O cartão de crédito possui inúmeros benefícios, mas é preciso prestar bem atenção para não cair em armadilhas e acabar com dívidas financeiras.

Como tirar um melhor proveito do cartão de crédito

Usar cartão de crédito tem se tornado um hábito cada vez mais comum. Segundo dados recentes, o país possui mais de 123 milhões de unidades. 

Atualmente, temos cartões com tecnologias que tornaram possível o pagamento apenas por aproximação. Não apenas isso, como também os virtuais, podendo ser acessados pelo celular.

Em geral, novos tipos de soluções surgiram nessa categoria, tal como os bancos digitais. Mas, deve-se utilizar esse recurso com sabedoria. Portanto, aprenda a fazer isso a seguir.

Quais as vantagens do cartão de crédito?

Usar o cartão traz inúmeros benefícios, como substituir o dinheiro em espécie. Além disso, as empresas oferecem praticidades que nem o dinheiro consegue. Então, a seguir confira algumas dessas vantagens:

  1. Menos riscos por causa da possibilidade de bloqueio;
  2. Opções mais variadas e mais fáceis de pagamento;
  3. Obter crédito imediato, diminuindo burocracias;
  4. Maior agilidade e portabilidade.

O destaque fica por conta de vantagens no pagamento e na rapidez. Dessa forma, entenda mais sobre esses benefícios.

Parcelamento no cartão de crédito

Essa é a característica principal no uso dos cartões. Basicamente, é quando o pagamento de um produto é feito ao longo dos meses. Desse modo, o valor total reduz-se em parcelas bem menores, facilitando a aquisição.

As prestações são divididas em valores iguais e pode ter juros ou não. Vale lembrar que todo cartão possui um limite de crédito. Portanto, se a compra for acima desse valor, ela não será aprovada.

Praticidade e agilidade

Em alguns estabelecimentos há locais específicos de pagamento com cartão. Dessa maneira, você economiza tempo utilizando um método bem menos burocrático para pagar.

Faça o uso correto do cartão de crédito

As facilidades que o cartão entrega são tantas que algumas pessoas podem cometer deslizes. Para evitá-los, o uso correto é fundamental para não cair em dívidas. Portanto, veja a seguir dicas que podem ajudá-lo neste controle.

Organize suas finanças

Uma vantagem é que todas as despesas ficam para um mesmo dia, a data de pagamento da fatura. Então, contas como internet, mensalidades e telefone podem ser monitoradas. Dessa forma, os valores gastos ficam mais evidentes para administrar. Lembre-se: Seu limite do cartão não é o que você pode gastar, e sim o que você tem de salário. É muito comum ver limites com o dobro do salário, e isso não quer dizer que você tenha três salários. Desta maneira, é que as pessoas começam a se endividar, gastando mais do que deveria gastar do salário, olhando apenas para limites de crédito.

Tenha controle de datas

O ideal é saber as datas de fechamento das faturas do cartão de crédito. Isso ajuda no planejamento para fazer compras sem criar dívidas fora de seu orçamento. Utilizar um aplicativo ou uma planilha de controle financeiro, para monitorar datas, pagamentos e parcelas será ideal para este controle.

Faça as compras após o fechamento

A ideia é fazer uma compra sem se desorganizar. Por exemplo, em caso de urgência ou necessidade, preste atenção no período de fechamento. Geralmente, ele acontece entre 5 e 10 dias antes do vencimento.

Essa medida faz com que o valor da compra venha somente na próxima fatura. Como resultado, você ganha em torno de um mês para se preparar para essa conta.

Fique atento nas datas de melhor compra

O dia de melhor compra marca exatamente 40 dias começar a pagar. Atualmente, os aplicativos das instituições financeiras notificam quando chegam essas datas. Então, basta prestar atenção e anotar em seu calendário.

Negocie sua anuidade do cartão de crédito

A anuidade é uma taxa cobrada pelo uso do cartão. Porém, é possível negociar esse valor a ser pago com a instituição financeira. Ainda mais hoje em dia, com opções de cartões com anuidades gratuitas sendo oferecidos. Se você quer pagar anuidade por causa de algum benefício, negocie!

Usando isso como argumento, você pode reduzir essa cobrança. Por exemplo, diga que encontrou um concorrente sem essa taxa e quer cancelar. Sem dúvida, eles tentarão diminuir ao máximo esse valor.

Verifique quais os benefícios oferecidos

Cada bandeira presente nos cartões representa algum benefício. Mas, pela correria do cotidiano, vários passam despercebidos, por exemplo:

  • Descontos;
  • Milhas;
  • Condições especiais de pagamento;
  • Pontos que podem ser trocados por cupons.

Essas vantagens podem surgir ao fazer as compras. Além disso, não somente as empresas como os bancos também oferecem benefícios parecidos.

Evite o acúmulo de cartão de crédito

Para ter suas finanças sob controle, evite possuir muitos cartões. Na verdade, para que tenha tudo equilibrado, dois é mais que a quantidade ideal. Dessa maneira, um pode ficar para as suas contas e o outro para emergências, como perda do cartão, por exemplo.

Os cartões das lojas também devem ser evitados, porque as taxas cobradas são elevadas. Sendo assim, acaba eliminando qualquer tipo de benefício oferecido para adquirir o dispositivo.

Como escolher o melhor

Para escolher qual o melhor cartão você deve:

  • Definir como pretende fazer o uso do cartão;
  • Analisar quais programas de fidelidade se encaixam com o que deseja;
  • Verificar os benefícios que cada empresa oferece;
  • Negociar a anuidade do cartão de crédito ao máximo;
  • Optar pela bandeira que for aceita na maior parte dos estabelecimentos;
  • Calcular seu gasto médio mensal que terá com o cartão. Isso poderá trazer benefícios ou anuidades diferenciadas;
  • Caso seja cliente de um banco, avaliar a possibilidade de ter o cartão dele.

Analise as formas e datas de pagamento

O pagamento por parcelas é o maior destaque dos cartões. Nesse sentido, existem empresas que possibilitam mais e menos parcelamento. Ainda assim, isso depende se o estabelecimento oferece essa opção.

Em lojas parceiras, as parcelas podem ir muito além de 12 vezes e nas compras com preços altos, esse recurso torna-se muito útil.

As datas do cartão de crédito necessitam de atenção constante. Por exemplo, o pagamento fora do prazo de vencimento acarreta em multa, portanto, é fundamental sempre estar por dentro desses dias para evitar problemas.

Juros e descontos do cartão de crédito

Evite ao máximo os juros. Assim, uma maneira eficaz para se manter longe disso é nunca pagar a parcela mínima. Afinal, isso evita que você caia no crédito rotativo.

Já quanto aos descontos, a parceria citada anteriormente com lojas pode ser aproveitada dessa forma. Na prática, alguns preços especiais são liberados ao comprar com cartão parceiro.

Use com consciência o cartão de crédito

Neste artigo vimos que o cartão de crédito facilita diversos aspectos. Contudo, o uso descontrolado pode trazer problemas indesejáveis com dívidas geradas por juros.

Atualmente, com novos bancos digitais surgindo e oferecendo cartões com taxas reduzidas, essa é a realidade de milhares de pessoas. Com isso, a dica final é usar o cartão com responsabilidade, evitando tudo que for desnecessário. 

Portanto, nada de abusar da conveniência e da agilidade que o dispositivo entrega. Seja responsável e  controlado e terá apenas benefícios.

Foto: Sale photo created por jcomp

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo