DNAI11 pode ser sua opção para investir em um mercado que cresce muito, a ETF une as 50 maiores empresas de pesquisa em genoma

DNAI11: uma boa opção para pequenos investidores diversificarem a carteira

Investindo em ETFs, como o DNAI11, pequenos investidores conseguem entrar no mercado internacional. Então, são capazes de diversificar a carteira de ações e ter conglomerados de grandes empresas dos Estados Unidos. Assim, com um menor risco de perda. 

Leia também:

O que é uma ETF?

ETFs, o Exchange Traded Fund, são fundos de índice. Ou seja, um grupo de investimentos que permite a compra indireta em diversas empresas. Neste caso, está a comprar ações sem ter o custo de investir em cada uma do grupo. 

Seu principal objetivo é espelhar um indicador do mercado. Um bom exemplo é o Ibovespa. Nela estão as ações mais negociadas e é o principal indicador da bolsa de valores brasileira.

Gestor de fundo

Diferente dos investimentos comuns, nos ETFs quem toma as decisões é o gestor do fundo. Então, há alguns aspectos que são decididos por esse investidor principal, por exemplo:

  • A escolha para vender;
  • Decisão de comprar fica a cargo dele. 

O gerenciamento é passivo. Já a análise de resultado é feita por índices de referência, como os fundos imobiliários. Mas, sempre visa a geração de lucro para os envolvidos.

Como funciona a ETF?

Os ETFs buscam aumentar o foco em algum índice, no caso da DNAI11 é a pesquisa em genomas. Então, como todo investimento do meio, quem organiza as ações é o gestor. É ele quem vai alocá-las no fundo.

Foto: ETFs são uma boa opção para diversificar e a DNAI11 é um investimento em genoma

Conheça o DNAI11

O DNAI11 é uma ETF criada pelo grupo Itaú. A aplicação é direcionada ao Genomic Inovation Select 50. Assim, o fundo é aplicado em 50 empresas diferentes de pesquisa de genoma e mutação genética. Então, os principais grupos são:

  • Thermo Fisher Scient;
  • Alnylam Pharmaceutic;
  • Danaher Corp
  • CATALENT;
  • Thermo Fisher Scientific Inc;
  • Bristol Myers Squibb Co;
  • Vertex Pharmaceuticals Inc.

As empresas são ligadas a formação de soluções feitas pelo sequenciamento genético. Assim, buscam melhorias nos campos da saúde e na agricultura. O grupo de desenvolvedores são os próprios beneficiários do avanço em pesquisas de campo. 

Imposto de renda

Nas ETFs têm uma tarifa de gestão de 0,50% ao ano, mas não têm taxa de performance. É colocado sobre a rentabilidade a quota de 15% de Imposto de Renda. Portanto, deve estar atento.

Prós e contras do DNAI11

A maior vantagem está no investimento em tecnologia genética. O campo está em crescimento no mundo e a expectativa é que aumente ainda mais nos próximos anos. 

Comprar é uma boa opção para diversificar e tem início em R$ 100. Assim, inclui pequenos e grandes investidores. Além disso, o comprador estará aberto às 50 maiores empresas de um ramo que cresce constantemente. 

Desvantagens

Para pequenos ou investidores iniciantes, a ETF é  uma boa opção para entrar no mercado dos EUA. Mas, antes do ato, é bom olhar os contras que esta opção tem. Afinal, deve considerar se vale a pena ou não. Entre elas estão:

  • Há a cobrança de taxas;
  • Falta de liberdade do investidor.

Mesmo que o fundo não cobre abertura de conta no exterior, a tarifa de administração é de 0,5% ao ano. Já em relação à liberdade, quem organiza é o gestor, não o comprador. Então, certifique-se que está de acordo.

Vale investir na DNAI11?

A decisão cabe ao investidor. Ao mesmo tempo que o DNAI11 tem suas vantagens, também tem pontos negativos. Assim, o negócio pode ser bom aos que querem investir no mercado internacional e com pouco capital. 

Na compra das ações já investe nas 50 melhores empresas de sequenciamento genético dos EUA. Ou seja, é um investimento de grande escala. Mas, a falta de autonomia pode ser o fator a não se fazer a compra.

Autogestão

A falta de autogestão das movimentações é feita pelo gestor. Dessa forma, nem sempre as atitudes serão as que vão trazer mais lucro. Como em todas as ETFs, o encarregado das ações segue ordens. Assim, cabe ao investidor decidir entre os prós e contras.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo