Saiba o que são fundos de ações e conheça as vantagens desse tipo de investimento

Fundos de ações são investimentos que têm como objetivo principal investir em ações de empresas listadas na bolsa de valores. Esses fundos são geridos por profissionais especializados que decidem as melhores ações para compor a carteira.

Leia também:

O que são fundos de ações?

Os fundos de ações são uma forma de investir em ações sem precisar se preocupar com a gestão direta da carteira. Por isso, isso é muito útil para investidores iniciantes que ainda não têm a expertise necessária para avaliar as melhores ações.

Esse tipo de investimento é dividido em duas classes principais, os fundos ativos e os passivos. Os fundos ativos são aqueles em que o gestor da carteira escolhe as ações que farão parte do portfólio.

É possível gerenciá-los de duas formas: a gestão discricionária e a quantitativa. Na primeira, o gestor usa sua experiência e análise para escolher as ações que farão parte da carteira. Já na quantitativa, ele usa algoritmos e modelos matemáticos.

Por outro lado, os fundos passivos têm como objetivo replicar um índice de ação definido, como Ibovespa ou o S&P 500. Em contraste com os ativos, eles são uma opção mais simples e barata para quem busca uma exposição ampla ao mercado de investimento.

Como estes fundos buscam replicar um índice, eles não pedem tanta análise e seleção da ação. Dessa forma, eles permitem que os custos sejam menores. 

Quais são os riscos?

Os fundos têm alguns riscos que o investidor precisa avaliar. Inicialmente, o risco mais claro é o risco de mercado, ou seja, a possibilidade de perda devido à oscilação dos preços das ações. 

Esse risco é típico de investimentos em ações e não pode ser evitado, mas ele pode ser reduzido através de uma seleção cuidadosa das empresas nas quais se investe. Além do risco de mercado, esse tipo de investimento também pode estar exposto a outros riscos:

  • risco de crédito;
  • risco de liquidez;
  • risco de gestão.

Quais são as vantagens dos fundos de ações?

Uma das principais vantagens de investir em fundos de ações é a chance de obter lucros muito superiores às da renda fixa e às outras aplicações de baixo risco. Isso se deve ao fato de que as ações são mais voláteis e podem oscilar no curto prazo.

Outro benefício dos fundos é a gestão profissional por uma equipe de especialistas no mercado financeiro. Assim, eles têm experiência e expertise para buscar os investimentos mais rentáveis e para reduzir os riscos.

Essa gestão ativa permite uma alocação mais eficaz dos recursos. Além disso, ela propicia uma supervisão constante do desempenho do fundo. Do mesmo modo, os fundos permitem a diversificação de investimentos.

Ela é uma estratégia vital para reduzir os riscos e aumentar as chances de obter bons resultados, uma vez que as ações de empresas diversas, de setores e de regiões se comportam de maneiras diferentes no mercado.

Em vista disso, é possível tornar a carteira menos volátil e equilibrar os resultados. Por fim, outra vantagem desse investimento é a acessibilidade. Hoje em dia, é viável investir em um fundo com valores bastante acessíveis.

Os fundos de ações são investimentos acessíveis. Foto: Freepik

Então, vale mesmo a pena investir em fundos de ações?

Apesar dos riscos, os fundos de ações podem ser uma ótima opção de investimento para quem busca variedade e exposição ao mercado de ação. 

O mercado pode gerar ótimos retornos a longo prazo. Assim, os fundos são uma forma de participar desse meio sem precisar ter a expertise necessária para escolher a ação por conta própria.

Além disso, os fundos podem ser achados em várias instituições financeiras, inclusive em corretoras e bancos digitais. Portanto, antes de investir nessa modalidade, é crucial avaliar o histórico do fundo, o valor das taxas e a reputação do gestor.

Desse modo, com uma análise minuciosa e uma seleção com critério, é possível achar fundos que oferecem uma ótima relação entre risco e retorno. 

Imagem de jcomp disponível em Freepik

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo