regra-dos-72

Regra dos 72: em quanto tempo um investimento dobra de valor?

Você já se perguntou quanto tempo demoraria para que seu aporte inicial em um investimento dobrasse de valor? Ter essa resposta é uma tarefa muito mais simples se usarmos a Regra dos 72.

Normalmente, em cálculo de juros compostos, não é tão simples realizar essa conta de cabeça ou sem uma calculadora financeira. Pela Regra dos 72, um modo de aproximação matemática por meio de cálculo logarítmico, utilizamos a seguinte operação:

72 ÷ taxa de juros da aplicação = número de períodos para o patrimônio dobrar o valor nominal aplicado

Assim sendo, digamos que hoje você possui um título que rende 4% ao ano. Pela Regra dos 72, chegamos a conclusão que seriam necessários aproximadamente 18 anos para o valor nominal inicial dobrar (72÷4=18).

Para as composições diárias ou contínuas, pode-se usar no numerador o valor de 69.3 que possibilitará um resultado mais consistente. É comum também ajustar esse valor para um número fechado, como 69 ou 70, para facilitar o cálculo.

Vale lembrar que se trata apenas da variação nominal, ou seja, não considera a inflação. Para isso, devemos subtrair a inflação dos juros nominais para ter os juros reais.

Quer conferir mais dicas como essa? Acompanhe o Diário de Investimentos no Instagram!

Investidor buy & holder, co-fundador do Diário de Investimentos, jornalista (17.248/MG), fotojornalista, escritor, graduando em ciências econômicas, estrategista de conteúdo na área de Marketing Digital e especialista em gestão estratégica da comunicação e comunicação digital e mídias sociais.
Post criado 47

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo