Você sabe quem é Luiz Barsi, o bilionário da Bolsa de Valores brasileira?

Luiz Barsi Filho, também conhecido como rei dos dividendos, teve uma origem simples. Mas, hoje em dia, é um dos grandes nomes na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Dessa forma, veja um pouco sobre a sua trajetória de vida e como ele se tornou um bilionário.

Quem é Luiz Barsi?

Ele nasceu na cidade de São Paulo, em 10 de março de 1939 e viveu toda a sua infância de forma humilde no bairro Brás, região central da capital paulista. Infelizmente, seu pai faleceu quando ele tinha apenas um ano, mas Barsi sempre teve o apoio da mãe.

O início de sua vida foi difícil, pois vivia em um cortiço, no entanto, ele tinha apreço pelos estudos e não perdia uma chance para aprender mais. Aliás, ainda criança, ele teve que se ajustar para estudar e trabalhar, como forma de ajudar nas despesas de casa.

Como foi a juventude de Luiz Barsi?

O seu primeiro trabalho foi como engraxate aos sete anos e ele continuou nessa função até os 14 anos. Depois disso, seguiu vendendo balinha no cinema e foi aprendiz de alfaiate, quando a sua mãe abriu uma lojinha.

Já na adolescência, com empenho e determinação, Barsi atuou em uma corretora de valores. Assim, para se manter nos padrões da empresa e mostrar resultados, o jovem garoto teve que estudar o curso Técnico em Contabilidade.

Em seguida, ele se formou em Economia e pôs em prática conceitos básicos em sua trajetória. Portanto, para Luiz Barsi, o necessário era:

  • Sempre viver com menos do que ganhava;
  • Investir o que sobrava.

Ainda, o homem que viria a se tornar um dos grandes bilionários do cenário atual, chegou a trabalhar em três empregos ao mesmo tempo nessa época.

Você sabe como Luiz Barsi ficou rico?

Desde o início de sua jornada como investidor, ele sempre teve uma visão diferente sobre o mercado de ações. Foi dessa forma que, baseado em livros para investimentos e prática, ele inventou o jeito Barsi de investir.

Mesmo não tendo um salário alto, ele aplicava a sua filosofia de gastar menos do que ganhava e o que sobrava, portanto, era todo investido em papéis na compra de empresas nacionais. 

Para Luiz Barsi, “ações garantem futuro”. Dessa maneira, ainda nessa época, ele percebeu que muitos dos seus colegas ganhavam com a compra de ativos na baixa e vendiam na alta. 

Sob a percepção dele, no entanto, esse modo de atuar na Bolsa de Valores, não mantinha os ativos, muito menos fazia o patrimônio crescer. Então, o método adotado por ele foi de comprar ações e não se desfazer delas.


Foto: Desde cedo, Luiz Barsi se dedicou aos estudos sobre investimentos.

Qual é o jeito Barsi de investir?

Luiz Barsi usa diversas estratégias que visam manter e garantir uma vida futura sem depender do governo. Por isso, o seu objetivo sempre foi buscar pela aposentadoria por meio das ações e dividendos.

Para ele, o benefício que o Estado paga não mantém um padrão de vida adequado. Assim, o investidor deve ser paciente, trabalhar com o longo prazo e realizar aportes todos os meses. 

Os conselhos de investidor de Barzi

Nos tópicos a seguir, você confere um pouco mais sobre a filosofia de investimentos do bilionário da Bolsa de Valores brasileira:

  • Invista cedo, a fim de se aposentar com ações e dividendos;
  • Faça aportes mensais por 30 anos;
  • Realize aplicações em empresas nacionais e conhecê-las;
  • Torne-se um pequeno empreendedor;
  • Adquira ações de setores perenes e consolidados;
  • Invista em empresas que distribuem bons de dividendos;
  • Reinvista os dividendos;
  • As ações se valorizam no longo prazo;
  • Compre sempre que tiver boas oportunidades;
  • Não se apegue a Ibovespa e índices da B3, pois as baixas sempre acontecerão.


A busca por setores perenes e empresas consolidadas que, de fato, sejam boas pagadoras de dividendos, fará o patrimônio investido ser multiplicado. Dessa forma, como ensina Luiz Barsi, a aposentadoria com ações estará garantida.

Como é a rotina de Barsi? 

O menino pobre que trabalhou como aprendiz de alfaiate e engraxate, hoje em dia, possui a maior carteira como pessoa física na Bolsa de Valores. Com as suas técnicas aplicadas por mais de 40 anos, ele multiplicou os seus lucros e superou a barreira dos 1 bilhão aplicados.

Mesmo bilionário, Barsi leva uma vida simples e bate ponto todos os dias em seu escritório, cumprindo o expediente das 10h às 16h. Além disso, ele prefere usar o metrô para ir até o trabalho. 

Qual é a carteira de investimentos de Luiz Barsi?

Atento às suas filosofias que já utiliza há mais de quatro décadas, ele busca investir em empresas nacionais, que sejam sólidas, estejam em um mercado perene e paguem bons dividendos. De tal modo, as ações favoritas do megainvestidor são nas empresas:

  • Klabin (KLBN11);
  • Unipar (UNIP6);
  • Santander (SANB11);
  • Banco do Brasil (BBAS3).

Com uma vida simples e patrimônio bilionário, o investidor prova que paciência, perseverança, muito estudo, bem como reinvestimento de dividendos são os pontos essenciais para garantir estabilidade financeira e uma boa renda no futuro.

Perguntas frequentes

Quanto Barsi ganha de dividendos?

De acordo com o próprio Luiz Barsi, os dividendos são o que realmente importam. Assim, em 2021, os seus tiveram um somatório de 200 milhões de reais que foram reinvestidos.

Quais os setores que Barsi investe?

Por investir apenas em empresas perenes, o foco do bilionário são os setores de energia e saneamento. Áreas como turismo e varejo não estão presentes em sua carteira.

Qual a fortuna de Luiz Barsi?

Também chamado de “’Warren Buffett brasileiro”, estima-se que a sua fortuna seja de R$ 2 bilhões, um investimento em ações de empresas que pagam altos dividendos.

Foto: Infomoney

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo