XFIX11, entenda quais são as vantagens e desvantagens desse método de investimento, por fim, se ele vale a pena nos dias atuais

XFIX11: ETF do mercado imobiliário que você precisa conhecer

O XFIX11 é ETF de FIIs cada vez mais popular dentro do mercado brasileiro. Então, ele envolve formas de investir em fundos imobiliários no Brasil. Dessa forma, veja se vale a pena e qual a razão dele ser um método indicado para iniciantes.

Leia também:

O que é o XFIX11?

Trata-se do primeiro ETF (Exchange Traded Fund) de fundos imobiliários do Brasil que teve seu lançamento em 2020. A princípio, a grande função dele é replicar como o Índice de Fundos de Investimento rendem.

Como funciona na prática?

Ele funciona de modo muito parecido com o investimento em outros tipos de fundos. Para começar, o usuário deve investir o valor mínimo necessário para a cota. Assim, depois da compra ele pode partir para o próximo passo.

Após fazer a aquisição, é possível obter retornos só pela valorização do ETF. Por fim, vale lembrar que nesse caso não se pagam dividendos mensais. Ou seja, é um dos pontos principais que o diferem dos fundos imobiliários comuns.

O XFIX11 e suas vantagens

Na hora de pensar em investir em fundos, vale a pena levar em conta os lados bons e ruins. Dito isso, há dois benefícios cruciais que podem influenciar na sua decisão e eles são:

  • Mais fácil de fazer a aplicação;
  • Não é preciso gastar muito dinheiro.

O primeiro ponto se refere à forma simples de fazer o investimento neste ETF. Dessa forma, é um caminho que pode atrair pessoas que estão na categoria dos iniciantes. O risco desse tipo de ação é muito menor também.

Mesmo que seja mais fácil, é preciso ter atenção

Esse é um ponto crucial a respeito da primeira vantagem sobre esse tipo de aplicação. Antes de mais nada, o investidor deve ter uma estratégia em mente para agir de acordo com o seu perfil. Por fim, uma dica é diversificar sua carteira para minimizar mais os riscos.

Foto: O XFIX11 é uma boa forma de começar a investir para quem tem pouco conhecimento

Pouco investimento com XFIX11

Começar a aplicar o seu dinheiro pode ser difícil em alguns casos devido ao valor. Portanto, saiba que não precisa gastar tanto para aplicar nesse tipo de fundo. Na prática, dá para investir em cotas de valores que ficam em torno de R$ 10.

O XFIX11 e as vantagens relacionadas à liquidez

Uma outra vantagem que vale a pena citar sobre esse modelo de investimento é sobre a liquidez. Caso não saiba, é a capacidade de um bem se converter em dinheiro. Então, ele se destaca porque pode ser negociado em bolsa.

Existe transparência?

Não só existe transparência como é um dos grandes benefícios sobre esse tipo de aplicação. Isso acontece porque tanto a formação de preço quanto a composição da carteira do índice são divulgados de forma diária na bolsa de valores.

Quais são as desvantagens do XFIX11?

Como parte da ideia de considerar os dois lados, vale citar que há desvantagens também. Assim, vai dar para entender melhor ao levar em conta essas duas ideias comparadas com as anteriores:

  • Existe uma taxa de administração;
  • O IR (Imposto de Renda) passa a fazer parte das cobranças.

A taxa de administração, por sua vez, é um valor pago ao gestor. Nela, entram fatores como os recursos alocados e os instrumentos financeiros utilizados. Em resumo, é como se fosse uma cobrança pela operação feita.

O IR como parte das cobranças é uma das desvantagens mais claras sobre esse tipo de aplicação. Dessa maneira, sempre vão haver contas a prestar em cima de lucros obtidos.

O XFIX11 vale a pena?

Saber se vale a pena ou não é uma questão que envolve considerar os prós e contras. Antes de mais nada, vale lembrar que o mercado de fundos imobiliários sofreu muito durante a pandemia.

De certa forma, isso pode afastar pessoas que tinham algum interesse no modelo. Agora, esse método segue como uma opção viável para quem quer começar a investir.

O caminho ideal, portanto, é sempre buscar estudar o mercado e aprender sobre ele. Além disso, uma dica útil é fazer análises fundamentalistas e buscar orientações com investidores mais experientes.

Photo by Chris Liverani on Unsplash

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo