Conheça o método bola de neve para quitar dívidas

Conheça o método bola de neve para quitar dívidas

O método bola de neve é ótimo para quem tem muitas dívidas a pagar. Com ele é possível organizar suas despesas. Então, veja como usá-lo no seu dia a dia para ajudar com as suas finanças e ter mais controle de seus gastos.

Conheça o método bola de neve

Esse método é para quando você possui muitas dívidas acumuladas. É comum neste momento não saber nem por onde começar a pagar. Por isso, a bola de neve vem como uma grande ajuda.

Tem o nome bola de neve porque você vai pagar as despesas aos poucos. Primeiro, começa com as menores e depois passa para as maiores. O método tem muitas vantagens que torna o processo mais fácil. Algumas delas que ajudam nessa jornada são:

  • Dá mais motivação, porque você vai conseguindo acabar com as dívidas;
  • Ajuda a começar um planejamento financeiro;
  • É fácil de fazer e você pode aplicar sozinho.

Como fazer o método bola de neve

É importante se organizar para fazer o método bola de neve. Então, saiba o passo a passo para começar a quitar suas dívidas. Assim, pode colocar em prática e ter mais controle de suas finanças.

1 – Liste todas as despesas

O primeiro passo é olhar todas as suas contas e fazer uma lista. É recomendado colocar em uma planilha, porque assim vai ser mais fácil de ver tudo o que precisa pagar.

Coloque contas atrasadas, dívidas do cartão de crédito e outros valores que afetaram seu orçamento. Além disso, é importante colocar os juros e as datas de vencimento de cada valor.

2 – Organize do menor para o maior

É preciso marcar os valores para saber qual pagar primeiro. Então, veja a quantia de cada uma das contas e arrume do menor para o maior.

Caso acontecer dos valores serem parecidos, olhe para o saldo pendente. Depois, coloque como prioridade o menor. Por exemplo, aqueles com poucas parcelas para pagar.

3 – Pague o valor mínimo

Todos os meses pague o valor mínimo de cada dívida. Porém, não faça isso com a menor de todas. Afinal, no método bola de neve o menor valor deve ser o primeiro pago completamente.

Foque em pagar ele primeiro. Ou seja, pague o mínimo de todas as contas, mas passe do mínimo no menor valor. No fim, você vai concluir o pagamento dele e vai tirar da sua lista de dívidas a pagar.

4 – Passe para a próxima dívida

Quando você acaba de pagar uma conta isso significa que vai sobrar dinheiro no próximo mês. Afinal, não precisa gastar mais esse valor para quitar a dívida. Então, passe para a próxima despesa.

Veja qual é a nova menor dívida e faça com ela o que você fez com a antiga conta. Ou seja, pague mais do que o mínimo. Além disso, continue pagando o mínimo dos outros saldos.

Conforme você vai quitando os valores, fica mais fácil. No fim vai sobrar apenas uma conta para pagar. Depois, você fica livre das dívidas.

5 – Negocie as dívidas

Uma dica para ajudar mais ainda a quitar dívidas é negociar com os credores. Aliás, negociações com os bancos costumam ser mais fáceis de acontecer. Então, o valor a ser pago pode ser diminuído.

Com os valores menores vai ficar ainda mais fácil de pagar as contas. Assim, o processo se torna mais rápido e você termina de quitar em pouco tempo.

Pontos negativos do método bola de neve

O único ponto negativo do método são os juros. Porém, isso pode ser resolvido ao prestar atenção neles na hora de fazer sua planilha. Portanto, dedique um tempo para esta atividade.

Talvez a menor quantia tenha também os menores juros. Por outro lado, a maior pode ter os maiores juros. No fim, você demora para pagar a maior dívida e acumula muito mais do que deveria.

Fique sempre de olho no valor do juros ao fazer a planilha. Assim, você pode organizar da melhor maneira para não acabar pagando mais do que devia.

Pontos positivos do método bola de neve

A maior vantagem do método bola de neve é a motivação. Você vai observando as dívidas diminuindo e, assim, a vontade de terminar de pagar aumenta. Além disso, ao pagar o valor mínimo dos outros saldos a sensação de dever cumprido também é de grande ajuda.

Quando você vê todas as dívidas é comum surgir um desespero por ter que pagar tudo de uma vez. Mas, com esse método você vê os valores individualmente, o que diminui essa sensação.

Colocar suas despesas em uma planilha vai melhorar sua organização financeira. Assim, também é ótimo para analisar quais serviços e produtos você ainda precisa. Depois, é só parar de gastar com o que não é necessário e começar a economizar mais.

Organize suas contas após o método bola de neve

Quando terminar de pagar todas as suas contas com o método, é hora de fazer um planejamento financeiro. Desse jeito, vai ser bem mais difícil ficar endividado.

Comece a economizar e guardar dinheiro. Além disso, isso pode ajudar também quando houver alguma emergência. Então, ao invés de fazer empréstimos para cobrir os gastos extras, você terá economizado e não precisará fazer mais dívidas.Analise os prós e contras para saber se o método bola de neve é o melhor para você. Depois, é só começar a quitar suas dívidas até conseguir pagar todas.

Foto de Mikhail Nilov no Pexels

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo