Conheça neste post completo quais são os meios mais simples e práticos de como acompanhar os dividendos dos investimentos

Como acompanhar os dividendos dos ativos e controlar seus investimentos?

Como acompanhar os dividen

Um dos meios de como acompanhar os dividendos é no CEI (Canal Eletrônico do Investidor). Da mesma forma, há outros meios de ver seus resultados. Então, conheça as principais delas.

Leia também:

O que são dividendos?

Investir em ações traz benefícios para quem escolhe esse modo de investir. A princípio, obter ganhos ou dividendos, que consiste nos rendimentos pagos pelas empresas aos seus cotistas.

Este pagamento acontece uma ou duas vezes ao ano  e consiste em uma quantia aos sócios, descontado do lucro ou das reservas da empresa. Além disso, vale frisar que os valores pagos para cada ativo dentro de uma empresa é igual.

O valor total que cada acionista recebe varia de acordo com o número de ativos que ele possui. Confira os montantes usados para remunerar os sócios.

  • Lucros;
  • Montantes de reservas distribuíveis;
  • Lucro orientado.

Na ocasião que a empresa atinge lucros, não é uma regra que eles sejam distribuídos. Afinal, isso pode ocorrer apenas caso não existam prejuízos. Além disso, é preciso ter uma reserva legal, bem como reservas estatutárias obrigatórias.

Custos

São vários os custos que também precisam ser abatidos antes de pagar os dividendos. Então, são eles os custos iniciais, de pesquisa, de aumento de capital e de desenvolvimento.

E então, como os valores podem ser distribuídos?

Além de saber como acompanhar os dividendos é importante entender de que formas eles são distribuídos para os acionistas ou sócios:

  • Dinheiro;
  • Ações;
  • Dividendo opcional.

Quando as empresas pagam os dividendos?

Cada companhia possui uma data de pagamento. Por isso é importante acompanhar os dividendos das ações que escolheu investir. Além disso, a data depende de quando foi feito o investimento.

A periodicidade também é de acordo com a empresa. Afinal, os pagamentos podem acontecer por mês, trimestre e semestre. Além disso, ainda há empresas que distribuem os dividendos apenas uma vez por ano. 

Independente de quantas vezes ao ano, vale ressaltar que os ganhos são pagos em pelo menos três etapas. Conheça quais são:

Data do anúncio

É o anúncio da quantia de ganhos para aquele determinado período. Então, é essencial acompanhar isso de perto.

Ex-dividendo

Consiste no ajuste da ação no momento no qual o lucro é pago. Ou seja, este valor menos o preço do ativo na Bolsa de Valores um dia antes.

Data do pagamento

É a data em que o valor é recebido pelo cotista em sua conta. No entanto, vale lembrar que pode ser pago em espécie ou ainda em novas ações. Esta data costuma ser 3 dias úteis após a data ex-dividendo.

Foto: Saber como acompanhar os dividendos é essencial para otimizar os investimentos.

Quais os melhores lugares para acompanhar os dividendos?

A primeira alternativa para saber como acompanhar os dividendos é acessar o Canal Eletrônico do Investidor (CEI), que faz parte do site da Bolsa de Valores, onde é possível consultar vários dados como:

  • Títulos do Tesouro Direto;
  • Dividendos pagos ou por receber;
  • Proventos provisionados e pagos;
  • Carteiras de renda variável;
  • Extratos de investimentos de acordo com a instituição.

Para fazer a consulta, é preciso acessar o Canal Eletrônico do Investidor. O login é feito com senha e CPF. Em seguida, clicar na aba proventos. Além disso, conheça outros meios de obter informações sobre o assunto.

Corretora de valores

A corretora de valores onde o investidor comprou o ativo também possui material sobre a agenda dos lucros das empresas.

Em alguns casos, há a opção de receber não apenas notificações sobre os pagamentos, bem como outras informações sobre o calendário para ficar mais simples acompanhar os dividendos que fazem parte da carteira.

Aplicativos e sites de investimentos

Os aplicativos são um meio bem simples e fácil para obter dados sobre os lucros das empresas. Afinal, eles coletam dados direto do CEI. Portanto, é um recurso que reúne todos os dados para fácil acesso.

Conteúdos sobre investimentos

Há vários conteúdos sobre o tema disponíveis. Além disso, é viável se manter informado do que está acontecendo com as empresas nas notícias dos maiores sites sobre o tema.

Por que é importante acompanhar os dividendos?

Não importa o meio escolhido, mas o investidor precisa saber como acompanhar os dividendos que fazem parte do seu portfólio. Isso com o intuito de planejar os investimentos futuros. Afinal, eles são uma das grandes vantagens ao investir em ações.

Por ser um investimento de alto risco, é essencial ficar de olho no que está acontecendo no mercado. Até mesmo para melhorar as estratégias de aportes de recursos.

Saber quando irá receber os valores, permite executar um plano melhor sobre como eles serão alocados no futuro. Desse modo, encontrar o melhor destino para os lucros obtidos com a compra de ativos.

Como tirar o melhor proveito dos dividendos?

Além do calendário de pagamento, é importante saber outras informações da empresa. Em especial, sobre os proventos da companhia onde os recursos foram alocados.

Para acompanhar os dividendos de modo mais eficiente, a melhor opção é criar uma rotina. Assim sendo, com frequência, verificar notícias e outras fontes de consulta, como por exemplo o CEI.

Sugestão prática

Montar um calendário ou planilha pode ajudar. Além disso, é importante planejar o destino para o montante. Isso para que eles não fiquem parados na conta.

Vale lembrar, que mesmo que com o objetivo de longo prazo é crucial cuidar dos dividendos e valores recebidos. Desse modo, é possível continuar fazendo o valor alocado crescer.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo