Trend Following é um conceito de investimento cada vez mais estudado por propiciar bons retornos, veja mais sobre ele a seguir.

Trend Following: descubra esse conceito e o que ele significa

Trend Following, que se traduz como seguir a tendência, é uma estratégia para investir. Dessa forma, ela se baseia na ideia de que os ativos financeiros tendem a se mover em uma direção por um longo período, por isso, vale a pena explorar mais sobre o conceito. 

O que é Trend Following? 

Trend Following, em tradução livre, se entende como seguir tendências do mercado. Assim, é uma estratégia para investir que visa aproveitar as trends de longo prazo, o que não depende da direção do movimento, por meio da compra ou venda de ativos. 

A estratégia de seguir as tendências se baseia em uma análise técnica, que usa gráficos e indicadores para definir padrões de preços.

É uma tática popular entre traders e investidores de longo prazo, que acreditam que seguir as tendências é mais lucrativo do que tentar prever o mercado. No entanto, ele possui riscos e requer, por exemplo:

  • disciplina; 
  • análise cuidadosa; 
  • gerenciamento de risco. 

Para implementá-lo com sucesso é crucial entender um pouco sobre o mercado e estudar sobre como funcionam as análises. Por isso, vale dizer que não é um conceito simples, que lhe trará renda de qualquer modo, já que é crucial estudá-lo.

Como funciona?

A ideia básica do Trend Following é seguir a tendência do mercado de longo prazo e comprar ou vender ativos com base nesse estudo. Desse modo, a análise técnica é usada para achar direções e padrões. 

O trader que a usa deseja entrar em posições no início de uma tendência e sair quando ela começa a se reverter. Dessa forma, ele tem que aproveitar ao máximo os movimentos de preços que o mercado pratica. 

Eles costumam usar indicadores técnicos e análises gráficas para achar essas tendências. Por isso, o plano é comprar ativos que estão em alta e vender os que estão em baixa, para aproveitar os movimentos contínuos do mercado.

Investir com Trend Following é uma das estratégias que se pode usar para ampliar sua renda. Imagem de Tima Miroshnichenko em Pexels.

Por que entender e aplicar este conceito?

Os investidores de Trend Following creem que os preços dos ativos seguem padrões. Então, essa estratégia é muito usada em vários mercados, como, por exemplo: 

Alguns traders também usam sistemas automatizados para seguir tendências. Assim, usam algoritmos para identificar e executar de modo automático negociações com base em critérios pré-definidos.

Quais são os riscos do Trend Following?

O Trend Following é uma estratégia que traz lucros, mas também tem riscos com essa abordagem. Dessa forma, um dos principais deles é a chance de grandes perdas se a tendência do mercado se reverter ou se houver uma correção. 

Isso ocorre porque os traders que seguem essa estratégia tendem a manter suas posições por um longo tempo. Assim, isso pode levar a grandes perdas se o mercado mudar de direção sem que se espere que isso ocorra.

Outro risco é a chance de falsos sinais de tendência, que podem levar a perdas. Aliás, isso ocorre quando um indicador técnico sugere uma trend, mas ela não se materializa, levando o trader a comprar ou vender ativos com base em dados que não se concretizam. 

Vale a pena investir em Trend Following?

O Trend Following é um tipo de investimento que pode render bons retornos caso seja algo estudado e feito com consciência. No entanto, vale dizer que ela possui pontos positivos e negativos, como todas as estratégias.

É importante estudar para melhorar as suas chances de conseguir bons resultados. Além disso, se lembre que ele não é uma tática infalível e que a psicologia do trader deve ser considerada para implementar técnicas para gerenciar os riscos e minimizar as perdas.

Foto de Tima Miroshnichenko – Pexels.com

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo