FIDC: entenda o que é e como funciona

FIDC é a sigla para Fundo de Investimento em Direitos Creditórios. Trata-se de um tipo de fundo que investe em dívidas, como cheques pré-datados, duplicatas e outros. O objetivo dele é comprar isso de empresas e receber o pagamento delas em parcelas futuras.

Leia também:

O que é o FIDC e como ele funciona?

FIDC é um fundo de investimento que funciona como um tipo de cofre onde várias pessoas colocam dinheiro. Assim, esse dinheiro tem uso para comprar dívidas de empresas, como:

  • empréstimos que elas fizeram.;
  • cheques pré-datados.

Quando essas empresas pagam as dívidas, distribuem o dinheiro para as pessoas que investiram nele. Assim, ele ajuda as firmas a conseguir dinheiro emprestado e as pessoas a investir em várias dívidas diferentes.

Como se estruturam os FIDCs?

Os FIDCs são estruturados em cotas, que são como pedaços do cofre que as pessoas podem comprar. Aliás, cada cota tem um valor, e quando as dívidas das empresas são pagas, distribuem o dinheiro de acordo com quantas cotas cada pessoa tem.

Vale mencionar, além disso, que eles são gerenciados por um gestor, que é responsável por escolher quais dívidas comprar e como administrar o fundo multimercado.

Quais são os principais tipos de FIDC?

Existem vários tipos de FIDCs, mas os principais são aqueles que investem em dívidas de empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas (os chamados “FIDCs de recebíveis”).

Há também aqueles que investem em dívidas de firmas que vendem produtos ou serviços para pessoas físicas (os chamados “FIDCs de varejo”). Além disso, há os que investem em dívidas de empresas de um setor específico, como o imobiliário.

Qual é o papel do gestor em um FIDC?

O gestor é responsável por escolher quais dívidas o FIDC vai comprar e como administrar o fundo. Ele precisa avaliar as empresas que estão a pedir pelos empréstimos e decidir se é seguro investir na dívida delas.

Também precisa acompanhar se as empresas estão a pagar as dívidas em dia e tomar medidas caso haja problemas. Por fim, remuneram ele pelos serviços prestados ao FIDC, mas seus ganhos estão diretamente ligados ao desempenho do fundo.

O FIDC é como um cofre onde muitas pessoas investem e recebem o valor com juros. Imagem de freepik no Freepik.

Quais são as vantagens de investir em um FIDC?

Investir em um FIDC tem vantagens como pode proteger o seu dinheiro da inflação, ou seja, quando os preços dos produtos aumentam e o dinheiro perde valor ao longo do tempo.

Vale mencionar que isso acontece porque as dívidas que ele investe são corrigidas pela inflação, ou seja, os juros pagos pelas empresas já incluem uma correção monetária que ajuda a manter o poder de compra do dinheiro investido.

Rentabilidade atrativa

Investir em um FIDC pode ser vantajoso porque ele oferece uma rentabilidade atrativa, ou seja, o dinheiro investido pode render mais do que outras opções de investimento, como a poupança.

Isso acontece porque ele investe em dívidas que pagam juros, e repassam parte desses juros para as pessoas que investiram no fundo.

Baixo risco de crédito

Outra vantagem de investir nisso é que ele tem um baixo risco de crédito, ou seja, é menos provável que as empresas que receberam empréstimos não paguem as dívidas.

Isso acontece porque ele, de uma forma geral, compra dívidas de firmas que têm uma boa reputação no mercado e passa por uma análise de risco antes de fazer o investimento.

Diversificação de carteira

Investir em um FIDC também pode ajudar a diversificar a carteira de ativos, ou seja, ter dinheiro investido em várias opções diferentes. Isso é importante porque ajuda a reduzir o risco de perda de dinheiro em caso de problemas em uma única empresa ou setor.

O FIDC é um investimento rentável com baixo risco de crédito. Imagem de freepik no Freepik.

Como escolher um FIDC para investir?

Investir em um FIDC pode ser uma boa opção, mas é importante escolher o fundo certo para não correr riscos desnecessários. Em primeiro lugar, você deve pesquisar sobre o gestor do fundo.

O gestor é a pessoa responsável por escolher as dívidas que o fundo vai investir e por tomar decisões importantes. Assim, é importante escolher um que seja experiente e que tenha um bom histórico de desempenho em outros fundos.

Você também deve analisar as dívidas investidas pelo fundo. É essencial escolher um fundo que invista em dívidas de empresas com boa reputação no mercado e que tenham um baixo risco de crédito. Ainda mais, lembre-se de:

  • verificar a rentabilidade do fundo;
  • entender as taxas de juros cobradas pelo fundo.

Por fim, se tiver dúvidas sobre como escolher um FIDC, recomenda-se consultar um profissional de investimentos para obter orientação e ajuda na escolha do fundo certo para investir.

Imagem de rawpixel disponível em Freepik.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo