Day trade, swing trade, buy and hold: estratégias para todos os prazos

Conheça tudo sobre day trade, swing trade, buy and hold

Day trade, swing trade, buy and hold são operações financeiras importantes para o investidor brasileiro. Aliás, o número de pessoas físicas investindo nacionalmente passou de 1,5 milhões em 2019.

Este cenário leva a uma tendência que cresce devido ao interesse pelas aplicações no mercado. Assim, você confere a seguir um pouco sobre cada estratégia e qual a melhor para você começar seus investimentos.

Day trade, swing trade, buy and hold e a bolsa de valores

Antes de explicar melhor esses três conceitos, entenda um pouco mais sobre a bolsa de valores. Em resumo, pode-se defini-la como um mercado para compra e venda de ações.

Esses papéis são pequenas partes de empresas de capital aberto, listadas nesse local para transações. Portanto, quando um acionista compra ações, torna-se dono de um pedaço daquela companhia.

No Brasil, a bolsa de valores se chama B3 com sede em São Paulo. Mas, ela também atende pelo nome de BM & FBOVESPA e possui um indicador de desempenho. Conhecido como Índice Bovespa (Ibovespa), ele mede o volume de negócios da corporação.

Como funciona o day trade, swing trade, buy and hold

Eles são elementos presentes na parte prática da Bolsa, ou seja, um acionista compra ações e pode revendê-las se elas chegarem a valorizar.

Vale destacar que essas interações são possíveis graças às corretoras de valores, que viabilizam os negócios entre investidores. Além das ações, outras aplicações que podem ser feitas na Bolsa de Valores são:

  • Renda fixa;
  • Commodities (mercadorias);
  • Títulos.

Tipos de operações na bolsa

Negociar por lá vai além de simplesmente comprar e vender ações de vez em quando. Afinal, com estudo e experiência, você pode executar operações conforme o seu objetivo.

Essas maneiras de realizar as transações são estratégias usadas para aumentar o lucro do acionista. Dessa forma, é possível citar pelo menos três das operações mais comuns no mercado de ações como, por exemplo:

  • Day Trade;
  • Swing Trade;
  • Buy and Hold.

1 – Day trade

Este termo vem do inglês e sua tradução livre é negócio (ou comércio) do dia. Então, isso significa que toda transação é iniciada e finalizada no mesmo dia. Por outro lado, outras variações do termo que podem surgir são:

  • Trading: o ato de executar uma day trade;
  • Day trader: a pessoa que realiza essa ação.

Vale mencionar que todas essas três operações possuem riscos, vantagens e desvantagens. Aliás, algumas delas você verá a seguir.

As vantagens de fazer day trade

  • É possível realizar as operações e pagar somente pelo prejuízo ou receber o lucro;
  • Possibilita ganhos rápidos e ágeis por serem transações feitas no mesmo dia;
  • Mesmo com a queda é possível obter lucro;
  • Saque do ganho em 24h;
  • Há como controlar os riscos nas transações e evitar grandes perdas.

Desvantagens

  • Ainda que tenha como controlar, as operações são arriscadas;
  • É uma operação que precisa de atenção para não perder o momento de investir.

2 – Swing Trade

Ele é uma negociação com diversos pontos parecidos em relação ao day trade. De fato, alguns elementos usados no processo de análise são os mesmos, mas há diferenças importantes.

Dentre todas as três operações, a swing trade pode ser considerada um meio-termo. Já que, seu maior diferencial está no tempo que ela pode durar. Portanto, ela pode sair de vários dias até poucos meses, diferente da anterior.

Vantagens

  • Não é preciso tentar prever o momento certo de fazer uma transação;
  • Permite a observação das tendências de mercado em um panorama geral;
  • Dispensa a necessidade de acompanhar o investimento o tempo todo;
  • Menor custo com taxas ao realizar as operações.

Desvantagens

  • Possibilidade de passar tempo demais e acabar perdendo ganhos anteriores;
  • Bem como, risco de ampliar a perda ao tentar recuperar o prejuízo.

3 – Buy and Hold

Esta última é a mais diferente das demais. Em tradução livre, chama-se “comprar e segurar”, ou seja, manter os papéis por tempo indeterminado.

Na prática, há um grande período de espera, muito além dos meses da estratégia anterior. Em outras palavras, o investidor compra as ações sem a intenção de vendê-las rapidamente. Com isso, é uma operação usada por vários investidores famosos como:

O período considerado ideal para vender os papéis é a partir de 5 anos. Entretanto, não se pode simplesmente esquecer do investimento, pois é preciso analisá-lo às vezes.

Vantagens

  • Este é o que permite focar em ações desvalorizadas de bons negócios;
  • Sem necessidade de preocupação com movimentos de curto prazo (greves);
  • Ainda menos gasto com taxas devido às poucas operações realizadas;
  • Não é preciso ficar monitorando constantemente.

Desvantagens

  • Caso não conheça muito sobre essa operação, pode errar nos investimentos;
  • No início, vai tomar bastante tempo até montar sua carteira;
  • Aos iniciantes, pode ser difícil encontrar o momento certo para a venda;
  • Possibilidade de gastar o patrimônio se fizer retiradas com muita frequência.

Day trade, swing trade, buy and hold: estratégias para todos os prazos

Quando se trata de investimentos, o retorno desejado pelo acionista pode vir a qualquer momento. Dessa maneira, o conceito de curto, médio e longo prazo varia de cada um.

Tendo day trade, swing trade, buy and hold como exemplos, a ideia desses termos muda. Afinal, para alguns, o day trade é uma operação de muito curto prazo. Ainda assim, em um dia podem ser feitas vendas depois de horas de compradas.

Já o swing trade se molda conforme a preferência do acionista que está investindo. Já que, o período que as transações se prolongam pode chegar a meses. Logo, para alguns, esse tempo pode ser considerado médio e para outros, longo.

Quanto ao buy and hold, é para os que preferem esperar por um bom tempo. Inicialmente, 5 anos é o mínimo para enfim poder realizar uma negociação. Contudo, é provável chegar até 10 anos com os papéis na carteira.

Day trade, swing trade, buy and hold: conhecendo o mundo dos investimentos

Ao longo deste artigo, o conceito de cada uma dessas operações foi explicado. Além disso, foi possível entender a ideia por trás das estratégias com suas vantagens e desvantagens.

O melhor tipo de operação, no entanto, só pode ser definido pelo próprio investidor. Atualmente, existem diversos caminhos para investir e aumentar o seu patrimônio com segurança.

Com isso, cabe ao trader decidir se ele quer resultados a longo ou curto prazo. Não apenas isso, como também entender o que ele considera realmente muito ou pouco tempo. Depois, basta estudar bem o mercado para, enfim, começar a fazer suas aplicações na Bolsa.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo