4 aplicativos para acompanhar as movimentações do mercado financeiro

Os investidores principiantes podem, por vezes, se assustar com o volume de informações, dados, gráficos, tabelas e conceitos do mercado financeiro. Sem dúvida, é uma área que requer muito estudo e cautela para entender exatamente que operação está realizando e qual o seu nível de risco.

Uma das características dos mercados, especialmente o de renda fixa, é o nível de volatilidade, que representa a impermanência e a constante variação dos dados financeiros. Quem realiza seus primeiros aportes na bolsa de valores certamente já o percebeu.

Logo, é importante acompanhar com certa frequência as movimentações do mercado e seus impactos micro e macroeconômicos, que vão afetar diretamente os investimentos, da renda fixa à variável.

Felizmente, vivemos em uma era em que a informação chega muito mais rápido do que outrora. Podemos utilizar diversos recursos para ter acesso a ela, incluindo os smartphones. Apps eficientes trazem informações em tempo real (ou quase isso) para acompanhar o que está ocorrendo no mercado.

Listamos abaixo 3 sugestões de aplicativos úteis para melhor se habituar às análises de investimentos.

Investing.com

Disponível na Google Play Store e na Apple Store, esse aplicativo gratuito é um portal de informações financeiras completíssimas da Fusion Media Limited.

Em mais de um idioma – inclusive o português – traz notícias, cotações de índices das principais bolsas do mundo, cotações de ações, dados para análise técnicas, preços de commodities, câmbio, criptomoedas, renda fixa, ETF e muito mais.

Além disso, assinar a newsletter da Investing é sempre interessante, pois trazem frequentemente um calendários dos principais eventos do calendário econômico, tais como: divulgação de resultados de vários setores, do PIB, da inflação, reuniões do Conselho de Política Monetária (COPOM), dados de produção industrial, do varejo do Brasil e do mundo. A melhor pedida para acompanhar o mercado financeiro de perto.

InfoMoney

Já tradicional no ramo do jornalismo econômico, a versão mobile do Infomoney, tem um volume de publicação de notícias e análises bastante interessante. Oferece ao leitor também informações bem apuradas a respeito das movimentações, fusões e compras de empresas.

O app da InfoMoney também reserva uma seção com informações e dicas de investimento em diversas frentes, auxiliando o investidor a montar e gerir sua carteira.

Os dados sobre o mercado financeiro – cotações e índices – são apresentados em uma tela limpa e bem organizada, com o horário da última atualização, inclusive.

Por fim, estão disponíveis ainda o acesso a vídeos e cursos sobre investimentos que possibilitam melhor entendimento desse mundo. Você pode baixá-lo tanto na Apple Store quanto na Google Play Store.

Valor Econômico

Um dos ícones da cobertura econômica no Brasil também tem a sua versão mobile para iOS e para Android. Também possui um volume de informações bem relevante e com uma frequência de atualização compatível com a velocidade do mercado.

A segmentação em seu menu permite uma rápida navegação por assuntos de interesse: política, finanças, empresas, agro, opinião, etc.

O painel de cotações é bastante enxuto e funciona bem apenas como leitura rápida dos principais movimentos do dia. Seu grande destaque mesmo é a cobertura jornalística dos temas que influenciam a economia.

TradeMap

O TradeMap é um aplicativo poderoso e útil para análises técnicas e consumo de informações do mercado compiladas de diversas fontes.

Desenvolvido com excelente UX, permite criar portfólios personalizados para acompanhar suas ações preferidas.

Além disso, oferece muitos indicadores para análises técnicas e dados sobre fundos e renda fixa atualizados.

Conclusão

Ao mesclar o uso desses três aplicativos pode-se tranquilamente entender o que se passa no mercado e começar a traçar as primeiras estratégias de investimento ou fazer análises para a manutenção do portfólio atual. Sabemos o quando os boatos podem ser nocivos aos investimentos. Logo, estar municiado de dados e informações atualizadas vai permitir ao investidor a atuar em uma área menos nebulosa.

Investidor buy & holder, co-fundador do Diário de Investimentos, jornalista (17.248/MG), fotojornalista, escritor, graduando em ciências econômicas, estrategista de conteúdo na área de Marketing Digital e especialista em gestão estratégica da comunicação e comunicação digital e mídias sociais.
Post criado 47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo