Fique por dentro de como funciona o BITH11, veja quais as taxas envolvidas e como aplicar nesse ETF da maneira correta

BITH11: um ETF de Bitcoin que você precisa conhecer

O BITH11 é um ETF, fundo de índice, perfeito para quem quer começar a entender o mercado de criptomoedas.No entanto, para investir com segurança, é essencial ter noção de como ele funciona. Veja um artigo completo e tire todas as suas dúvidas.

Leia também:

Descubra o que é um ETF

Antes de falar sobre o tema principal desse post, vale a pena deixar claro logo no início o que é um ETF. Assim, esse termo se refere a um fundo de investimento similar a um índice de referência, como a própria Bovespa.

É por isso que ao investir em um ETF você de forma automática garante uma parte ou parcela das ações das empresas que estão nele.

E então, o que é BITH11?

Conhecido por ser um produto capaz de oferecer exposição ao Bitcoin. Dessa forma, por isso que se diz que um ETF de criptomoeda como esse tem um objetivo muito claro.

Ele corresponde ao desempenho do NQBTC, Nasdaq Bitcoin Reference Price FI , isso em reais. Portanto, o BITH11 existe para estipular o valor dessa criptomoeda em tempo real.

Um fato interessante sobre esse ETF é que ele foi criado pela Hashdex. No entanto, hoje é gerenciado pelo Banco Genial S.A.

Com uma atuação bem recente, esse ETF entrou para a Bolsa de Valores apenas em 2021. Além disso, ele ficou famoso por conseguir atrair diversos investidores que estavam a fim de aplicar em criptomoedas.

Foto: O BITH11 é um ETF que está ganhando muito espaço no mercado.

Conheça melhor a composição desse ETF

O BITH11 é composto em 95% pelas cotas do índice da Hashdex, logo, faz parte de uma política de investimento. Isso porque nesse lugar tem-se as principais criptomoedas do mercado, como o Bitcoin.

Taxas

Esse ETF segue a lógica de todos os outros investimentos da categoria e conta com algumas taxas. Dessa forma, se você quer começar a investir nisso é importante ficar por dentro desses valores.

As taxas de administração e tributação

Hoje, esse ETF conta com uma taxa de administração de 0,7% ao ano. Agora, claro, esse valor é baseado em cima do patrimônio líquido do mesmo. Além disso, 0,6 dessa porcentagem se refere a débitos como impostos.

Já o restante está relacionado ao que é pago para os chamados gestores de fundo. No caso da tributação, tem-se o pagamento de 15% de imposto de renda. Isso com base no ganho de capital.

Quais são as vantagens desse BITH11?

Antes de optar por investir nesse ETF é essencial conhecer melhor os prós e contras que ele oferece. Só assim você consegue ter uma noção ampla dos riscos e avaliar se tudo vale a pena ou não. Dessa forma, algumas das vantagens desse fundo são:

  • É uma moeda muito valorizada no mercado;
  • Esse é um tipo de investimento privado;
  • Possui uma maior opção de diversificação.

Os ETFs, não são o BITH11, fazem parte de uma tendência que cresce com muita força. Afinal, o intuito é que eles venham a substituir o dinheiro que se conhece hoje, de modo mais tradicional.

Vale lembrar que as criptomoedas são privadas, logo, esse tipo de investimento te dá mais segurança. Além disso, esse ETF também te dá a opção de diversificar um pouco a sua carteira.

Existem desvantagens ao investir nesse tipo de ETF?

De fato, assim como qualquer investimento, existem pontos não tão interessantes com relação a esse ETF. Portanto, confira logo abaixo quais são as principais desvantagens dele:

  • Possui risco de mercado interno, externo e de liquidez;
  • Conta com risco de ágio e deságio;
  • Risco de pandemia;
  • Fatores macroeconômicos.

Ainda é importante citar a presença das taxas. Então, antes de optar por investir ou não no BITH11 leve em conta esses aspectos. Além disso, uma dica é sempre pensar se tal ETF é mais rentável do que arriscado para você.

Como investir no BITH11?

Até aqui você já sabe bem como esse ETF funciona. Então, é hora de aprender a investir nele de forma correta. Assim, primeiro de tudo é necessário entrar no home broker da sua corretora.

É lá que você deve pesquisar pelo código do ETF e efetuar a compra. Inclusive, qualquer pessoa pode investir nessa operação. No entanto, é essencial estar dentro do pregão e possuir um valor mínimo de R$50.
Pronto, agora você sabe como aplicar no BITH11. Por fim, leve em conta as dicas citadas e veja se esse ETF de fato condiz com o seu perfil de investidor.

Image by master1305 on Freepik

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo