ganhar pela alta deste ativo. Isso porque, você irá lucrar com uma futura desvalorização da carteira de ativos.

Saiba investir em uma ação de boas empresas, para que você consiga ter um lucro no longo prazo. Imagem de Freepik. 

Como sair intacto das quedas das ações

Para que você não sofra com a queda de uma ação, é essencial analisar alguns critérios antes de investir. Ou seja, prefira empresas com bons lucros e resultados, pois mesmo que a ação caia, em outro momento ela irá subir novamente e você irá lucrar. Nesse sentido, compre ações quando elas estão em quedas, pois será mais barato. 

Além disso, não faça previsões de qual valor irá chegar ou quando você será possível tirar. O ideal é saber como montar uma carteira de ações vencedora.

Como não perder dinheiro investindo em ações?

Para que isso aconteça é essencial se organizar e diversificar os ativos da sua carteira. Afinal, isso fará você controlar os riscos, mesmo se estiver em quedas, pois quando a ação subir você terá essas ações em longo prazo em diversos papéis. 
Bem como, é útil saber qual é o seu perfil de investidor e seus objetivos, para assim começar a investir, além de ter uma reserva de emergência que cobre pelo menos 6 meses de imprevistos.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo