Conheça as Ondas de Elliot: Técnica que garante previsão no mercado financeiro

As Ondas de Elliott são uma forma simples e prática de analisar o mercado financeiro com base em gráficos. Logo, essas previsões são estabelecidas com base no movimento anterior do mercado, que observa e estabelece padrões que se repetem.

Leia também:

O que são as ondas de Elliot?

As Ondas de Elliott são uma forma de análise técnica que tenta prever os movimentos de preços futuros dos ativos de finanças, como ações, moedas e commodities, com base em padrões observados nas ações dos preços no passado.

Ademais, essa técnica torna-se uma ótima opção para saber como proteger seu dinheiro da inflação, em especial, se você é investidor, pois, a análise das ondas tem base na teoria de que os preços dos ativos financeiros seguem padrões repetitivos e previsíveis de mudança.

Como surgiu?

O sistema de ondas foi criado por Ralph Nelson Elliott, um contador e analista de mercado americano que estudou os padrões de preços do mercado de ações na primeira metade do século XX. 

Além disso, Elliott acreditava que os preços das ações seguiam padrões que se repetiam e que esses padrões ​​para prever os movimentos futuros do mercado.

Quem era Ralph Nelson Elliott?

Ralph Nelson Elliott foi um contador americano e analista de mercado mais conhecido por desenvolver a teoria das Ondas de Elliott, uma forma de análise técnica que tenta prever os movimentos futuros do mercado financeiro com base em padrões de preços históricos.

Assim, Elliott começou sua carreira como contador e trabalhou para várias empresas de finanças em Nova York, onde conheceu o mercado financeiro. Ele desenvolveu uma teoria que pode ajudar as pessoas a saber quando vender ações ou comprá-las. 

Como funcionam as Ondas de Elliott?

Cada onda divide-se em sub-ondas, o que permite uma análise mais detalhada dos movimentos de preços. Nesse sentido, as ondas dividem-se em: 

Primeira onda

A primeira onde representa um movimento inicial de alta. Ou seja, pela boa previsão dos investidores em relação a um determinado ativo. 

Segunda onda

Correção de baixa de um ativo, por exemplo o dólar. Sendo usado na medida que os investidores começam a perceber que o preço pode ter subido muito rápido.

Terceira onda

Já a terceira onda é movimento de alta, muitas vezes o movimento mais forte do padrão. Ou seja, é o momento em que a confiança dos investidores se recupera.

Quarta onda

Ocorre com mais frequência na correção de baixa menos profunda do que na correção da segunda onda. Portanto, acontece como um período de consolidação daquele ativo em questão. 

Quinta onda

É um último movimento de alta, à medida que os investidores tentam capitalizar o momento antes que o preço caia. Ou seja, garantindo que não haja perdas daquele ativo.  

Além disso, depois das cinco ondas, há uma correção em três ondas (ABC), que reflete um ajuste de preços após o movimento impulsivo. O padrão repete-se em de cinco ondas e três correções, e assim por diante.

Use as ondas de Elliot para te ajudar a prever ações de investimentos. Imagem de energepic.com no Pexels.

Como se forma uma onda de Elliott?

A formação das Ondas de Elliott ocorre em um padrão repetitivo de cinco ondas seguidas por uma correção de três ondas, que se repete em diferentes escalas de tempo.

Assim, o padrão começa com uma onda de impulso, geralmente uma onda de alta por um evento ou notícia positiva sobre um determinados ativos e passivos. Esta onda segue por uma correção de baixa, à medida que alguns investidores obtêm seus lucros. 

Qual a importância das Ondas de Elliot?

A importância das Ondas de Elliott é que elas fornecem uma estrutura analítica para entender e antecipar os movimentos do mercado financeiro.

Ademais, os traders e analistas técnicos que usam essa teoria acreditam que os preços se movem em padrões e que esses padrões ​ajudam a identificar as lojas de negociação.

As Ondas de Elliott são uma técnica prática e eficaz de análise de mercado. Imagem de AlphaTradeZone no Pexels.

Vantagens

As ondas apresentam diversos benefícios, em especial, para investidores, por exemplo. Entre algumas principais vantagens, destacam-se:

  • estrutura analítica clara;
  • flexibilidade;
  • bem como a identificação de tendências;
  • estabelece metas de preço.

No entanto, é importante ressaltar que a teoria das ondas é confusa e muitos traders e analistas não acreditam que ela seja confiável ou precisa o suficiente para ser usada como base para decisões de negociação de dívidas, por exemplo.

Como aplicar as Ondas de Elliot no meu negócio?

As Ondas de Elliot podem ser aplicadas em diversos tipos de negócios, especialmente aqueles que envolvem o mercado financeiro. Além disso, você pode usá-las, em especial, para melhorar a gestão de risco, análise de mercado entre outros.

Imagem de Tima disponível em Pexels

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo