Os fundos de renda fixa são indicados para quem está começando a investir, entenda como funciona e o que é preciso para iniciar

O que são fundos de renda fixa? Confira um guia completo sobre o investimento

Os fundos de renda fixa são uma ótima entrada para quem começa a investir. Afinal, são mais estáveis e não custam muito para iniciar. Então, entenda melhor como funciona esse método e saiba quais os fundos que valem mais a pena para você.

Leia também:

O que são fundos de renda fixa?

De modo geral, os fundos de renda fixa são a mistura de diversas aplicações em uma carteira. Nesse caso, envolve mais os tipos de rendas fixas, como por exemplo, o famoso CDB. Desse modo, é uma forma de investir com risco baixo.

Em um modelo de carteira como esse, também há investimentos variáveis, porém, em uma quantia bem menor. Nesse sentido, eles servem mais para fazer a renda crescer ainda mais. Além disso, essa modalidade não exige muita manutenção frequente.

Tipos de fundo de renda fixa

São diversas as formas de criar uma carteira de aplicações, isso vai depender de diversos fatores. Por exemplo, varia de acordo com o objetivo, com a sua liquidez e a forma de investir. Os tipos mais comuns são: 

  • Simples
  • Referenciado;
  • Curto prazo;
  • Dívida externa;
  • Longo prazo;
  • Crédito privado.

Antes de escolher em qual investir, é importante pesquisar muito bem como cada um deles funciona. Assim, será possível encontrar o mais adequado ao seu objetivo e à sua carteira também. 

Primeiros passos para investir

O essencial para começar a investir em algo novo é estudar e analisar bem antes de começar. Desse modo, é preciso realizar muitas pesquisas, ouvir fontes confiáveis e definir bem os seus objetivos. E aí então, conseguirá decidir a melhor opção para isso.

Ao decidir por fundos de renda fixa, você vai precisar de um banco ou site confiável para administrar seu dinheiro. Nesse momento, vale a pena pesquisar bancos conhecidos e de bom nome no mercado. Por fim, outras dicas para começar suas aplicações são: 

  • Usar um simulador de renda fixa;
  • Analisar as taxa cobrada pelo gestor;
  • Decidir um bom valor inicial;
  • Escolher um local seguro para o seu dinheiro.

Corretoras e bancos ajudam seus clientes

Os bancos e corretoras digitais hoje em dia tornam tudo bem mais rápido e prático de se investir. Pois, elas instruem de maneira fácil quem tem interesse em fazer aplicações. Ou seja, é possível criar sua carteira sem problemas.

Benefícios dos fundos de renda fixa

Investir em algo novo pode assustar no começo, por ser algo novo e nunca feito antes. Por isso, é importante acima de tudo estudar muito bem onde você aplicará e como será feito. Portanto, algumas das vantagens dos fundos de renda fixa são:

  • Baixo risco de perda;
  • Rendimento maior do que rendas fixas;
  • Ajuda de um gestor especialista;
  • É possível começar a investir com R$500;
  • Não precisa de manutenção diária ou semanal.

Como dito antes, é uma forma muito prática e com pouco perigo para aplicar seu dinheiro. Ainda mais, é uma ótima opção para quem não tem tanto tempo para cuidar dele. Por fim, vale a pena estudar melhor esse método e ver se funciona bem para os seus objetivos.

Tenha cuidado com as taxas

Embora traga diversos benefícios e seja uma aplicação de valor não tão alto, ela conta com taxas. Por exemplo, cobram-se taxas de imposto de renda, IOF e também do gestor escolhido. Então, é importante levar em conta todos esses fatores antes de se decidir.

Imposto de renda e taxas

Um ponto para prestar atenção ao pensar em investir em fundos de renda fixa é as taxas. Eles variam, portanto, de acordo com o tipo de fundo que se tem e onde é a aplicação. As principais delas são a de administração e performance. 

Ainda mais, outros valores que entram para a conta são o de IOF e imposto de renda. O primeiro é mais tranquilo, pois só aparece se resgatar o dinheiro antes do prazo definido. Já o IR, diminui seu custo quanto mais tempo passa investido.

Vale a pena investir nos fundos de renda fixa?

Quando se trata de aplicar o dinheiro, são diversas opções que surgem. Mas, cada um terá uma que combine mais com o que você quer e o que é melhor para seu bolso. Portanto, essa é uma pergunta de resposta aberta. Os fundos de renda fixa são um meio prático de se investir e que traz diversas fontes de rendimento. Ainda mais, é bom para começar pois não apresenta muitos riscos.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo