Short é uma operação bem arriscada, é a tática de alugar uma ação que precisa ser comprada de novo para que ela volte ao dono

Conheça o Short e aprenda como colocar essa estratégia em prática

Short é o nome dado à estratégia de investimento na queda de cotação de uma ação. Apesar de arriscada, pode ser uma boa maneira de assegurar as carteiras de ativos. Entenda como ela funciona e como realizar esse tipo de operação.

Veja também:

O que é short em ações?

O short, no mercado de ações, é um investimento que aposta na queda de cotação. Nessa estratégia, o investidor lucra quando o preço cai. Entretanto, caso ele suba, há prejuízo, por isso, é importante saber como operar vendido em ações.

Como fazer short?

Após entender o que é, hora de descobrir como funciona. Em suma, ela é a tática de alugar uma ação para negociar e vender na bolsa. Por ser apenas um aluguel, esse ativo não é do investidor. Sendo assim, a pessoa que aluga a ação precisa recomprar para que ela volte ao dono.

Quais os riscos de venda a descoberto?

Short é uma das operações mais arriscadas, por isso, é melhor ser feita por investidores que tenham certa experiência na área. Um dos grandes riscos é a possibilidade de perda considerável. Já que o lucro depende da queda, caso a ação entre em tendência de valorização, não há limites para o prejuízo do investidor. Além disso, a taxa do aluguel tem que ser paga e nem sempre o lucro compensa esse valor.

Quais as vantagens do short selling?

Apesar de arriscada, essa estratégia pode ajudar o investidor de sucesso a manter seus ganhos. Ao ter posições long e short, é possível ter lucro tanto na queda quanto na alta. Essa tática, que visa proteger a carteira de investimentos, se chama hedge.

Long e short, entenda a diferença

Basicamente, long é o nome dado para ações compradas, enquanto short é a ação vendida. Ao passo que uma se baseia na tendência de queda do ativo, o long depende do crescimento. Por isso, o investimento é chamado assim, por ser algo a longo prazo.

Como funciona a estratégia Long & short?

Essa operação é a mescla das duas táticas. Em resumo, ela é o ato de alugar uma ação e com o valor conseguido, comprar um ativo (long). Desse modo, os traders ficam mais protegidos do risco de prejuízo que cada estratégia individual oferece.

Há vantagens no long & short?

Essa tática pode ser muito vantajosa quando bem usada. Ao investidor em long e short, há diversificação nos lucros. Afinal, há retorno tanto na queda quanto na alta das ações investidas. Isso torna essa prática mais segura do que usar apenas a venda a descoberto.

Quais os riscos dessa operação?

Apesar de não ter os mesmos riscos que a short, ela ainda apresenta perigos, assim como todo investimento. Primeiramente, é importante estar certo de que o ativo que será comprado está disponível para alugar. 

Mesmo assim, ainda há perigos menos evitáveis, como o caso de as tendências de alta e queda se inverterem. Além disso, há a necessidade de depositar garantias e o valor do aluguel, que talvez não compensam em vista ao lucro conseguido.

É preciso muita pesquisa, visão e experiência para lucrar com short. Imagem de Anna Nekrashevich, no Pexel.com.

Os tipos de ações long e short

Após conhecer a tática long e short, é bom entender que ela não é apenas uma única estratégia. Ela possui algumas categorias, por exemplo:

  • Intersetorial: diferentes setores;
  • Ações ordinárias e preferenciais: ações de tipos diferentes da mesma empresa;
  • Intra-setorial: ações do mesmo setor;
  • Ativo x índice, onde há combinação entre os dois;
  • Controlada x controladora: empresas que têm ações na bolsa e que controlam outras empresas.

Essas são algumas das estratégias usadas nessa área. É importante lembrar que o sucesso do investimento também depende da análise e frieza do investidor. Afinal, é preciso muito estudo e conhecimento para conseguir lucrar nessa área tão variável.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo