Bull Trap: como evitar perdas com a tendência falsa de alta nas ações?

A Bull Trap, ou armadilha do touro, é uma variante de risco que pode atingir investidores. Por isso, tanto quem tem pouca experiência como quem já opera há anos precisa estar atento a essa situação. Então, entenda mais sobre o conceito e como se prevenir. 

Leia também:

A popularização dos investimentos na Bolsa

Nos últimos anos, aumentou o número de pessoas que passou a investir em ações na Bolsa de Valores. Nesse sentido, essa se tornou uma opção para quem está em busca de um rendimento maior. 

Mesmo que tenha um risco maior, o mercado de ações tem boas chances de dar um retorno positivo. Para isso, no entanto, é essencial entender a dinâmica dos investimentos, bem como, saber identificar potenciais riscos.

Corretoras

Abrir uma conta em uma corretora e começar a comprar e vender ações é bem simples. Entretanto, mesmo que essas empresas apresentem algumas indicações de títulos, cabe ao investidor avaliar se é um bom negócio.

Foto: A Bull Trap pode representar um risco aos investimentos no mercado de ações

Foto: A Bull Trap pode representar um risco aos investimentos no mercado de ações

Entenda o conceito de Bull Trap

A expressão, que é comum no mercado financeiro, significa na tradução literal armadilha do touro. Ela se refere a uma expectativa de alta em algum ativo, que não se concretiza. Por isso, é preciso estar atento para não ter prejuízos. 

Isso ocorre porque muitos traders e investidores menos experientes se baseiam em análises gráficas. Desse modo, ao identificar um padrão, apostam em uma tendência que um ativo se valorize. 

Compra de ações

A partir dessa falsa expectativa, podem comprar um lote de ações na esperança de auferir ganhos com a alta. No entanto, o que ocorre na Bull Trap é o oposto e logo na sequência ocorre a queda. 

Como identificar uma Bull Trap?

Estar atento a alguns sinais pode ajudar a reconhecer esse movimento no mercado e evitar prejuízos. Então, confira a seguir alguns fatores que merecem atenção: 

  • Número de vezes que os gráficos estiveram perto do ponto de resistência;
  • Preço do ativo, se está sobrevalorizado;
  • Volume de compras da ação. 

A análise da resistência se dá pelos gráficos que mostram a flutuação dos valores de um ativo. Desse modo, ela ocorre na manutenção do preço por um período, ou em uma visão gráfica, uma linha constante. 

Quebra da resistência

Nesse ponto, pode ocorrer uma subida do preço de uma ação. Então, quem comprou o ativo durante a resistência terá um ganho. Por outro lado, se essa tendência não se confirmar, estará diante de uma Bull Trap e ocorre a reversão, ou queda do valor.

Quais os riscos da Bull Trap para o investidor?

De forma geral, operar no mercado de ações exige um perfil mais agressivo do investidor. Ou seja, diferente de outros tipos de títulos mais conservadores, é preciso estar preparado para perdas.

Mesmo assim, entender melhor como se movimenta o mercado pode evitar prejuízos maiores. Nesse sentido, alguns dos riscos ao investidor no caso de estar diante de uma armadilha do urso são:

  • Perdas acumuladas, ao comprar um ativo que de desvaloriza na sequência;
  • Aportar um valor alto em uma operação no momento errado. 

Diante disso é preciso estar atento para não ter uma percepção equivocada de um ponto de resistência. Assim, é possível evitar uma decisão ruim para sua carteira de investimentos.

Análise de outros fatores em conjunto

Só com a análise gráfica não é possível ter a exata noção de qual será o movimento de um ativo. Por isso, é preciso levar em conta o que ocorre nos bastidores, ou seja, outros fatores que podem influenciar nos preços. Então, veja algumas dicas do que considerar:

  • Histórico de compras;
  • Especulação no mercado;
  • Grau de confiabilidade da empresa que oferece o ativo.

Em qualquer tipo de investimento, é necessário deixar de lado as emoções. Desse modo, tanto na alta quanto na baixa, não deixe que a euforia ou a ansiedade tomem conta. Mesmo que caia em uma Bull Trap, é possível aguardar e vender os ativos com uma perda menor.

Saiba como evitar a Bull Trap

O ideal para se resguardar de uma armadilha do urso é aguardar para ver se a tendência de alta se confirma. Desse modo, o investidor pode tomar uma decisão com maior segurança e preservar seu dinheiro. 

Estar sempre atento ao mercado também é uma forma de entender as tendências. Por isso, quem pretende iniciar a compra e venda de ações, deve buscar notícias sobre o assunto. Assim, você consegue entender o contexto por trás das informações dos gráficos.

Informativos

Muitas empresas oferecem resenhas com a opinião de especialistas sobre o mercado. Essa também é uma boa forma de entender melhor sobre os movimentos e riscos desse tipo de operação. 
Com isso, será possível identificar padrões e comportamentos de forma mais natural. Portanto, para evitar uma Bull Trap é essencial entender bem sobre o mercado, o que só se adquire com o tempo e muito estudo.

Imagem de Lorenzo Cafaro por Pixabay

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo