Conheça os diferentes conceitos de independência financeira e veja quais são as fases para conquistar essa sonhada liberdade

Independência financeira: conheça os seus significados e os estágios para alcançá-la

A independência financeira assume muitos significados. Por exemplo, para alguns, é ter dinheiro o bastante para pagar contas em dia. Mas, para outros, que ganham mais do que gastam, é a chance de poder investir o montante que sobra no fim do mês. 

Leia também:

Os diferentes conceitos de independência financeira

Para algumas pessoas, liberdade financeira é quando os seus rendimentos são o bastante para se sustentar sem precisar de um trabalho. Assim, esse conceito está mais ligado à ideia de viver de renda e da aposentadoria, a fim de usar o dinheiro como quiser.

Após alcançar o sonho de ser independente em suas rendas, o cidadão pode utilizar os rendimentos do trabalho para expandir o seu patrimônio. 

Com isso, é possível fazer reservas de dinheiro e aplicá-las de modo que deem bons retornos. Portanto, a partir disso, dá para se viver da forma que sempre desejou. Mas, para outras pessoas, no entanto, a expressão assume a forma de:

  • Poder adquirir o iPhone mais recente do mercado;
  • Não precisar do suporte financeiro de terceiros;
  • Conseguir viajar várias vezes durante o ano.

Conheça as quatro fases da liberdade financeira

Para chegar a esse patamar em suas finanças, antes de tudo, é preciso entender quais são as etapas da independência financeira. Então, a partir disso, é possível ver em qual desses estágios você está e o que é necessário fazer para alcançar os próximos. 

1 – Liberdade de curto prazo

Aqui, nessa fase inicial, é quando a pessoa tem dinheiro o bastante para ficar um tempo sem um salário, por exemplo. No geral, esse período sem ganhos é de dois meses a um ano. 

Isso é chamado de reserva de emergência e é um fundo essencial para cobrir despesas inesperadas, como uma cirurgia ou ficar desempregado. Assim, essa renda guardada impede que o indivíduo perca o controle sobre as suas finanças e acumule dívidas.

Quanto guardar?

A quantia usada para a reserva de emergência deve ser o suficiente para que você mantenha o seu padrão de vida. Ou seja, ele deve cobrir as suas despesas do mês. 

2 – Independência financeira de contas

Os débitos em aberto são os principais obstáculos à liberdade financeira. Portanto, sair da inadimplência é vital para alcançar a sua independência. Aliás, com isso, você também terá mais dinheiro para guardar, pois não vai mais precisar liquidar juros abusivos.

Para muitos brasileiros, essa é uma realidade difícil de ser alcançada. Então, de acordo com uma pesquisa da Folha de São Paulo, em setembro de 2021, 45% dos cidadãos estavam com contas em atraso ou endividados.

Quem faz parte dos 55%, busque quitar as contas sempre em dia e procure ter um padrão de vida que condiz com a sua realidade do ponto de vista financeiro. 

3 – Liberdade de emprego

Neste terceiro estágio da independência financeira, a pessoa possui mais estabilidade e está mais próxima de viver do jeito que sempre sonhou. 

Essa etapa significa que caso você perca o emprego, por exemplo, há uma outra fonte de renda disponível para que se sustente sem problemas. 

Saiba que esse tipo de liberdade é essencial para quem está começando uma família. Pois se um dos cônjuges resolver ficar em casa com os filhos por um tempo ou decidir mudar de profissão, ter uma boa reserva de dinheiro vai manter as finanças sob controle

4 – Independência financeira total

Nesta situação, o indivíduo consegue viver com os lucros dos investimentos que fez. Dessa maneira, os retornos são maiores do que as despesas mensais.

Com isso, não é preciso ter um trabalho fixo, a menos que queira continuar no mercado, porque gosta da sua área ou deseja realizar sonhos ainda maiores como:

  • Construir uma casa;
  • Abrir o seu próprio negócio;
  • Comprar um carro à vista. 

Ao chegar nesta etapa, continue investindo e se planejando, a fim de garantir que o orçamento esteja de acordo com o seu estilo de vida.

Saiba como ter independência financeira a longo prazo

Um dos desafios da liberdade financeira é mantê-la a longo prazo. Mas, para atingir esse objetivo, acima de tudo, é essencial que você estipule um prazo.

Suponha que queira viver de renda daqui 30 anos. Então, com base em seu padrão de vida, calcule a quantia que será necessária para dar conta de todas as suas despesas pelos próximos anos.

Leve em conta também a sua expectativa de vida. Por exemplo, caso chegue até os 85 anos, adicione os custos com a saúde que devem aumentar.

Descubra quais investimentos são ideais nesse contexto

A partir disso, divida a quantia total pelos 30 anos e terá a resposta do quanto terá que guardar todo mês para atingir a independência financeira a longo prazo. Em relação aos investimentos, assuma um perfil mais conservador e invista em:

O que é liberdade financeira para você?

Ela assume diferentes significados, afinal, cada pessoa tem um perfil de consumo, bem como suas próprias metas e comportamentos.

Agora que conhece todas as etapas para alcançar a sonhada independência financeira, pode começar a sua jornada em busca dela, a fim de conquistá-la e mantê-la a longo prazo.

Ter um plano financeiro eficiente, poupar dinheiro e realizar boas aplicações são as bases para viver da forma que deseja e merece, sem grandes preocupações.

Amor foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo