O CDB significa Certificado de Depósito Bancário e representa um investimento de renda fixa emitido pelos bancos. Fazendo, dessa forma, que qualquer investidor pode ter um CDB no seu portfólio de aplicações financeiras com risco baixo e rentabilidade aceitável para investimentos de alta liquidez, ou seja, de rápida recuperação em caso de emergências
Assim, podemos ver que é o principal investimento, junto ao Tesouro, para se ter uma reserva de emergência, já que ambos estão trabalhando a taxa CDI.
Antes, vale saber que o CDB conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por conjunto de depósitos e investimentos em cada instituição ou conglomerado financeiro, limitado ao teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
Como funciona o CDB?
Basicamente, o CDB funciona como um empréstimo do seu dinheiro para a instituição bancária. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade que é definida no momento da compra. A sua captação pelos bancos servem para financiar as atividades do banco emissor, como projetos, crescimento e pagamento de dívidas.
Para saber qual investimento rende mais na sua carteira, uma forma de se fazer isso é comparar investimentos de renda fixa usando esta calculadora disponível aqui no portal.
Vamos melhorar nosso hábitos financeiros? Comece agora!