Os benefícios de ter contas em diversos bancos

Quais vantagens de ter contas em diversos bancos?

Entenda quando é vantajoso criar contas em diversos bancos, inclusive, para quem é empreendedor. Além disso, conheça também os aspectos menos atraentes de tomar tal decisão. Confira tudo e descubra o que é melhor para a sua vida financeira. 

Os benefícios de ter múltiplas contas

Para começar a entender as vantagens de se relacionar com diversos empreendimentos bancários, precisa-se dizer que o perfil do cliente deve ser considerado, a fim de saber se é uma escolha, de fato, benéfica.

Confira abaixo uma pequena relação de modelos de consumidor e os benefícios que ele recebe quando adquire mais de uma conta.

1 – Consumidor dinâmico

Caso você seja o tipo de usuário que precisa realizar diferentes tipos de compras e fazer transferências bancárias, ter contas em diversos bancos pode ajudar na hora de variar as instituições financeiras.

Por outro lado, no caso de uma empresa, você pode ter um limite mais baixo, desta forma, ter outro vínculo possibilita que você conquiste uma taxa de gastos mais alta. Ou seja, essa é outra vantagem de ter vários contratos.

2 – Cliente interessado no crédito

Agora, para os interessados em crédito consignado, possuir mais de uma assinatura bancária pode cooperar com o procedimento de empréstimo. Além disso, você pode ter duas contas em uma mesma unidade, ou seja, uma corrente e outra poupança.

Desse modo, você faz suas economias e arca com as despesas da sua vida particular e familiar.

3 – Consumidor que acumula milhas

Caso você goste de acumular milhas, é interessante fazer contas em diversos bancos, porque eles possuem programas de pontos. Por isso, você pode colecionar por meio de diversas instituições e sistemas monetários digitais. 

Assim, se torna mais rápido realizar um acúmulo da sua pontuação, a fim de trocar por:

  • Dinheiro;
  • Passagens aéreas;
  • Descontos em lojas;
  • E produtos.

Várias contas para quem possui um negócio próprio

É vantajoso abrir contas em diversos bancos quando você é um empreendedor com objetivos específicos. Por exemplo, quem trabalha com financiamento de imóveis, deve sempre estar em busca de benefícios de instituições por meio de pesquisas.

Nos dias atuais, é comum ver empresas diminuindo o crédito de seus usuários mais comuns. Até por isso, criar mais de uma conta tem sido uma saída para aqueles que possuem pouca margem em uma instituição.

Afinal, o desejo do cliente é ter um limite de crédito maior, a fim de realizar suas compras, transações, bem como emergências financeiras. Assim, mais de um acordo com um banco, é vantajoso para abrir o campo de compras.

Mesmo que as tendências para a abertura de crédito sejam pouco previsíveis, há alguns benefícios nesta opção.

Os cuidados ao abrir diversas contas

Não são somente vantagens quando se trata de ter contas em diversos bancos. Fique sabendo, que antes de assumir qualquer contrato com uma instituição financeira, você deve estar ciente das suas informações e deve considerar alguns pontos, por exemplo:

  • Calcule o seu salário;
  • Perceba se você tem uma renda mínima adequada e estável;
  • Não se esqueça de se planejar e ler os contratos com atenção;
  • Pense nas taxas diferentes que serão cobradas para cada cartão;
  • Pense na declaração de imposto de renda de diferentes contas.

Seja atento ao gerar múltiplos cartões

Afinal, admitir vínculos com empresas é um negócio sério para o seu bolso e para os serviços do banco. Então, pense nisso como uma possível desvantagem de possuir muitas contas, caso você não possua renda para pagar mais de duas anuidades.

Nesse sentido, é importante quitar essa cobrança, pois é o valor estabelecido em comum acordo com o cliente, para que a manutenção do cartão seja feita e você tenha acesso aos benefícios do produto.

Agora, outra desvantagem que pode surgir, também é devido a falta de planejamento. Portanto, é preciso mencionar que alguns cartões possuem um limite mínimo de compras que você precisa realizar de forma mensal.

Dessa forma, verifique se você pode cumprir com essas aquisições mensais, a fim de manter várias contas em instituições bancárias distintas.

Saiba quantas contas você deve criar

Ao acompanhar este artigo, fica claro quais são as vantagens e as desvantagens de criar contas em diversos bancos. Acima de tudo, na hora de tomar uma decisão, é importante ter cautela. 

Existem alguns casos que podem ajudar na hora de decidir o número de acordos que você quer realizar com as instituições. Por isso, confira se consegue se identificar com o perfil a seguir.

Autônomo ou vendedor

Veja se você trabalha com os seguintes seguimentos:

  • Vende produtos;
  • É autônomo;
  • Presta serviços.

Bem, caso se identifique com alguma dessas atividades, é vantajoso possuir mais de uma conta. Afinal, essas profissões lidam com clientes e transações a todo momento, desse modo, nem todos os bancos são semelhantes e acabam por cobrar taxas.

A fim de tornar o negócio menos tarifado, você pode abrir conta em dois ou três bancos para garantir a demanda. Além do mais, outro ponto positivo é criar cadastros em empresas digitais de pagamento, pois elas tem se popularizado bastante nos últimos tempos.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 111

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo