O ESG é uma tendência nas empresas do Brasil, que são cobradas por práticas que respeitem o meio ambiente. Assim, essa ação passou a influenciar o mercado financeiro com fundos na bolsa de valores que estão ligados à sustentabilidade empresarial.
Leia também:
- Investimento Sustentável: conheça o ESG
- Como investir na Bolsa de valores sozinho?
- Empresas do setor de água e saneamento básico na bolsa: 4 ações para comprar hoje
Você sabe o que é ESG?
Essa é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança, traduzido para o português. Esse conceito é usado para falar sobre as práticas sustentáveis usadas por uma empresa.
É um conjunto de bons hábitos para indicar se um negócio é ecologicamente correto e consciente, aliás, busca reduzir os seus impactos no meio ambiente. Ou seja, é uma forma de calcular se o seu desenvolvimento é sustentável e responsável.
Para entender esse progresso, é necessário, então, saber o que são os 3 princípios do ESG e como eles funcionam para nortear uma empresa em suas práticas.
Ambiental
Note que a parte ambiental da sigla se refere aos costumes que uma empresa tem para conservar a natureza. Alguns temas são importantes para que as organizações se dediquem e atuem junto com o mercado corporativo, assim como de maneira interna:
- aquecimento global;
- desmatamento;
- uso de energias renováveis na empresa;
- emissão de carbono;
- saneamento básico;
- biodiversidade;
- poluição do ar e da água.
Social
Já a letra S, por outro lado, se refere às maneiras da empresa se relacionar com as pessoas que fazem parte dela, sejam eles os funcionários ou os fornecedores. Para quem investe, por exemplo, é importante saber como ela cuida da satisfação de sua equipe.
É necessário entender por completo as situações que dizem respeito ao bem-estar do conjunto de pessoas que a constrói. Dessa forma, alguns exemplos são estar atento à taxa de turnover, se existe a prática de salários justos ou se o time é diverso.
Governança
A governança da sigla se refere a como uma empresa é administrada por seus diretores e seus gestores. Ou seja, se ela busca entender como e se a gestão atual consegue atender os funcionários, os fornecedores, os clientes e os acionistas em diversas situações, como:
- criação de comitês e conselhos;
- remuneração;
- conduta corporativa;
- existência de canais para denúncias.
Como investir em ESG?
Para investir em ESG, é possível apostar em um ETF ou então investir direto em empresas líderes no ISE, o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Essas são as formas mais simples para quem quer colocar o seu dinheiro em empresas que apostam nessa abordagem.
ETFS
Os ETFs, conhecidos como fundos negociados em bolsa, são ótimas formas para começar a investir em ESG. Desse modo, basta comprar as cotas em fundos que fazem o rastreio das empresas que já têm um bom índice sustentável.
Negócios ESG
A segunda forma para investir é comprar as ações diretamente de empresas. Ou seja, escolher aquelas que são líderes no Índice de Sustentabilidade Empresarial e fazer a aquisição específica nessas organizações na bolsa de valores.
Por que investir em ESG?
Investir em ESG é uma aplicação pouco arriscada, ideal para quem tem um perfil de investidor mais seguro. Aliás, tem altas chances de gerar lucro, além de ser uma tendência de mercado e assim, pode valorizar o dinheiro aplicado.
Investir em ESG é uma das grandes tendências no mercado financeiro. Foto de user 6702303 em Freepik.
É uma tendência de mercado
De acordo com as pesquisas recentes da Bloomberg, uma empresa de tecnologia e de dados, é esperado investimentos de mais de U$ 53 trilhões até o ano de 2025 para fundos em ESG. Assim, o valor será equivalente a um terço do total que será aplicado no ano.
Por ser uma tendência, o olhar de investidores em ações do tipo faz com que as empresas fiquem mais atentas quanto aos princípios sustentáveis.
Com isso, é natural que os negócios se adequem ao novo pensamento ecológico de seus clientes, que têm grandes chances de ganhar ainda mais força daqui para frente.
Essa necessidade de se pensar em como poupar o meio ambiente e de se preocupar com ele, fica cada vez mais real. Mais ainda quando se pensa que os recursos naturais são finitos e de fato, muitos deles estão perto de acabar em um futuro muito próximo.
Imagen de master1305 en Freepik