Entenda o que são os ETFs promissores, quais são eles e porque são uma boa opção de investimento para quem está começando

Esses 3 ETFs promissores podem ser boas oportunidades para quem está começando

ETFs promissores nada mais são do que um tipo de investimento conhecido lá fora como “Exchange Traded Funds”. Entretanto, aqui no Brasil assumem o nome de fundos de índice. Contudo, para poder compreender os ETFs, é preciso ficar por dentro de outros conceitos.

Leia mais:

O que são fundos de investimento?

Como os ETFs são um tipo de investimento e fundo, é importante entender primeiro esse conceito. Dessa forma, são um conjunto de recursos, uma quantidade de dinheiro, aplicados em várias modalidades de ativos da bolsa de valores.

Elas variam entre ações, títulos do governo, valores imobiliários e outros papéis. Então, de uma forma simplificada, é um montante de dinheiro que vem de várias pessoas físicas, fundos jurídicos também existem, aplicados com a intenção de conseguir lucros.

Foto: É possível negociar os ETFs promissores por aplicativos de celular

E então, o que são ETFs?

Os ETFs são um tipo de fundo de investimento que pegam recursos para colocar em carteiras que possuem índices como referência. Os índices por sua vez são indicadores que contam como que o mercado da bolsa de valores está se comportando. Veja alguns aqui:

  • IBrX-50;
  • BOVESPA;
  • IVBX-2.

Quando você compra um ETF, automaticamente consegue ter algumas vantagens se comparar com outros tipos de investimento. Aliás, a maior delas é poder investir em vários ativos comprando um único recurso.

Variações no lucro

Pelos ETFs promissores estarem ligados aos índices da bolsa, à medida que esses variam com as altas e quedas do mercado, a rentabilidade dos ETFs acabam mudando também. Mas, essas mudanças são pequenas e geralmente não influenciam tanto no longo prazo.

Os ETFs promissores

São alguns tipos de ETFs que estão mostrando uma rentabilidade a cada três meses bem interessante. Contudo, ainda não estão entre os ETFs mais lucrativos da atualidade. É interessante ficar de olho nesses ativos pela possibilidade de valorizarem ainda mais.

Existem ETFs de renda fixa e variável, disponíveis para a compra. Dessa forma, existem mais de 40 fundos de índice que a pessoa física pode investir aqui no Brasil. Veja alguns ETFs promissores a seguir:

  • EMEG11;
  • BRAX11;
  • SMAL11.

Ainda assim, é importante notar que nenhum retorno passado garante que aquele mesmo ativo vá render da mesma forma no futuro. Aliás, o conteúdo sobre ETFs promissores dividido aqui não serve como sugestão ou recomendação de compra de nenhum ativo.

Mais sobre a B3

É o local onde todos os ativos da bolsa são negociados aqui no Brasil. Assim, pode-se dizer que a B3 é a bolsa de valores brasileira, que traz mais segurança e conforto para todas essas operações de vender e comprar papéis.

Conheça os ETFs promissores MILL11, SHOT11 e GENB11

O MILL11 é um fundo que contém mais de 40 empresas que crescem sobre o poder de compra da geração dos millennials. Então, a sigla é abreviada de MILL. Enfim, esse grupo de pessoas abrange aqueles:

  • Que nasceram entre os anos de 1990 a 2000;
  • Têm um poder de compra significativo;
  • Facilidade com o mundo web tecnológico.

Já o SHOT11 é um dos ETFs promissores que contém ações de diversas empresas dos Estados Unidos que estão inovando bastante no mercado atual. Sendo assim, mesmo sendo um marcador estrangeiro, ele é negociado normalmente aqui no Brasil.

GENB11

Outro na lista dos ETFs promissores é o GENB11, que mede o desempenho de empresas fora do Brasil, que estão crescendo bastante. Por fim, a BTG Pactual é a empresa que administra o GENB11.

Vantagens dos ETFs promissores

Como você deve ter notado, a maior vantagem deles é poder investir em um lugar só e conseguir aumentar a diversidade da sua carteira de ações e investimentos. Isso porque, quando comprar um ETF, estará pagando para participar na renda de vários ativos.

Outro ponto legal é que eles podem ser adquiridos por quem ainda não é grande no mercado, inclusive por pessoas físicas que estão começando a investir. Veja a seguir outras vantagens de comprar ETFs:

  • Custo menor;
  • Taxa de administração menor;
  • Você fica exposto a ativos que não podem ser negociados de forma direta na bolsa.

Atenção aos detalhes

Como nem tudo é só coisa boa, eles também têm algumas desvantagens. Em primeiro lugar, tudo o que ganhar durante as valorizações estará sujeito a uma taxa definida de imposto de renda que fica em 15%.

Vale a pena comprar ETFs promissores?

Caso você esteja começando no mercado, a resposta é sim. Assim, poderá diminuir o risco de balanços fortes nos preços e aumentar a oportunidade de ganho com isso. Contudo, é importante entender o seu perfil de investidor para que possa tomar uma boa decisão.

De uma forma geral, os ETfs promissores são boas oportunidades que podem ser ainda melhor aproveitadas se estiver tendo acesso a uma assessoria de qualidade. Enquanto isso, estude e tente conhecer mais sobre esses ativos tão versáteis e modernos.

Foto de Liza Summer

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo