Investir em ações ou criptomoedas é uma dúvida de muitos, entenda melhor como cada uma dessas opções funciona e veja qual é a melhor

Que vale mais a pena ações ou criptomoedas

Investir em ações ou criptomoedas é uma dúvida de grande parte das pessoas que estão entrando no mercado financeiro. No entanto, cada uma dessas opções tem prós e contras que precisam ser avaliados. Assim, acompanhe um guia completo sobre esse assunto.

Ações ou criptomoedas: entenda os conceitos

Entender bem o que significa cada termo desse é a melhor maneira de começar a falar sobre o tema. Dessa forma, algumas questões já são esclarecidas de início. Primeiro, a criptomoeda é uma espécie de dinheiro e sua grande diferença é ser uma moeda digital.

Outro grande ponto é que ela não é emitida por governo algum. Além disso, dentro desse contexto essa moeda tem funções muito bem definidas. Então, confira logo abaixo quais são elas.

  • Atuar como meio de troca;
  • Fazer com que transações comerciais aconteçam de forma mais simples e prática;
  • Funcionar como reserva de valor, no intuito de garantir o poder de compra no futuro.

Não existe apenas uma moeda

Muitas pessoas acham que criptomoeda se refere apenas a uma espécie de dinheiro. No entanto, existe uma grande variação dessa categoria hoje no mercado virtual. Logo, o Bitcoin e Etherum são bons exemplos disso.

Agora, as ações representam pequenas partes de uma companhia.  Porém, a empresa deve ter um cadastro na Comissão de Valores Mobiliários, órgão que fiscaliza esse processo.

Quais as vantagens de investir em ações

É verdade que entender o mercado de ações não é algo simples. No entanto, esse esforço traz uma série de benefícios interessantes para quem busca investir nesse universo.  Assim, o primeiro deles é que o usuário ganha duas vezes com as ações.

Tudo por causa da valorização e dos dividendos. Além disso, elas são uma ótima forma de proteger os seus investimentos. Afinal, você está aplicando em empresas e não em dívidas isoladas.

Descubra os benefícios de investir em criptomoedas

Como esse é um negócio que só cresce com o passar do tempo, é de se esperar que ele tenha muitas vantagens. De fato, quem opta por investir nesse ramo tem acesso a várias regalias, olhe só.

Taxas e pagamentos

Um dos principais benefícios envolvidos nesse sistema de moedas é a liberdade de pagamentos. Então, por exemplo, com apenas um Bitcoin o usuário envia qualquer quantia de forma imediata para qualquer lugar.

Até o presente momento, transações feitas com dinheiro virtual apresentam taxas baixas ou até mesmo, são isentas disso. Portanto, é uma ótima opção para aqueles que querem economizar e estão vendo se vão escolher ações ou criptomoedas.

Segurança e transparência

Já foi comprovado que os pagamentos feitos com essas moedas não gravam dados pessoais dos usuários. Assim, essa é uma grande ferramenta na luta contra a proteção de identidade.

Existe um outro benefício bem importante no que se refere a segurança. Dessa forma, o indivíduo guarda seu dinheiro com base em um sistema de criptografia. Em resumo, é um processo muito bem estabelecido que visa sempre cuidar dos usuários.

Desvantagens de investir em ações ou criptomoedas

Toda ferramenta também tem suas desvantagens e não considerá-las é um erro muito grande. Então, nesse caso os contras podem ser classificados em dois grupos, aceitação e volatilidade.

O número de pessoas que têm conhecimento sobre esse tipo de dinheiro ainda é muito baixo. Assim, encontrar locais que aceitem pagamentos com ele não é uma tarefa nada simples.

Em contrapartida, essas moedas estão ganhando o seu espaço ainda que de forma lenta. Portanto, é normal que o valor delas sofra alterações constantes. Quem não fica de olho nisso se decepciona com frequência.

O que é mais rentável?

Não existe uma resposta exata para isso, de modo que as duas alternativas funcionam de maneira bem diferente. Então, é possível escolher ações ou criptomoedas e se dar bem nos dois ramos. O  que mais importa é definir o seu perfil de investidor e seus objetivos.

Saiba como escolher seus investimentos

Prazo é sempre uma variável que precisa ser considerada, ainda mais no caso das ações. Além disso, a liquidez é essencial na hora de pensar em que aplicar o seu dinheiro. Uma dica que muitos indivíduos que estão no ramo a mais tempo fazem, é focar no longo prazo.

Junto a isso, os usuários monitoram de maneira frequente todos as suas aplicações. Assim, não importa se você escolher investir em moeda virtual ou ações, é necessário acompanhar as movimentações.

Por fim, esse é um universo cheio de possibilidades, o que faz com que algumas pessoas se empolguem. No entanto, tenha muito cuidado e tome decisões conscientes sempre.

Afinal, vale mais investir em ações ou criptomoedas?

Caso esteja procurando uma forma de investir mais tradicional, a primeira opção é excelente. Agora, as moedas digitais estão crescendo muito e trazem cada vez mais surpresas.Fique tranquilo ao escolher entre ações ou criptomoedas. Ambas são ótimas oportunidades de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Então, com muito estudo e cuidado, é possível conquistar grandes coisas nesse mundo dos investimentos.

Photo by André François McKenzie on Unsplash

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 150

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo