Confira cinco filmes de finanças pessoais que podem te ajudar a organizar melhor a sua vida financeira e de uma forma mais dinâmica

Quais os melhores filmes de finanças pessoais? Conheça 5 dicas para aprender

Graças aos serviços de streaming, os filmes de finanças pessoais estão presentes em diversas plataformas. Dessa forma, por meio deles, é possível aprender mais sobre esse tema e de uma maneira bastante dinâmica.

Os filmes podem ajudar a aprender sobre finanças?

As obras do cinema dão um entendimento melhor sobre os termos financeiros mais complexos dessa área. Além disso, dão uma breve orientação sobre quais são os possíveis erros que podem acontecer na hora de investir.

Os filmes de negócios são ainda mais interessantes para novos investidores, bem como empreendedores. Portanto, mais adiante você vai conhecer alguns títulos que podem agregar muito a sua vida financeira.

Como aprender de forma eficiente com os filmes de finanças pessoais?

Por mais que as obras cinematográficas sejam uma ótima opção, é preciso atenção para assisti-las de forma produtiva. A fim de que a experiência seja a melhor possível, confira as dicas a seguir:

Separe um horário

Quando o filme é escolhido ao acaso, o estudo pode se tornar passivo. Por isso, é importante organizar um horário na rotina para aproveitar esse momento sem interrupções, por exemplo.

Assista apenas quando estiver disposto

Para assistir os filmes de finanças pessoais de modo eficaz deve-se estar preparado para filtrar as partes e ensinamentos mais relevantes. Sabendo disso, ficar na frente da tela com sono ou após um longo dia de trabalho intenso, pode não ser tão proveitoso. 

Estude a mensagem principal do filme

Os filmes que trazem esse tipo de abordagem sobre finanças, no geral, tem muito a ensinar ao espectador. Dessa maneira, fique atento, pois podem surgir respostas para o que estava buscando quando o escolheu em primeiro lugar. 

Uma outra dica importante, portanto, é anotar frases ou citações que você considere relevante para o contexto em que vive.

Quais os 5 filmes de finanças pessoais para aprender mais? 

Existem obras de ficção que podem otimizar seu tempo e revelar grandes dicas do mundo financeiro. Assim, cada um traz uma perspectiva diferente e relevante para os interessados em ações e investimentos.


Foto: Assista filmes de finanças pessoais para entender melhor sobre esse tema.

1- É possível aprender finanças com A Grande Aposta?

Ganhador do Oscar de melhor roteiro, este filme conta a narrativa de 4 investidores que preveem as consequências da crise de 2008. A partir disso, eles fazem a aposta de suas vidas mesmo com a imprevisibilidade do mercado financeiro. 

A trama tem sua mensagem principal na confiança dentro de uma sociedade para estudar e visualizar o futuro dentro dessa realidade. Além disso, é possível aprender conceitos mais complicados de economia, bem como siglas que todo investidor deve conhecer.

2 – O Lobo de Wall Street é um dos filmes de finanças pessoais?

Com Leonardo DiCaprio no elenco, a história dessa obra é conhecida por exibir o pior lado do sucesso financeiro. Dessa forma, ela é inspirada na biografia de Jordan Belfort e o filme mostra o início de sua carreira almejando uma vida próspera como corretor de ações.

Ao longo da trama, ele começa o seu próprio negócio enganando clientes com aplicações fora da Bolsa de Valores americana. No entanto, com o tempo, a sua vida de luxos e trapaças chama a atenção da polícia. 

O Lobo de Wall Street é um dos filmes de finanças pessoais, pois traz importantes lições diretas sobre ambição e como uma vida sem limites financeiros pode levar ao caos.

3 – Qual tema a obra Fome de Poder aborda?

Baseada na história da rede mundial de fast food, McDonald ‘s, Fome de Poder mostra como dois irmãos junto com Ray Kroc fizeram da lanchonete um sucesso. De fato, a exposição da desonestidade nos negócios é uma das principais mensagens do filme. 

Mesmo com a falta de ética, o relato também ensina como uma abordagem visionária pode mudar o rumo de qualquer empreendimento. Isso porque, o protagonista percebe o motivo real dos clientes escolherem a lanchonete e faz disso um modelo em massa.

4 – O que retrata o filme biográfico sobre Steve Jobs? 

Quando o assunto é marketing e estratégia, sem dúvida, Steve Jobs é uma referência para todos. Então, no filme dirigido por Danny Boyle, todas as táticas usadas pelo empresário bilionário para otimizar seu produto são exploradas paralelas à sua vida pessoal. 

Essa obra do cinema se torna uma lição sobre os erros e acertos para investidores. Além disso, também retrata as dificuldades e desafios do empreendedorismo.

5 – Quem quer ser um milionário é um dos filmes de finanças pessoais?

Em meio ao pessimismo de outras produções, “Quem quer ser um milionário?” é uma obra cheia de emoção. Dessa maneira, ela conta o trajeto de Jamal, um pobre menino indiano, até as televisões em um programa com o título do filme.

Até o protagonista chegar neste ponto principal, ele enfrenta a pobreza e a fome, algo que o mundo também enfrentava após a crise em 2008. Assim, ao conquistar uma fortuna, Jamal ensina lições de superação e humildade para o seu país e o mundo inteiro.

Premiado com 8 Oscars, este longa desenvolve temas sobre a vida financeira de forma leve, mas com ensinos preciosos. 

Os filmes de finanças pessoais são lições para a vida real

Não são muitos os brasileiros que possuem noções sobre educação financeira. Então, devido a isso e outros fatores, poupar dinheiro de forma eficiente acaba sendo complicado.

Com essas dicas acima, entretanto, é possível começar a mudar isso e pode ser um passo importante em direção a uma vida mais estável do ponto de vista das finanças.

.

Perguntas Frequentes

Qual o melhor filme motivacional?

Alguns dos melhores filmes motivacionais são Forrest Gump, O Preço do Amanhã, bem como Gênio Indomável.

Como ter uma educação financeira?

Pesquise sobre o assunto em sites especializados em canais no Youtube. Além disso, é possível economizar e investir em um curso mais profundo na área financeira. 

Como é a educação financeira no Brasil?

A educação financeira no país ainda não é suficiente para educar a população no geral. No Ensino Médio, ainda não é uma matéria abordada na maior parte das escolas públicas.

Foto criada por freepik – br.freepik.com

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo