Com o open investiment os processos para entender as necessidades do investidor de acordo com o seu histórico estão mais fáceis

Veja como o open investiment tem melhorado a vida do investidor

Através do open investiment as agências de finanças podem ofertar melhores investimentos para os seus usuários. Pois, com o acesso ao histórico de ações, fica mais viável indicar opções atraentes de forma rápida e segura.

Leia também: 

O que é open investiment?

O Open Investment se trata de um sistema que as instituições financeiras usam para compartilhar dados de investimentos dos seus usuários. Portanto, através desse conteúdo é possível fazer melhores ofertas com base em seu histórico.  

Como funciona esse compartilhamento de dados?

A partir da autorização do cliente, para facilitar o processo de contratação dos serviços de outra instituição, a empresa pode analisar seus dados a fim de propor produtos e serviços com mais vantagens.

Por exemplo, um cliente possui uma carteira de ativos em uma corretora, para facilitar a sua migração para uma concorrente com melhores taxas e recursos, ela pode autorizar o acesso aos seus dados na financeira atual.

Com o open investiment você pode melhorar os seus lucros- Foto de Karolina do Pexels

Qual a diferença entre open investiment e open finance?

Enquanto o open investiment está ligado ao que envolve investimentos, o open finance permite que uma instituição confiável acesse dados financeiros mais amplos, como impostos, seguros e pensões.

O acesso aos dados ocorre de forma segura?

Todo o processo do open investment e open finance ocorre de forma segura, pois é regulado e fiscalizado pelo banco central, através de diretrizes regidas por lei que garantem a proteção dos dados de seus usuários.

Além disso, a  LGPD (lei geral de proteção de dados) concede o direito do consumidor decidir quais dados serão fornecidos no ambiente online.  

Benefícios do open investiment 

Um benefício do open banking é o poder de conectar várias contas para compartilhar dados entre empresas financeiras com eficiência. Desse modo, isso vem moldando aos poucos a experiência do consumidor através dos seguintes benefícios:

  • mudança no cenário competitivo do setor bancário;
  • mais clareza sobre a situação dos clientes para ofertas mais assertivas;
  • ofertas diferentes de produtos financeiros;
  • atendimento ao cliente em tempo real;
  • encontrar ações que se adequem aos seus objetivos de forma fácil.

A partir disso, o cliente tem mais poder de escolha e maiores chances de fazer um bom negócio, desde que use o open investiment de forma consciente.

Atendimento ao cliente em tempo real

Pessoas que são adeptas ao mundo digital que entram no mercado de finanças, esperam por um atendimento em tempo real, seguro e rápido de seus agentes de finanças. Assim, esse método de uso é benéfico tanto para o cliente quanto para a empresa.

Cenário competitivo no setor bancário

As empresas podem aproveitar as novas técnicas para otimizar custos. Com isso, criar canais sobre finanças e fazer oferta de produto amplo, assim como um menor tempo de venda no mercado, mais rápido e com mais opções de novos produtos.

Clareza sobre a situação das finanças dos clientes 

Através do open investiment, os bancos obtêm uma melhor visão da situação de seus clientes ao analisar seu histórico. Portanto, podem avaliar os riscos sistêmicos e não sistêmicos. Além de ajudar a entender sua própria situação financeira antes de tomar qualquer decisão financeira.

Investimentos ideais para os seus objetivos

Com a alta competição entre as instituições, tende a surgir oferta com mais benefício para o cliente. Desse modo, você consegue acessar e selecionar a opção que esteja ligada com os seus objetivos, com taxas menores e maior retorno, por exemplo.

Como escolher a melhor oferta de investimento?

Quando você estiver diante de guias de bancos com opções para investir, o ideal é comparar as taxas, tanto de descontos quanto de lucro, verificar os prazos para retorno de valores e buscar estudar sobre o tema, ou buscar ajuda de alguém para fazer uma boa escolha.

O open investiment é moderno e prático – Foto de Tima do Pexels

Exemplos de produtos de open investiment

No mercado de open investiment existem opções de produto que atende diferentes tipos de usuários, mas os mais comuns são:

Portanto, com tanta variedade, os clientes buscam fazer uma análise através desse recurso que o setor de finanças oferece, assim como, prever o impacto no mercado e seus riscos.

Impacto desse modelo de investimento para o mercado

O open investiment tem impacto positivo para os negócios que conseguem optar por meios mais acessíveis, incentiva a tecnologia moderna, reduzir os custos, incentivar uma melhor recepção ao cliente e manter uma boa relação a longo prazo.

Riscos do open investiment

A ação digital carrega consigo a chance de violação de dados, assim, um dos maiores riscos do open investiment está ligado a sua segurança e tráfego de dados de forma restrita. 

Isso envolve hackers e ameaças internas, bem como a presença de malware que se infiltram na conta e apaga os dados. Ademais, os agentes de serviços podem guiar os dados de seus próprios clientes para obter lucro no mercado.

Como reduzir os riscos?

Para garantir a segurança e reduzir os riscos ao usar o open investiment, é ideal que os bancos digitais tenham um sistema único para gerenciar o tráfego para todos os gate ways, incluindo micro gate ways integrados e definir políticas robustas, como HTTPS e HMAC.

Foto de Thirdman

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo