Os altcoins, também chamados de criptomoedas alternativas, são moedas opostas ao bitcoin, conheça as suas vantagens e riscos

Altcoins: entenda como funciona e quais os riscos que essa moeda tem

Os altcoins são um tipo de criptomoeda oposta ao famoso bitcoin. Essa modalidade tem chamado bastante a atenção dos investidores mais arrojados. Dessa forma, se você é um deles, mas ainda não sabe muito sobre essa moeda digital, conheça os riscos e vantagens.

Leia mais:

Você sabe o que são altcoins?

Em abril de 2022, de acordo com o CoinMarketCap, existia mais de 17 mil criptomoedas no mercado, isso sem contar os:

Todas essas moedas digitais podem levar o nome de altcoins. Mas, essa ainda não é uma categoria oficial. Mas, aos poucos, tem se tornado cada vez mais popular.

A sua origem, de fato, é uma abreviação do termo “moedas alternativas”. Dessa forma, dentre elas, pode-se destacar as seguintes:

  • Ether (ETH);
  • USD Coin (USDC);
  • Tether (USDT);
  • Chainlink (LINK);
  • Stellar (XLM);
  • Cardano (ADA);
  • Ripple (XRP);
  • Polkadot (DOT);
  • Dogecoin (DOGE).

Em resumo, um altcoin é qualquer criptomoeda que não seja o bitcoin. A mais popular entre elas é o ETH, que ainda segundo o CoinMarketCap, é a segunda moeda digital de maior valor de mercado.

Conheça os tipos de altcoins

Esse tipo de moeda digital é bem diverso e conta com diferentes categorias. Entretanto, a fim de se inteirar melhor sobre o assunto, confira algumas das principais nos tópicos abaixo.

Os memecoins

Estes são criptoativos que têm como base os memes do meio virtual. Dentre os mais populares estão os shiba inu e dogecoin, por exemplo. Eles se caracterizam por serem altcoins:

  • Com baixo valor por unidade;
  • Muito voláteis;
  • Ter um grande suprimento de moedas.

No ano de 2021, até mesmo o Elon Musk aderiu a essa moeda digital, tamanho foi o engajamento sobre esse tipo de criptomoeda.

Stablecoins

Já estes possuem um valor lastreado em um ativo menos volátil, como é o caso das USDC e USDT. Essas, por sua vez, são pareadas ao dólar. De modo prático, essas moedas se destinam as reservas de valor mais estáveis e para transações.

Tokens utilitários

De forma tradicional, essas criptomoedas têm um objetivo mais prático. Assim, dentro dessa categoria pode-se destacar o Ether. Isso porque, ele é uma das moedas mais utilizadas para negociações e transações em blockchain.

Quais são os benefícios dos altcoins?

Antes de tudo, saiba que os altcoins funcionam à sua própria maneira. Dessa forma, usam um sistema diferente do blockchain. Para quem não sabe, este último permite enviar e rastrear o recebimento de dados pela internet.

O altcoin, então, se negocia por um valor menor. No entanto, oferece um ganho maior no futuro. Alguns tipos se baseiam em tecnologias opostas aos bitcoins, os chamados stablecoins.

Saiba ainda que esses são pareados ao dólar, o que aumenta o poder do altcoin. Aliás, isso faz com que se garanta ao investidor uma segurança bem maior.

E quais são os riscos que essa moeda oferece?

O principal risco de investir em altcoin é que não existe uma regulamentação sobre essa moeda digital. Portanto, essa ausência acaba por comprometer a liquidez do investidor. 

Também vale mencionar que esses ativos possuem oscilações em seus valores e em um curto período de tempo. Isso é bom de certa forma, já que ser volátil gera a ideia de que a pessoa pode ficar rica do dia para a noite. 

Só que, por outro lado, isso pode trazer dúvidas e ansiedades a quem investir nisso, afinal, a aplicação do dinheiro estará em um ativo pouco estável. 

Vale a pena investir em altcoin?

Agora você já entende o conceito de altcoins. Dessa forma, notou que eles possuem certas vantagens. Mas, há riscos, afinal, nenhum investimento em moedas digitais é 100% seguro. 

Só que muitos investidores mais arrojados preferem essa criptomoeda. Alguns deles porque creem em seu valor, em especial, de um ativo em específico. Outro ponto é em relação ao seu hype.

Isso por conta de que esse é um tema bem em alta. Portanto, atrai o interesse de diversas pessoas, o que faz com que ele se valorize ainda mais no mercado financeiro

Estude mais sobre o mercado antes de investir

Seja qual for o seu motivo para considerar investir no altcoin, a verdade é que ele oferece bons retornos financeiros. Mas, como neste mundo não há como se jogar em algo sem pesquisar muito, estude mais sobre essa moeda digital antes de aplicar o seu dinheiro.

Photo by Quantitatives on Unsplash

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo