Investir em ações, saiba como perder o medo para começar a aplicar o seu dinheiro e diversificar a sua carteira e sua renda

Investir em ações: saiba como perder o medo e começar a aplicar o seu dinheiro

Investir em ações é uma das melhores formas de construir o seu patrimônio, mas é preciso perder o medo para começar. Assim, saiba como fazer da maneira correta para não correr grandes riscos de perder dinheiro na bolsa de valores e entender o seu perfil de investidor.

Leia também:

Investir em ações é fácil?

Começar a investir em ações pode ser simples, já que o iniciante basta apenas criar uma conta em uma corretora. Além disso, é preciso transferir o dinheiro para começar a aplicar esses valores, mas é preciso estudar um pouco para começar a jornada.

Quais são as vantagens?

De modo geral, muitos investidores escolhem essa opção porque acreditam trazer mais retorno a longo prazo do que a poupança, por exemplo. Além disso, veja a seguir mais algumas vantagens de aplicar seu dinheiro:

  • aposentadoria mais confortável;
  • construa e aumente seu patrimônio;
  • proteja-se da inflação.

Você pode aumentar ainda mais o seu patrimônio do que outras maneiras de crescer sua renda. Portanto, são muitos os benefícios que não dá para encontrar facilmente em qualquer aplicação e uma consultoria de investimentos pode te ajudar.

Investir em ações é fácil e traz vantagens a longo prazo para o investidor. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Como perder esse medo de investir em ações?

Para investir em ações, você deve tirar todas as crenças limitantes da sua vida. Nesse sentido, entenda que isso não é uma aposta nem um jogo de risco e saber que é possível sim ganhar dinheiro com isso.

O primeiro passo para perder o medo de investir é saber que você deve se dedicar e tentar entender ao máximo como funciona o mercado. Então, veja a seguir algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo.

Defina metas claras

Em primeiro lugar, é você deve ter metas bem claras ao começar a investir. Afinal, isso vai te guiar no processo de construir aos poucos a sua carteira de investimentos e ainda ajuda a manter a calma quando a ação cai, caso isso ocorra.

Caso a sua meta seja conquistar a liberdade em um total X de anos, calcule quais passos você deve dar em direção a esse objetivo. Da mesma forma, planeje os seus vencimentos em um prazo mais longo.

Pense a longo prazo

É preciso entender também que o retorno não será imediato em nenhum investimento, a não ser que você goste de riscos altos. Portanto, para ter mais segurança, não se precipite em ver o seu lucro.

Defina seu perfil de investidor

Definir o seu perfil é algo essencial para que você perca o medo de investir em ações. Assim, será menor a chance de perder dinheiro ao se precipitar na hora de tirar o seu dinheiro, por exemplo, ou analisar os índices de ações.

Quais são os perfis conhecidos?

Em suma, existem três perfis mais conhecidos de investidores e você deve definir o seu para conseguir mais sucesso nos seus investimentos. Portanto, veja a seguir quais são esses perfis:

  • conservador;
  • arrojado;
  • moderado.

Os níveis desses perfis são definidos de acordo com os riscos que você deseja assumir nas operações. Dessa forma, o conservador não aceita correr riscos e o arrojado assume a chance de riscos maiores, então o moderado fica entre ambos.

Estude o mercado antes de investir em ações

Para reduzir o seu medo, é preciso estudar formas de não perder dinheiro em investimentos que não valem a pena. Por isso, saber como funciona cada ponto do mercado vai te ajudar a tomar as decisões certas ao aplicar seu dinheiro e não correr riscos, como o bull trap.

Entenda os ciclos

É ideal entender também que a mudança de ciclos é algo comum nesse tipo de investimento. Portanto, saiba qual a hora certa de aplicar dinheiro em uma ação e entenda como analisar cada etapa de acordo com o momento do mercado.

Conheça os ativos para investir em ações

Você não pode investir em um ativo sem levar em conta uma estratégia firme de investimentos, bem como o seu perfil. Do mesmo modo, saiba quais são os fundamentos de determinada companhia antes de comprar alguma ação da mesma.

Invista aos poucos

Para perder o medo de investir, você deve começar as aplicações aos poucos, para saber como funciona esse processo. Em suma, não pegue todo o seu dinheiro e coloque em um só lugar nem de uma só vez.

Com o passar do tempo, você vai ganhar todo o conhecimento que precisa para remover todo o receio de perder seu fundo de dinheiro. Então, respeite cada etapa e aplique aos poucos, para conseguir uma boa liquidez.

Não pense só na bolsa

Você pode pensar em formas de investir que não seja, apenas, a bolsa de valores. Desse modo, estudar é a dica mais importante para ter sucesso nessa forma de trabalhar com o seu dinheiro, de modo geral.

Evite analisar as cotações todo dia

Outra dica valiosa é não ficar de olho todos os dias nas cotações do mercado, para que você não se precipite, nem tenha preocupações sem lógica. Afinal, isso pode te levar a perder muito dinheiro.

Diversifique seus investimentos

Diversificar suas aplicações é uma das melhores formas de perder o medo de investir. Então, diminua os seus riscos e aumente sua chance de ganhar dinheiro com uma simples estratégia de mudar os investimentos entre setores e até saber como investir com pouco.

Vale a pena investir em ações agora?

Sempre vale a pena investir em ações, basta saber qual é o melhor investimento do dia ou do momento. Por isso, analise todas as opções possíveis do mercado para não entrar na hora errada.

Quem pode me ajudar a investir em ações?

Você pode acompanhar grandes players do mercado ou grandes sites que dão notícias sobre o mercado, como este. Assim, você sempre terá maiores chances de não errar na aplicação do seu dinheiro.

Perca o medo de investir em ações aos poucos, conforme ganha conhecimento sobre o mercado. Imagem de freepik em Freepik

Investir em ações dá mais segurança para o futuro?

Construir seu patrimônio pode ser bem mais simples se você investir em ações. Por isso, também é mais fácil conquistar seus objetivos e ter mais segurança sim no seu futuro, embora exija um planejamento bem preciso de como investir.

Construa a sua liberdade

Você pode conquistar a sua liberdade financeira com os investimentos certos e até escolher quando deseja se aposentar, para não trabalhar mais. Em suma, investir é uma das melhores formas de tomar as rédeas da sua vida.

Image by rawpixel.com on Freepik

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo