O rateio em IPO funciona com base na divisão do total de ações entre as pessoas que estão com o interesse de compra

Rateio em IPO: Saiba o que é e como ele funciona no mundo dos investimentos

O rateio em IPO é quando uma quantidade de pessoas compra uma ação em um mercado de ações com ofertas baixas, devido ao aumento dos papéis é feita a divisão para os acionistas. Além disso, é uma chance de crescimento para as empresas.

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Qual o significado do rateio?

É uma divisão de custos, nas aplicações é a repartição dos bens das companhias que abriram IPO. Ou seja, ele é feito pelo aumento do bem de uma instituição, seja pelas ações ou cotas. Entretanto, saiba que quanto maior a procura por eles, melhor para a empresa. 

O que é IPO? 

IPO é a oferta pública inicial, pois essa sigla indica um processo no mercado financeiro em que uma empresa passa a ser de capital aberto com ações na IBOVESPA. Nesse sentido, ela começa a oferecer partes dos bens em forma de ações. 

Com isso, qualquer pessoa poderá investir e assim se tornar sócio ou dono de um pedaço da companhia, após comprar uma ação. Para isso, basta se cadastrar por meio de uma corretora, analisar o book de ofertas e começar a operar.

Qual o significado de rateio em IPO?

O rateio em IPO é quando uma quantidade de acionistas supera a porção de ações. Bem como, será essencial fazer o rateamento das ações, pois ela ocorre quando o pedido é maior que a oferta de ações.

Como o rateio em IPO funciona? 

Esse rateio é baseado na divisão das ações disponíveis, para as pessoas que têm o interesse de compra, usando a fração reservada como base. Além disso, ele acontece antes da venda da IBOVESPA, a fim de saber quantos papéis terá direito para comprar.

Tipos de rateio em IPO

No momento inicial os investidores não podem comprar todos os papéis que querem, pois terá que esperar o rateio em IPO. Ou seja, é crucial fazer uma separação das cotas disponíveis conforme as reservas realizadas. Assim, existem 03 tipos de rateios que são:

  • linear;
  • por ordem de chegada; 
  • tradicional. 

Linear 

Neste tipo de divisão, o número de papéis disponíveis é dividido pelo número de pessoas que querem investir, até que a porção do investidor seja atingida. Contudo, assim que os acionistas atingirem os índices de ações previstos, eles sairão da posição.  

Além disso, esse rateio é a melhor opção para os investidores iniciantes, pois a chance de conseguir as ações desejadas será maior.

Rateio por ordem de chegada 

Neste tipo, as pessoas que reservaram primeiro as ações saíram no lucro. Afinal,  os que reservaram primeiro receberam a fração de cotas que desejavam. Porém,os últimos, irão conseguir menos do que esperavam ou até mesmo não receber ação nenhuma. 

Rateio tradicional

Esse é feito a partir da demanda e da oferta de modo uniforme. Ou seja, é a separação entre os valores do capital e o total de reservas, até encontrar a proporção. Nesse sentido, cada investidor teria o direito de comprar apenas a porcentagem final da quantidade original reservada. Além disso, esse tipo prejudica os novos investidores, pois eles fazem reservas pequenas, já os grandes investidores saem no lucro pelas grandes reservas. 

Como analisar um IPO?

IPO é um processo de lançamento das ações de uma companhia no mercado financeiro. Entretanto, é essencial observar alguns pontos, como, por exemplo: 

  • entender o motivo da abertura do capital;
  • faça uma análise econômica e da empresa em geral;
  • avalie o histórico da empresa; 
  • saiba o que o mercado financeiro acha sobre a empresa. 

Uma empresa faz um IPO para arrecadar recursos para financiar seu crescimento, sem ter que recorrer a crédito bancário. Ou seja, ela abre o capital e define o percentual que será vendido e através dos acionistas eles conseguem se manter no mercado financeiro. 

Com isso, é preciso analisar todo o contexto sobre o negócio, sua posição no mercado e perspectivas para o futuro. Portanto, para quem ainda está no início, uma consultoria de investimentos pode ser uma boa alternativa para dar mais segurança;

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Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
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