Um agro broker é o principal mediador do comércio no mercado agrícola brasileiro. Além disso, esse profissional é crucial para o bom andamento da economia e do agronegócio. Bem como, garante ao cliente que terá sua vontade atendida.
Leia também:
- REITs: o que são e como investir a partir do mercado do Brasil?
- Bancos Digitais: Conheça os melhores do Brasil
- 5 ensinamentos para você se tornar um investidor de sucesso!
O que é um agro broker?
O agro broker é o agente que busca intermediar compras e vendas de commodities agrícolas, ligando investidores e gestores econômicos. Desse modo, suas principais tarefas são do seguinte tipo:
- Análise de mercado;
- Vínculo com a produção;
- Compra e venda de ativos.
O broker é uma terceirização vital para o investimento agrícola. Ademais, o profissional também cuida das documentações e parte financeira do negócio do cliente. No entanto, não existe nenhum curso universitário voltado para este assunto.
Certificações necessárias para trabalhar como broker
Mesmo sem uma formação específica não é tão fácil se tornar um agro broker. Dessa forma, é preciso conhecer a fundo os princípios desse setor. Além disso, existem certificações que é preciso ter, são elas: PQO e AAI.
O Programa de Qualificação Operacional (PQO) é voltado aos profissionais com interesse em atuar na bolsa de valores B3. Enquanto a AAI é para os agentes autônomos em investimentos.
O que são commodities agrícolas?
Commodities agrícolas são ativos financeiros que não possuem grandes variações de preço. No entanto, nem tudo que vem da lavoura se enquadra nesse conceito, é preciso que exista alto valor comercial e estratégico, como é no caso da soja.
Tipos de commodities agrícolas
Existem as softs commodities que são as mais voláteis, porque dependem da produção agrícola e de outros diversos fatores, como oferta e demanda.Já a hard tem sua base nos recursos naturais, além de serem o pilar da saúde econômica de uma nação.
Foto: Mercadorias agrícolas negociadas por um agro broker
Mercados que o agro broker atua
Um agro broker trabalha com produtos que têm poucas variações de preço e que não sofrem muitas alterações, além de serem matérias primas, ou seja, diferentes mercados podem negociar seus produtos. Como os seguintes:
- balcão;
- A termo;
- Futuro.
Nesses casos o que muda são os tipos de negociação. No primeiro caso as operações são diretas e imediatas, enquanto nas outras duas situações as ações são vendidas para que no futuro receba o produto.
A principal diferença entre mercado futuro e mercado a termo
O ponto principal que diferencia o mercado do futuro a termo é o momento em que se encerra a negociação. Nesse caso, o primeiro sofre reajustes diários e o segundo tem o preço pré-fixado.
Agro broker e o regime de contratação
O agro broker pode ser contratado como CLT por uma empresa. No entanto, o que mais comum é trabalhar como prestador de serviço autônomo. Além disso, o serviço do profissional é verificado por sindicatos específicos.
Qual regime é mais vantajoso na hora da contratação?
Em geral as empresas costumam precisar dos serviços prestados por um broker em épocas específicas do ano. Em virtude disso, não é lucrativo pagar todos os meses para esse trabalhador, tornando o contrato como CLT uma opção não vantajosa.
Relação entre agro broker e Bolsa de Valores
A bolsa de valores é o ponto de encontro entre comprador e vendedor, além disso é onde são negociados as commodities agrícolas. Nesse caso, o agro broker é o intermediador das compras e vendas desses ativos.
Esses profissionais atuam na B3 em mesas de bancos de investimento. Dessa forma, não tomam decisões, mas executam as vontades do cliente da melhor maneira possível.
O que são bancos de investimentos?
Bancos de investimentos são instituições voltadas para o mundo dos negócios. Contudo, essas entidades são reguladas como sociedade anônimas e atuam como intermediários financeiros de forma parecida ao que o broker faz.
Qual a importância de um agro broker?
Um agro broker é o gestor responsável pela compra e venda de ativos no mercado agrícola. Desta forma o profissional entra como mediador atendendo a vontade do cliente para fechar o melhor negócio.
Além disso, o broker cuida da parte burocrática das negociações. Esse trabalhador costuma prestar serviços como autônomo e precisa ter vasto conhecimento sobre a bolsa de valores e investimentos.
Hoje em dia ainda não existe formação acadêmica para o ramo, mas é preciso algumas certificações. Já que se trata de uma área de extrema importância para o funcionamento do agronegócio brasileiro.
Image by Carolina from Pixabay