livros para iniciar nos investimentos, biografias, T. Harv Eker, a marca da vitória, Thiago Nigro, Aswath Damodaran, Howard Marks, Warren Buffett, o investidor inteligente, Joel Greenblatt, Mais Esperto que o Diabo, Peter Lynch, Pai rico Pai pobre, Alexander Elder, Ray Dalio, Charlie Munger, Melinda Gates, A Coragem de ser Imperfeito, Robert Kiyosaki, Howard Marks, A Revolta de Atlas, As Armas da Persuasão,

10 filmes para empreendedores e investidores para incentivar os seus negócios

Existem diversos filmes para empreendedores e investidores que podem auxiliar os interessados a começarem suas aplicações. Assim, este conteúdo dá aos espectadores a oportunidade de visualizar experiências na área e entender melhor como esta funciona.

Com o intuito de ajudar os interessados no assunto, a leitura a seguir irá apresentar a você 10 maravilhosos filmes. Então, prepare a pipoca e faça essa maratona incrível, que lhe proporcionará muito aprendizado sobre seus futuros negócios.

1. O homem que mudou o Jogo

O primeiro filme para empreendedores e investidores listado é “O homem que mudou o jogo”. É uma produção americana, lançada em 2011, com o ator Brad Pitt. Portanto, deve ser visto por todos que desejam fazer aplicações de qualquer tipo.

Sinopse

Baseado na história real de Billy Beane, que era gerente do time de beisebol americano Oakland Athletics. Então, com um orçamento limitado, ele precisou tornar o time competitivo para a temporada de 2002.

Usando como estratégia a análise estatística, ele transformou a maneira como se montava as equipes. Assim, seu time conseguiu bater recordes de vitórias seguidas na Major League Baseball (MLB) com a terceira menor folha de pagamentos.

Dados sobre o filme

Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, o longa foi aclamado pela crítica. Então, veja a seguir informações sobre sua grande produção:

  • Diretor: Bennett Miller;
  • Idioma: inglês;
  • Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman;
  • Produção: Michael de Luca, Rachael Horovitz, Brad Pitt;
  • Roteiro: Steven Zaillian, Aaron Sorkin, Stan Chervin;
  • Gênero; drama biográfico.

A lição

Você pode até estar pensando que este se relaciona com os esportes e nada tem haver com filmes para empreendedores e investidores. Mas, o mesmo tem muito mais a ensinar do que simples estatísticas esportivas.

O contexto dele pode facilmente ser traduzido para a área das aplicações, porque ao analisar e montar uma estratégia para tornar o time campeão mesmo com o orçamento apertado, o gerente mostrou que com as técnicas certas se pode obter muito sucesso.

2. O lobo de Wall Street

Também baseado em uma história real, este filme retrata a década de 80. Além disso, tem Leonardo Di Caprio como ator principal.

Sinopse

A história de Jordan Belfort é contada a partir de sua contratação por uma corretora de Wall Street. Entretanto, em 1987, acontece o Black Monday (queda da bolsa de valores de vários países) e ele passa a trabalhar em uma empresa que lida com papéis de baixo valor.

Então, Jordan teve a ideia de criar uma empresa, a Stratton Oakmont, especializada neste tipo de negócio, mas com a intenção de lucros maiores. Assim, ao lado de Donnie e outros amigos, eles fizeram muito dinheiro de forma rápida e passaram a viver imersos no luxo.

Informações de produção

Aclamado pela crítica, o longa estadunidense estrelou o ano de 2013. Aliás, foi indicado ao Oscar em cinco categorias e ao Globo de Ouro, em duas (sendo que uma ele venceu). Portanto, confira outras informações sobre ele:

  • Direção: Martin Scorsese;
  • Idioma: inglês;
  • Duração: 180 minutos;
  • Gênero: comédia dramático-biográfico-policial.

Relação com investidores

Este é um dos filmes para empreendedores e investidores que mais tratam do assunto de forma explícita. Já que o contexto dele se dá em meio a aplicações na bolsa de valores. Assim, a maior lição que se pode tirar é sobre enxergar novas oportunidades à sua frente.

3. Fome de Poder

Grande parte dos filmes para empreendedores e investidores são baseados em histórias reais de grandes empresários que cresceram no ramo. Portanto, Fome de Poder também é um deles.

O drama biográfico, produzido em 2006 e dirigido por John Lee Hancock, é estrelado pelo ator Michael Keaton no papel principal.

Sinopse

No mesmo é contada a vida de Ray Kroc que transformou (e tomou posse) a pequena lanchonete dos irmãos McDonald em uma das maiores redes de fast food do mundo. Então, para isso, ele se aproximou deles e mostrou táticas para seu crescimento.

Por meio de estratégias que podem ser questionadas em âmbito moral, Ray conseguiu investidores e construiu novas franquias do restaurante. Assim, desafiando cada vez mais os irmãos, ele foi se apropriando do negócio até tirá-los totalmente da sociedade.

O filme termina com Kroc fazendo um discurso em sua mansão, onde é elogiado por seu sucesso no ramo empresarial.

Informações de produção

A história de ascensão do McDonald ‘s foi aclamada pela crítica. Por isso, é interessante saber dados sobre essa grande produção:

  • Diretor: John Lee Hancock;
  • Ano de lançamento: 2017 (Brasil);
  • Roteiro: Robert D. Siegel;
  • Produção: Don Handfield, Karen Lunder, Jeremy Renner, Aaron Ryder;
  • Companhia(s) produtora(s): FilmNation Entertainment; The Combine; Faliro House Productions S.A.

Lição que se pode tirar do mesmo

Apesar do filme relatar que Ray utilizou de estratégias duvidosas para subir no poder, ele ensina que sempre existem oportunidades de investimentos. No entanto, basta que se esteja atento para enxergá-los, assim como precisa de dedicação para obter sucesso.

4. À procura da felicidade

Ao mesmo tempo em que traz uma lição de vida, “À procura da felicidade” também é um dos filmes para empreendedores e investidores que você precisa assistir.

Sinopse

Este drama, baseado em fatos reais, conta a história de Christopher Gardner, um pai solteiro que enfrenta problemas na vida financeira. Então, sem emprego e tendo que cuidar do filho sozinho, ele é despejado e fica vagando pelas ruas a procura de um abrigo para dormir.

Após tentativas frustradas como vendedor, Chris consegue um estágio em uma corretora de ações. Mas, mesmo não sendo pago por isso, ele dá o seu melhor até ser contratado pela empresa.

Informações de produção

O drama biográfico foi produzido no ano de 2006, tendo Will Smith como estrela principal. Além disso, confira outras informações sobre o longa:

  • Direção: Gabriele Muccino;
  • Roteiro: Steven Conrad;
  • País de origem: Estados Unidos;
  • Duração: 117 minutos.

Relação com os investimentos

Este é mais um dos filmes para empreendedores e investidores que mostram a importância de estudar, aprender, inovar e buscar ser o melhor naquilo que faz. Portanto, para ter sucesso nos negócios se deve sempre superar os desafios e se doar 100%.

5. A rede social

Não se poderia falar de filmes para empreendedores e investidores sem mencionar “ A rede social”. Afinal, a criação da rede social mais famosa e lucrativa do mundo mostra como os estudos e a inovação levam ao sucesso.

Sinopse

A saga de Mark Zuckerberg conta-se a partir do ano em que o gênio estudante de Harvard começa a trabalhar em um projeto no seu computador. Assim, ele criou a rede social mais famosa do mundo, o Facebook.

Seis anos depois o mesmo se tornou um jovem bilionário e seu negócio alcançou ares sem precedentes. No entanto, junto a sua ascensão, ele também ganhou complicações legais e pessoais.

Informações de produção

O filme foi indicado ao Oscar em oito categorias e aclamado pela crítica. Então, observe dados da produção do longa:

  • Gênero: drama biográfico;
  • País de Origem: estados Unidos;
  • Ano: 2010;
  • Direção: David Fincher.

Lição para os empreendedores

Este filme deixa uma lição clara sobre como empreender pode ser complicado e bastante conturbado. Mas, é importante estar cercado de bons funcionários e ter clareza sobre os passos que se deve dar quanto a sua empresa.

6. Walt antes do Mickey

Entre os filmes para empreendedores e investidores está o “Walt antes do Mickey”. Assim, ele conta a história do grande criador do império Walt Disney.

Sinopse

O jovem sonhador Walt Disney percorreu um longo percurso até se tornar o magnata dono da grande empresa de animação infantil. Então, apaixonado por desenhos, seu grande sonho é montar um estúdio, mas a realidade ao seu redor não coopera com isso.

Desde a criação do ratinho Mickey até a criação do império do mesmo, houve muitas batalhas para conseguir realizar seus sonhos.

Informações de produção

O longa é baseado no livro de mesmo nome , que não só conta a biografia de Walt Disney, mas também sua carreira como animador. Portanto, veja agora algumas informações sobre este, que é mais um dos filmes para empreendedores e investidores:

  • Diretor: Khoa Le;
  • Ano: 2014;
  • Gênero: Biográfico;
  • País de origem: Estados Unidos.

Ensinamento para investidores

O filme “Walt antes do Mickey” ensina a quem pretende virar empreendedor que os grandes “homens de sucesso” definem seus objetivos e fazem dar certo, com muito empenho. Portanto, se você quer muito uma coisa, vá até o fim e deposite o melhor no seu negócio.

7. Jobs

A história do dono da maçã mais famosa do mundo não poderia ficar de fora dos filmes para empreendedores e investidores se inspirarem a começar suas aplicações. Assim, o filme “Jobs” conta a vida do grande Steve Jobs, e sua caminhada até o sucesso.

Sinopse

Em 1976, Steve Jobs abandonou a faculdade. Então, junto com seu amigo, o gênio da tecnologia Steve Wozniak, eles construíram na garagem dos seus pais o primeiro computador pessoal, o Apple I.

Steve Jobs não se incomodava em passar por cima dos outros para atingir suas metas. Dessa forma, ele encontrou dificuldades em manter relações amorosas e de amizade. O fato é que a criação da Apple mudou o mundo para sempre.

Informações de produção

Listado entre os filmes para empreendedores e investidores, o longa foi lançado em 2013 no Brasil. Aliás, confira outros dados referentes ao mesmo:

  • Direção: Joshua Michael Stern;
  • Bilheteria: 42,1 milhões (EUA);
  • Elenco: Ashton Kutcher, Josh Gad, Dermot Mulroney, Matthew Modine;
  • País de origem: Estados Unidos.

Relação com o mundo dos negócios

O filme possui grandes ensinamentos para a área dos negócios, mas o mais valioso é que você não precisa ser o primeiro naquilo que faz, mas sim ser o melhor. Ou seja, se tem uma boa ideia sobre algo, dê o seu máximo nela e busque se destacar entre os demais.

8. A grande aposta

Este é um dos filmes para empreendedores e investidores que mais detalham o mundo das aplicações. Portanto, nele você encontra explicações sobre a crise econômica que explodiu nos Estados Unidos em 2008.

Sinopse

Michael Burry é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Então, tal decisão gera complicações junto aos investidores.

Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Assim, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária.

Dados da produção

O longa ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado, bem como outros prêmios. Sendo assim, observe algumas informações sobre ele antes de assisti-lo:

  • Direção: Adam McKay;
  • Ano de estreia: 2016 (Brasil);
  • Adaptação: The big Short;

Relação com os negócios

Os filmes para empreendedores e investidores tem muito a ensinar para quem deseja adentrar no ramo. Este, em particular, diz muito sobre ter o pé no chão quando se trata de investir na Bolsa. Entretanto, às vezes é preciso arriscar para ter sucesso no seu negócio.

9. Uma mente brilhante

Assistir a filmes para empreendedores e investidores irá motivá-lo a acreditar em si mesmo e vencer os obstáculos. Sendo assim, “Uma Mente Brilhante” vem trazer justamente isso para seus espectadores.

Sinopse

John Nash era um matemático que sofria de esquizofrenia, mas ele não deixou que isso o afastasse dos seus objetivos. Assim, mesmo passando por tratamentos difíceis, consegue controlar os sintomas e criar uma teoria sobre jogos.

A mesma, elaborada em meio a períodos conturbados, garantiu a ele o prêmio Nobel da Economia no ano de 1994.

Informações de produção

A vida do brilhante Nash, contada no filme, é baseada em uma história real. Portanto, se trata de um drama biográfico. Assim, veja mais dados sobre sua produção:

  • Direção: Ron Howard;
  • Ano de lançamento: 2002 (Brasil);
  • Roteiro: Akiva Goldsman;
  • Produção: Brian Grazer, Ron Howard.

Relação com as aplicações

O principal ensinamento deste filme é superar os obstáculos. Aliás, isto se aplica direto nos negócios, porque, para obter sucesso, é preciso estar preparado e saber desviar dos possíveis contratempos que possam surgir.

10. A inveja mata

Para descontrair um pouco a lista de filmes para empreendedores e investidores, essa comédia “A inveja mata” traz de forma divertida conceitos presentes no ramo empresarial.

Sinopse

Dois amigos, Tim e Nick, têm a oportunidade de trabalhar juntos quando o último cria um produto e espera que o primeiro invista nele. No entanto, este não quis por achar que iria lucrar com isso.

O mesmo rendeu muitos lucros e Nick melhorou de vida, o que causa muita tensão entre os dois. Então, o misterioso J-Man resolve se envolver no caso e provoca uma reviravolta.

Informações de produção

Este filme se encontra dentro do gênero de comédia e foi produzido nos Estados unidos. Portanto, veja agora algumas informações sobre a sua produção:

  • Direção: barry Levinson;
  • Roteiro: Steve Adams;
  • Idioma: inglês;
  • Lançamento: 2004;
  • Elenco: Ben Stiller, Jack Black, Rachel Weisz, Amy Poehler, Christopher Walken.

Relação com os negócios

Apesar de receber muitas críticas negativas, a comédia tem muito a ensinar sobre o ramo dos negócios. Ou seja, ele mostra que oportunidades podem surgir em qualquer lugar. Assim, deve-se ficar atento para não perdê-las.

Bônus: Shark Tank Brasil

Mesmo não sendo um dos filmes para empreendedores e investidores, o programa Shark Tank Brasil é uma boa pedida para quem quer começar a empreender.

Adaptado do famoso reality “Dragons e Den” da Nippon TV no Japão, este programa é exibido pelo canal Sony. Assim, estrelando sua quinta temporada, ele acontece no formato de game show.

O programa apresenta aspirantes a empreendedores que realizam a apresentação do negócio a investidores “tubarão”. Então, por sua vez, este então podem decidir se fazem uma proposta para colaborar com a empresa ou não.

Informações de produção

O game show foi lançado em 2016 e hoje já está em sua quinta temporada. Portanto, confira informações da sua produção:

  • Criadores: Mark Burnett;
  • País de origem: Brasil;
  • Idioma: portugues;
  • Emissora: Sony Channel (brasil);
  • Temporada: 5;
  • Episódios: 74;
  • Elenco: Caito Maia, Camila Farani, Carol Paiffer, Cris Arcangeli, João Appolinário, José Carlos Semenzato, Robinson Shiba, Sorocaba.

Por que vale a pena assistir esse programa

O programa, assim como os filmes para empreendedores e investidores, incentiva as pessoas a tirarem suas ideias do papel e começarem a criar o próprio negócio. Então, é interessante ver como ele encoraja os demais a acreditarem que é possível.

Assista a filmes para empreendedores e investidores para ter maior conhecimento sobre o ramo

Baseados em histórias reais ou não, os filmes para empreendedores e investidores dão uma motivação a mais para adentrar na área, ou continuar com as aplicações. Por isso, vale a pena assisti-los e conhecer mais sobre os obstáculos que possam surgir.

Caso esteja com dúvidas sobre as dificuldades do ramo, se inspire na vida dos personagens reais que deixaram o medo de lado e fizeram fortuna, mesmo começando de baixo.

Assista aos filmes para empreendedores e investidores listados acima e poderá tirar muito aprendizado a partir dos gigantes que hoje são referência. Portanto, tenha em mente que para dar certo é preciso um primeiro passo e começar de algum lugar.

Foto: Pessoas foto criado por wayhomestudio

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo