Como o poker pode te ajudar a tomar melhores decisões financeiras

Como o poker pode te ajudar a tomar melhores decisões financeiras

O poker pode lhe ensinar lições importantes sobre como tomar decisões financeiras mais sábias. Na verdade, jogar jogos de cartas como poker e outros pode ensiná-lo a tomar decisões mais sábias em geral.

O poker e as finanças podem inicialmente parecer atividades muito diferentes. Em geral, o poker é simplesmente um jogo de cartas, enquanto tomar decisões financeiras ou fazer investimentos envolve entender o mercado.

Na realidade, o poker e as finanças têm muito em comum. O jogo não é apenas divertido, mas também ensina muitas estratégias úteis. Existem aspectos de habilidade e uma tremenda aptidão para ler pessoas e circunstâncias a seu favor, então não é apenas um jogo de azar. Isso se encaixa perfeitamente na tomada de decisões financeiras, mas não é o único aspecto que o poker tem em comum com estas atividades.

O poker é mais do que apenas um jogo para passar o tempo; pode ensinar habilidades que você pode usar fora da mesa de jogo. À medida que você melhora neste jogo, você também melhora sua educação financeira, o que, é claro, o ajudará a tomar melhores decisões.

Decisões financeiras também lidam com incertezas

Devido ao alto nível de incerteza envolvido no mercado econômico, as decisões financeiras diferem de muitos outros tipos de decisões. Muitas pessoas nunca aprendem como fazer escolhas em situações incertas. Essa é uma barreira significativa para muitas pessoas tomarem decisões financeiras sábias.

Digamos que você esteja pensando em comprar um carro, uma televisão ou qualquer outro bem de consumo. A melhor abordagem para decidir é pesquisar muitas informações, listar as vantagens e desvantagens de cada opção e, em seguida, selecionar aquela que é melhor para você. Essas escolhas envolvem mínima ou nenhuma dúvida. Principalmente, você coleta e contrasta fatos.

Muitas vezes, as pessoas acreditam que tomar decisões financeiras requer a mesma metodologia. Eles acham que podem obter todas as informações de que precisam para fazer a melhor escolha estudando o passado, conversando com especialistas e fazendo outras análises críticas.

Mesmo que você siga essas medidas, não poderá ter tanta certeza quanto ao fazer uma compra de um bem de consumo. O mundo financeiro está cheio de variáveis, e suas circunstâncias pessoais também podem ter impacto em suas escolhas financeiras. O sucesso ou fracasso de uma decisão financeira frequentemente depende do que acontecerá no futuro. E, como todos sabemos, eventos futuros são imprevisíveis.

Assim como no poker, ao analisar decisões financeiras, você precisa aprender a tomar decisões sob incerteza.

Como dizem muitos jogadores profissionais de poker, sempre haverá incerteza no poker. Embora você possa prestar atenção nas cartas jogadas, não pode saber quais cartas os outros jogadores estão segurando, como as cartas serão jogadas e quais estarão disponíveis na mesa a seguir.

Para tomar uma decisão sob incerteza, seja no poker, nas finanças ou em outro campo, você deve primeiro calcular a probabilidade de vários resultados. Isso envolve primeiro manter a mente aberta e levar em consideração vários cenários possíveis. O próximo passo é estimar quais resultados são mais prováveis do que outros.

Em seguida, pese os ganhos e perdas em potencial para determinar qual curso de ação resultará no maior ganho potencial enquanto representa o menor perigo de perda, assim como em um jogo de poker. 

De um modo geral, você não deseja escolher a opção com o maior ganho possível se houver uma chance substancial de também sofrer uma perda considerável. Reconheça que não importa o quão minuciosamente você avalie a circunstância, perdas e erros sempre são possíveis. Somos incapazes de saber tudo ou prever o futuro.

Equilíbrio, de todas as formas, é primordial

O equilíbrio é essencial na hora da tomada de decisões financeiras, seja o equilíbrio emocional ou um equilíbrio na diversificação de seus investimentos.

Pode haver muito dinheiro em jogo e muita pressão para ter sucesso nas finanças ou no poker. 

O julgamento dos jogadores de poker é afetado e eles são mais propensos a tomar decisões tolas quando estão com raiva ou aborrecidos. É importante jogar poker objetivamente nessa situação, pois cada mão deve ser avaliada matematicamente para determinar se há uma chance de sucesso com base na estratégia e não no pânico.

Princípios semelhantes se aplicam às finanças, em que as escolhas devem ser feitas com base na análise lógica, e não no pânico irracional do mercado. O equilíbrio emocional é um grande benefício tanto para os jogadores de poker quanto para os investidores.

Além disso, ter algum equilíbrio e diversificação em seu portfólio geralmente é sempre uma boa ideia. Mesmo que o mercado de ações tenha historicamente fornecido retornos mais fortes no longo prazo, a maioria de nós não está fazendo isso, especialmente quando nos aproximamos da aposentadoria. Precisamos pensar sobre o que pode ocorrer nos próximos cinco a dez anos e como isso pode afetar nossa situação financeira.

A maioria das outras decisões financeiras também são questionáveis. Um resultado raramente é muito provável. Em vez disso, há um espectro de resultados possíveis, alguns dos quais são mais prováveis do que outros. Por conta disso, equilíbrio é frequentemente necessário nas decisões financeiras. Também é necessário estar pronto para se adaptar e ajustar quando os riscos e recompensas potenciais, ou suas circunstâncias, mudarem, assim como um jogador de poker adapta suas estratégias conforme as cartas são jogadas.

Foto da Capa: Pixabay

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo