A teoria do Efeito Lindy relaciona a perspectiva futura de carreira, empresa, tecnologia e afins ao seu tempo de atuação. Ela afirma que o período de sobrevivência implica na expectativa de vida.
Muitas pessoas não sabem, mas essa teoria está presente em muitas situações do dia a dia. Portanto, use esse artigo para compreender o que é e como aplicá-la em suas decisões, como o controle das finanças pessoais.
O que é o efeito Lindy?
Efeito Lindy relaciona o tempo de existência de um produto, serviço ou ideia, à sua expectativa de duração futura. Assim, a perspectiva corresponde ao tempo de existência.
A teoria afirma que cada período de sobrevivência implica uma permanência mais longa de expectativa de vida. Por exemplo, o ouro, foi considerado valioso por milhares de anos e é provável que continue a ser.
Em geral, a lógica é que quanto mais tempo algo está no mercado, mais tempo tende a estar. Além disso, isso gera credibilidade, portanto o efeito implica na escolha dos consumidores.
Como foi criado
A expressão Efeito Lindy surgiu em 1964, em um artigo do escritor Albert Goldman, chamado Lindy ‘s Law. O nome do estudo era uma alusão a um restaurante de Nova Iorque, frequentado por atores.
O escritor concluiu que o futuro da carreira de um comediante é proporcional ao seu tempo de atuação. Ou seja, se um profissional tem dez anos de carreira, é provável que ele tenha pela frente no mínimo mais cinco anos.
No entanto, era apenas uma observação do escritor. O conceito só recebeu embasamento matemático anos depois, por Benoit Mandelbrot, confirmando então sua teoria e assim gerando mais credibilidade.
Efeito Lindy nos dias atuais
O Efeito Lindy é aplicado, mesmo que inconsciente, em muitos momentos do dia a dia. Afinal, em quase todas as questões, a experiência é um fator decisivo.
Isso pode ser observado em muitas situações, por exemplo, na escolha de um profissional da área de saúde. Uma vez que, as pessoas tendem a optar por especialistas, e não recém-graduados.
Dessa maneira, o tempo indica qualidade. Logo, as pessoas tendem a escolher pelo que já está consolidado no mercado, com o intuito de garantir uma boa experiência.
Nas finanças pessoais
O Efeito Lindy se aplica também às finanças pessoais, porque pessoas que organizam as finanças há mais tempo, tendem a ter um controle maior. Enquanto, quem começou há pouco, ainda não desenvolveu um processo de controle que funcione.
Dessa forma, é mais fácil prever o futuro financeiro de alguém que tem o controle há mais tempo. Afinal, pessoas que ainda não tem uma boa organização financeira, podem desistir ou não conseguir se organizar.
A lógica é a mesma de uma empresa. Caso durante os primeiros obstáculos o diretor desistir, o negócio não se tornará grande. Do mesmo modo, se uma pessoa desistir no começo da organização financeira, ela nunca a alcançará.
O efeito Lindy nos investimentos
Todos os anos, investidores compram suas primeiras ações. No entanto, muitos não permanecem por muito tempo no mercado e outros desistem de investir no primeiro declínio.
Os investidores iniciantes querem retorno imediato, mas aqueles que se preparam por meio de estudos, estão investindo a longo prazo. Logo, tendem a ter resultados superiores.
Portanto, o Efeito Lindy é visto nos investidores que:
- Preparam-se para o mercado;
- Aproveitam as dificuldades para melhorar suas estratégias;
- Usam as adversidades para se aperfeiçoar.
Por que as pessoas preferem a experiência?
O Efeito Lindy revela que as pessoas dão prioridade à experiência, na hora de escolher um produto ou serviço, porque quanto mais tempo de mercado, maior a credibilidade, confiabilidade e chance de permanência.
Isso acontece porque os mais recentes ainda estão se estabilizando no mercado. Assim, consumidores que não querem arriscar e optam por serviços e produtos que sejam consolidados. O conceito afirma que a experiência é uma garantia de qualidade.
O tempo é professor
A teoria do Efeito Lindy reforça que o tempo é o melhor professor. Uma vez que, serviços e produtos com mais maturidade tendem a oferecer uma melhor experiência para os consumidores.
O conceito não associa a falta de experiência à incompetência. Apenas conclui que a experiência é um indicador de qualidade. Com base nisso, avaliar o tempo pode ser um fator decisivo.
Reflita sobre o efeito Lindy
Teorias como a do Efeito Lindy podem ser aplicadas não só aos negócios, mas também a questões pessoais como as próprias finanças, ou até na escolha de um bom médico. Uma vez que as pessoas tendem a dar prioridade à experiência.
Isso não significa que o novo não tenha chances. No entanto, quanto mais tempo de mercado, maior será sua credibilidade. O efeito é uma espécie de guia nas tomadas de decisões.
É preciso destacar que a autoridade e experiência não vem da noite para o dia, é necessário persistir. E essa é a grande questão do efeito, para resistir ao tempo é deve-se ter dedicação e esforço.
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