Conheça os principais tipos de investimento para investir sozinho na Bolsa de valores e descubra qual é o mais indicado para você

Como investir na Bolsa de valores sozinho?

Você sabe como investir na Bolsa de valores sozinho? Conheça os melhores investimentos para atingir suas metas financeiras

A maioria das pessoas tem dúvidas em como investir em ações na Bolsa de valores, então é preciso saber o básico para começar. Assim, se você está iniciando agora é bom saber os principais tipos de investimento e tempo de retorno para que trace as melhores estratégias.

Como investir na bolsa de valores sozinho?

São muitas as dúvidas que os investidores iniciantes têm antes de começar a investir na bolsa de valores.  E sim, é possível investir sozinho, pois há muitos sistemas online que são intuitivos onde você pode investir além de como investir com pouco.

Por onde começar a usar a bolsa de valores?

Antes de começar a investir na bolsa de valores é importante saber qual o investimento mais combina com você para que faça uma boa escolha. Também é preciso escolher uma corretora para começar a definir os principais objetivos e estratégias.

É bom saber que existem vários tipos de investimento que têm tempos de resgate diferentes e com rendimentos diferentes. Assim, é possível achar ações para investir com valores baixos, porém, para ter sucesso é muito difícil se for investir tão pouco dinheiro.

Diversificar os investimentos

Caso queira investir pequenas quantias é bom diversificar, para não arriscar todo o seu patrimônio em um único tipo de investimento. Dessa forma, investir valores baixos permite construir um patrimônio a longo prazo e com um pouco mais de segurança.

Quais as principais regras para investir na bolsa de valores?

Investir na bolsa gera receio para os novos investidores, mas está cada vez mais fácil e acessível para qualquer tipo de pessoa. Então, como existem modalidades diferentes de investimento, há algumas regras importantes que você pode seguir:

É bom também estudar para saber qual a melhor forma para que possa investir e assim fazer a escolha mais acertada. Então, existem vários tipos e tempos de investimento de curto, médio ou longo prazo e tudo vai depender de qual o objetivo a ser alcançado.

Reserva de emergência

A reserva de emergência pode ser o caminho para o primeiro investimento, esse é o dinheiro para salvar as contas em caso de precisão. Por isso, tem que ser de fácil resgate, os mais seguros para começar são: Tesouro SELIC, CDB liquidez diária e o Fundo DI.

Investimento de curto prazo

O investimento de curto prazo é que precisa dar retorno dentro de um período de tempo menor e tem baixo risco. Assim, a retirada tem um período de até dois anos, a escolha pode ser: CBD e LC, LCI e LCA ou Fundo de Renda Fixa.

Fundos  de médio prazo

Os investimentos de médio prazo são aqueles cujo retorno irá ocorrer entre dois e cinco anos, assim como seu resgate. Em geral são aportes para compra de bens de alto valor, o ideal é escolher entre os pré-fixados, Fundo Multimercado e Debêntures.

Aplicação de longo prazo

São considerados investimentos de longo prazo os que se mantêm por pelo menos sete anos até o seu resgate. Por isso, se a meta for para este tipo de aporte, a escolha pode ser entre os Fundos de Ações, Ações e Fundos Imobiliários.

Fundo de aposentadoria

Investir na bolsa de valores é uma boa ideia e um método para reservar dinheiro para a aposentadoria, é bom saber qual o melhor investimento. E se a intenção for guardar para esse fim a escolha pode ser entre o Tesouro IPCA, Ações e Fundos de Ações.

O tempo de investimento vai depender só de você, não existe a necessidade de investir todos os meses e poderá fazer até atingir a independência financeira. Dessa forma, lembre, cada um deles tem regras diferentes e tudo vai depender da modalidade escolhida.

Também é bom acompanhar a bolsa de valores assim estar atento às taxas de juros e assim comprar títulos no melhor período. Afinal, é necessário conhecer bem o mercado financeiro para negociar e entender os movimentos do mercado e quais ativos investir.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo