Psicologia do trader: conheças o conceito e as emoções que influenciam as decisões

Entender a psicologia do trader é essencial para todo e qualquer profissional que atua no mercado financeiro e busca ter um maior controle emocional. Contudo, é preciso conhecer o conceito, então leia este artigo e veja mais detalhes.

Leia também:

O que é a psicologia do trader?

A psicologia do trader é uma área de estudo que busca entender a ação das emoções de quem opera na bolsa de valores. Uma vez que as pessoas que atuam no mercado financeiro tendem a perder tudo em pouco tempo, o que gera um grande abalo sentimental.

Esse mercado é cheio de incertezas, dúvidas e desafios no qual os operadores acabam por se submeter, pois é o risco da profissão. Por isso, manter a mente saudável é vital para encarar o mundo dos traders e:

  • ter bons resultados;
  • saber lidar com as emoções;
  • tomar boas decisões.

O conceito tem como objetivo estudar e entender como as questões psicológicas irão ajudar as pessoas que atuam nesse mercado tenham bons desempenhos. Além disso, também contribui para desenvolver estratégias para otimizar os resultados na bolsa de valores.

A psicologia do trader estuda as emoções de quem atua no mercado financeiro.

Imagem de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Quais características destacam a psicologia do trader?

A psicologia do trader tem como uma de seus principais aspectos a associação das emoções conforme o mercado financeiro se movimenta. Ou seja, ela estabelece o sentimento que o operador irá sentir, seja negativo ou positivo.

Isso irá levá-lo a tomar uma decisão, como comprar ou vender um ativo, pois ele sente que é uma boa oportunidade. No entanto, nem sempre é assim e a maioria das vezes o trader toma uma decisão errada, contudo, conheça mais dessas emoções a seguir.

Otimismo

Na maioria dos casos, a psicologia do trader começa com o otimismo, onde a pessoa enxerga um futuro de muitos ganhos e bons resultados. Afinal, pensar dessa forma ajuda a ter um foco maior, bem como lucrar de forma fácil e em pouco tempo de atuação.

Ganância

A ganância é outra das grandes emoções que podem gerir as ações de um trader. Em síntese, esse sentimento tem relação com a vontade de querer ter resultados maiores e sob constante crescimento, o que leva à decisões de risco.

Isso faz com que a pessoa perca um pouco do seu senso de tolerância e de raciocínio, como comprar ações de um negócio duvidoso. Além disso, em busca de ter mais lucro, muitas vezes, ao invés de encerrar uma operação de day trader, ele continua e perde.

A ganância pode levar qualquer um à ruína, por isso é vital manter esse desejo sob controle para não tomar decisões erradas. Em suma, o sentimento é algo natural, porém é importante ter metas de ganhos para não permitir que ela supere a sua razão.

Na psicologia do trader, a ganância é uma das emoções que ditam a tomada de decisão.

Imagem de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Medo

O medo também é uma emoção de muito poder sobre um trader, pois ele pode definir suas decisões na hora de operar. Em síntese, para os bons casos, é provável que você não consiga obter o resultado máximo de uma operação ao fechá-la antes.

Esperança

A esperança vem quando os traders sentem que o mercado está ao seu favor. Essa emoção vem, em geral, logo após uma movimentação de queda que o faz perder valor acionário, porém, logo vem o crescimento novamente.

O ciclo da psicologia do trader

Na psicologia do trader, o ciclo tende a se repetir, pois com a volta da esperança, o operador irá ficar otimista novamente. Logo, virá a ganância, o medo de cometer os mesmos erros e assim por diante.

Qual é a importância da psicologia do trader?

A psicologia do trader é essencial para manter o controle emocional e entender os riscos da profissão de quem vai atuar nessa área. Em síntese, o mercado financeiro é um nicho que não oferecer nenhuma garantia, pois é: 

  • volátil;
  • imprevisível;
  • arriscado.

Isso deixa ainda mais claro o quanto saber lidar com as questões sentimentais é vital para que um trader saiba lidar com as situações. Afinal, além da maturidade, é preciso ter um bom discernimento para encarar os momentos difíceis e tomar as melhores decisões.

Para que o sucesso venha, cada momento ruim que o profissional passar será importante, pois é necessário que ele lide com eles da melhor forma. Ou seja, ser capaz de absorver tantas informações fará toda a diferença em suas operações.

Entender o próprio comportamento

Conhecer esse conceito será vital para que você, trader, entenda como está o seu comportamento e assuma o controle das ações. Assim, atuar no mercado financeiro terá outro peso, pois tomará as decisões com mais cautela.

Imagem de AlphaTradeZone disponível em Pexels

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo