A liquidez é um termo do ramo das finanças, assim, é uma forma de fazer investimentos e ter um retorno com ele mais tarde

Liquidez: entenda tudo sobre esse tema no ramo das finanças e como usar

A liquidez é uma forma de ter retorno em dinheiro de algum ativo ou bem material. Dessa forma, é preciso investir da forma certa para que tenha esse tipo de lucro. Mas, é preciso conhecer bem o assunto para evitar algum risco e garantir um conforto nas despesas.

Leia também:

O que é a liquidez?

Essa é a capacidade que um bem material tem em se converter para o dinheiro. Ou seja, o quão rápido algo que possui, pode dar retorno em lucro ao se desfazer dele. Assim, alguns exemplos que podem ajudar a entender melhor sobre o assunto, são:

  • Poupança;
  • Ativos;
  • Título público.

Quando mais rápido e até mesmo fácil for ao vender um ativo, o retorno é maior. Além disso, a velocidade em que é possível recuperar o dinheiro, mostra o seu grau. Dessa forma, não pode ocorrer uma perda relevante do valor dele.

Importância

Um dos maiores motivos de pensar na liquidez de um bem material, é o retorno. Porque, todos sempre vão precisar de dinheiro em algum momento da vida. Por isso, é essencial ter um plano para poder ter lucros em uma boa quantidade.

Os recursos servem para ter dinheiro disponível sempre que precisar. Por exemplo, em alguma situação em que é preciso de um certo valor com urgência. Nesse momento a liquidez é algo que pode gerar uma grande ajuda para o problema.

Liquidez possui riscos

Esse tipo de problema acontece quando a pessoa tem muitos ativos que não são líquidos. Portanto, eles não vão estar disponíveis caso precisem de dinheiro em algum momento. Mas, também não vai ser possível fazer outras coisas como:

A prioridade para esse tipo de risco é muito alta e precisa de todo cuidado. Além disso, o atraso na venda de algum ativo, é um grande problema. Ainda mais, se o valor cair antes que ele seja vendido, porque reduz a quantia que iria ganhar.

Riscos com os imóveis

Para esse caso, o risco na liquidez é de um investimento não ter um comprador. Ou seja, no momento em que você estiver pronto e não tiver como fazer uma transação. Assim, no caso dos imóveis, tem chances de não ter quem invista nele, em uma compra.

Um caso como esse pode gerar muitos problemas e enormes perdas de lucros. Isso acontece por ser necessário reduzir o valor da propriedade que deseja vender. Dessa forma, é preciso se prevenir ao máximo para que esse tipo de situação não aconteça.

Formas de se proteger dos riscos de liquidez

O risco começa quando um investidor está com algum ativo financeiro e não consegue sair dele. Por isso, existem muitas formas de se proteger contra um problema do tipo. Então, alguns métodos que pode usar para a prevenção são:

  • Evitar a compra de investimentos;
  • Não investir em empresas que já tenham problemas;
  • Diversifique a carteira.

A ideia de evitar a compra de investimentos, é para aqueles de longo prazo e ilíquidos. Portanto, isso só deve ser feito em casos que você possa lidar com a recessão. Ou então, para caso seja possível se manter diante de uma crise financeira. 

Veja mais sobre o assunto

Sempre saiba quais são os planos de uma empresa a respeito de seu refinanciamento de dívidas. Assim, se possível, avalie os seus balanços patrimoniais, já que deve mostrar suas fontes de financiamento médio e longo.   

Para a solução mais indicada, é cuidar da carteira de investimentos e diversificar. Porque, mesmo que pareça uma vantagem ter apenas ativos com alta liquidez, não é bem assim. Dessa forma, a baixa dela pode funcionar como uma espécie de estratégia.

Como agir direito com a liquidez

Uma opção é só investir em produtos que tenham prazos que você possa cumprir. Assim, é preciso analisar os pontos essenciais para saber se é aceitável:

  • Carência;
  • Vencimento;
  • Prazo de resgate.

Esses pontos se tornam aceitáveis quando podem valer a pena em qualquer momento. Por exemplo, na hora em que ocorrer um imprevisto ou diante de oportunidades. Além disso, caso deseje vender ativos a outra pessoa, veja o mercado secundário.

Formas de planejar

Tenha atenção aos prazos e à liquidez, porque é o ponto mais essencial para levar em conta. Por isso, para ter recursos em qualquer momento, invista em produtos em que ela está alta. Assim, deve ser o suficiente para cobrir de três a seis meses em suas despesas.

Com essa intenção, se torna uma forma de se proteger em momentos de necessidade. Portanto, é ideal fazer as contas para saber quanto é necessário para ter essa proteção. Então, poderá fazer seus investimentos e ter um bom retorno quando precisar.

Image by wirestock on Freepik

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo