O EBITDA é um índice importante para constatar o potencial de crescimento de uma empresa com base em seus recursos produzidos

Você já ouviu falar sobre para que serve e como calcular o indicador EBITDA?

A sigla EBITDA tem origem na língua inglesa. O termo significa earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Saiba mais sobre este indicador que é vital na hora de ver o desempenho de uma empresa.

Leia também:

O que é EBITDA?

Em português ele é conhecido como LAJIDA. Em suma, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. As duas siglas têm o mesmo significado, no entanto a versão inglesa é mais usada no mercado.

O índice mostra o quanto uma empresa tem de gerar caixa operacional. Em outras palavras, é quando ela produz recursos por meio de sua ação, sem contar nem com impostos ou com o que foi investido.

Saber o EBITDA permite avaliar não apenas as finanças, como também outras áreas da firma. Afinal de contas, é possível avaliar outros pontos de uma empresa, tais quais:

  • Produção;
  • Eficiencia;
  • Capacidade de crescer.

De acordo com este indicador, é possível fazer uma análise tanto da própria empresa ano após ano. Bem como comparar com os rivais, e com isso, encontrar meios de se destacar no mercado.

Qual é a importância deste indicador?

O uso deste índice para avaliar empresas ganhou crédito ao longo dos anos. Afinal de contas, apenas o resultado final pode não demonstrar com precisão o potencial do negócio em um certo período.

Esse é um tipo de análise que ficou popular nos Estados Unidos na década de 1970. Com o tempo, acabou sendo muito adotada não só por analistas, bem como por pessoas que investem. 

Sendo um dos melhores meios de ver o potencial de crescimento de um dado negócio. Além disso, ele serve para quem investe saber se deve ou não alocar recursos na empresa, por meio da compra de ativos na Bolsa de Valores.

Valor de mercado

O EBITDA também auxilia a definir o valor de mercado de uma firma. Isto ocorre, porque ele avalia se ela é capaz não apenas de quitar suas dívidas, mas de ter ganho para pagar os dividendos aos seus acionistas.

Como é feito o cálculo do EBITDA?

Para calcular o índice, antes de mais nada, é preciso chegar ao valor do lucro da operação, que também é conhecido como EBIT.

Este cálculo é o resultado da subtração dos custos dos produtos vendidos e despesas operacionais, a partir da receita líquida obtida no período. 

Após obter este primeiro resultado, é necessário somar ao ganho, outros valores, tais quais, a depreciação e a amortização.

Alternativa para cálculo

Existe ainda outro meio para chegar ao valor do EBITDA, que é a partir do resultado do lucro líquido. Em outras palavras, ao término da amostra de resultado, é preciso somar o imposto de renda e a contribuição social.

A estes valores também é preciso adicionar não apenas o resultado financeiro líquido, como também a amortização e depreciação. Vale frisar que todos os esses dados são obtidos na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa.

De acordo com o crescimento do índice, é que se chega à lição sobre a projeção de crescimento do negócio. Ou seja, quanto mais ele cresce, mais produtiva e eficiente a empresa está. Ao contrário, as quedas no indicador indicam problemas de crescimento.

Qual é a diferença entre EBITDA e EBIT?

O EBIT, que significa earning before interest and taxes, ou seja, em português, o lucro antes dos juros e tributos. Da mesma forma é um indicador popular tanto entre os analistas do mercado financeiro, como também por pessoas que investem.

EBITDA e EBIT apesar de parecidos, na verdade, eles tem de dados que se diferem sobre a empresa. Afinal de contas, este último estima o verdadeiro lucro contábil que a empresa conseguiu ter em um certo tempo.

Neste cálculo não se deduz nem a depreciação dos ativos tangíveis, nem a amortização daqueles ativos que são intangíveis.

O que ele analisa?

Este índice também avalia como a empresa gera recursos por meio de suas atividades. Acima de tudo, sem levar em conta os ganhos que tem origem em efeitos financeiros, nem os gastos com impostos. Ou seja, ele inclui os efeitos das depreciações e amortizações.

Como analisar o indicador?

O EBITDA é valioso tanto para avaliar os lucros, como também a ação de um negócio. No entanto, é preciso levar em conta outros dados ao fazer a análise de uma empresa. Afinal de contas, o indicador mostra apenas o resultado final das contas.

Vale frisar, que um índice que a princípio pode parecer muito útil, pode na verdade esconder falhas nos dados da empresa. Como por exemplo, nos dados contábeis. Por isso, além de tudo, também é preciso olhar outros fatores, tais quais:

  • Receitas;
  • Dívidas;
  • Fluxo de caixa;
  • Liquidez.

Para que ele seja considerado bom, precisa estar positivo. Pois quando ele é maior do que zero quer dizer que a empresa consegue gerar caixa por meio de sua principal atividade. Ou seja, sem depender de operações financeiras.

O EBITDA é um indicador confiável?

EBITDA como objeto de análise é muito útil. No entanto, desde que o analista ou a pessoa que investe leve em conta outros dados da empresa na hora de realizar suas avaliações.

Uma vantagem ao considerar esse índice é que ele é universal. Em outras palavras, ele pode ser aplicado a qualquer empresa, pois não leva em conta fatores locais, tais quais impostos. Com isso fica mais fácil comparar com concorrentes.

O indicador oferece um bom comparativo também quando se trata de apontar tanto a produção quanto a eficiência de um negócio. Além disso, ele também demonstra:

  • Visualização do grau de cobertura das despesas financeiras;
  • Benchmarking financeiro;
  • Viabilidade do negócio.

Pontos negativos

Vale frisar, que assim como outros indicadores, ele também tem contras, como por exemplo, não estabelecer investimentos necessários para o crescimento da empresa.

Como possui limitações, é preciso analisar o EBITDA, também conhecido como LAJIDA. Em conjunto com os demais números, com o intuito de tomar as melhores decisões na hora de investir.

Photo by Nicholas Cappello on Unsplash

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo