Você já se perguntou quanto tempo demoraria para que seu aporte inicial em um investimento dobrasse de valor? Ter essa resposta é uma tarefa muito mais simples se usarmos a Regra dos 72.
Normalmente, em cálculo de juros compostos, não é tão simples realizar essa conta de cabeça ou sem uma calculadora financeira. Pela Regra dos 72, um modo de aproximação matemática por meio de cálculo logarítmico, utilizamos a seguinte operação:
72 ÷ taxa de juros da aplicação = número de períodos para o patrimônio dobrar o valor nominal aplicado
Assim sendo, digamos que hoje você possui um título que rende 4% ao ano. Pela Regra dos 72, chegamos a conclusão que seriam necessários aproximadamente 18 anos para o valor nominal inicial dobrar (72÷4=18).
Para as composições diárias ou contínuas, pode-se usar no numerador o valor de 69.3 que possibilitará um resultado mais consistente. É comum também ajustar esse valor para um número fechado, como 69 ou 70, para facilitar o cálculo.
Vale lembrar que se trata apenas da variação nominal, ou seja, não considera a inflação. Para isso, devemos subtrair a inflação dos juros nominais para ter os juros reais.
Quer conferir mais dicas como essa? Acompanhe o Diário de Investimentos no Instagram!