Alugar ou financiar saiba qual melhor opção

Alugar ou financiar: afinal, qual é mesmo a melhor opção?

Muitas pessoas perguntam sobre alugar ou financiar e essa dúvida é muito importante e pode ditar o futuro de uma pessoa. Na realidade, as duas alternativas têm suas respectivas vantagens. 

É necessário analisar bem cada uma delas, então confira neste artigo um guia completo sobre esse assunto. Ao final dessa leitura, você saberá qual opção mais se encaixa no seu perfil.

Alugar ou financiar: entenda os conceitos

Essa dúvida só pode ser bem respondida quando os conceitos sobre os termos estão bem esclarecidos. Então, confira a seguir o que eles significam.

Alugar

É quando você pega um determinado patrimônio por um período de tempo estabelecido. Sendo assim, na maioria das vezes, tudo é feito por meio de contratos entre o proprietário e a pessoa interessada.

Ao se perguntar sobre alugar ou financiar, é importante ter noção disso. Portanto, seja qual for a aquisição (carro ou residência), ela não será sua para sempre.

Financiar

No caso do financiamento a lógica é inversa. Afinal, aqui, você de fato está comprando algo seu, mas os preços são bem mais altos e o contrato também é mais longo.

Alugar ou financiar: quais as vantagens e desvantagens de cada um

As duas opções contam com uma série de vantagens e desvantagens bem interessantes. Sendo assim, não tem como fazer uma boa escolha sem antes tomar conhecimento delas. Veja primeiro um panorama geral sobre o aluguel e, em seguida, do financiamento.

Aluguel

Essa é a alternativa escolhida por muitas pessoas, portanto confira os benefícios que ela pode proporcionar.

1. Contratos mais curtos

A flexibilidade sem sombra de dúvidas é um dos maiores benefícios do aluguel e isso acontece tendo em vista que os contratos costumam ser bem mais curtos do que em um financiamento. Então, ao se questionar sobre alugar ou financiar, pense nisso.

Um ponto interessante também é que você não necessariamente fica preso a sua aquisição. Afinal, o aluguel te permite trocar de imovóvel, veículo, entre outros, muito mais rápido.

2. Economia

Alugar uma casa ou um automóvel sem dúvidas é mais barato do que adquirir um, mas isso sempre falando a curto e médio prazo.

3. Segurança

Em imprevistos como demissão, você tem a possibilidade de trocar de carro ou casa. Assim, é possível ir para um local ou adquirir um veículo mais em conta.

Desvantagens: alugar ou financiar

Existem algumas desvantagens que podem ser determinantes na sua escolha final. Portanto, conheça elas antes de sua decisão. 

1. Personalização

Quando se aluga, dificilmente você terá tantas oportunidades de personalizar sua aquisição. Dessa forma, nem sempre sua casa ou seu carro vai ficar com a sua cara. Isso é uma consequência, tendo em vista que os contratos são bem mais curtos nessa modalidade.

2. Posse

Ainda na mesma linha de falta de flexibilidade, a posse é algo que você não tem no aluguel. Então, o patrimônio nunca é seu de fato, de modo que vale a pena considerar esse aspecto antes de escolher alugar ou financiar.

Financiamento

Essa opção também tem benefícios que você deve considerar, portanto, conheça eles a seguir.

1. Personalização

Ao financiar um automóvel ou residência, você tem total liberdade sobre eles. Sendo assim, pode reformar do jeito que achar melhor. Afinal, a aquisição é toda sua de fato e não “emprestada” por um período.

2. Opções de pagamento

Como o financiamento é algo mais caro e duradouro, falando a longo prazo, tem-se essa vantagem. Assim, você tem muitas possibilidades de formas de pagamento para escolher a que mais se adequa ao seu perfil. 

3. Qualidade de vida para a família

Muitas pessoas encaram o ato de financiar como uma espécie de investimento. Na realidade, essa visão faz sim bastante sentido. Porque quando se adquire algum patrimônio, você pode oferecer tranquilidade e conforto para seus entes queridos.

Um outro ponto interessante é que você é o criador das suas próprias regras. Assim, não precisa responder a ninguém além de si mesmo. Portanto, na hora de alugar ou financiar leve isso em conta.

Desvantagens: alugar ou financiar

As desvantagens do financiamento são a razão por muitos desistirem dessa alternativa. Então, veja quais são.

1. Preço

Essa modalidade sem dúvidas é bem mais cara que um aluguel comum. Agora, é preciso cuidado ao avaliar essa desvantagem, porque é fundamental analisar o tempo de investimento. A curto prazo, o aluguel é mais barato.

2. Juros

A maior desvantagem do financiamento. Aliás, ao escolher essa alternativa, você acaba pagando um valor bem mais alto do que o original por causa dos juros compostos.

Quando optar por alugar ou financiar

A dica que muitos profissionais da área dão é se atentar ao prazo. Além disso, a quantia que você dispõe para o negócio também é importante.

Alugar é vantajoso?

Antes de escolher se vai alugar ou financiar, entenda que ambas valem a pena. Dessa forma, no caso da primeira opção, ela é ótima para quem pretende trocar de patrimônio cedo ou não quer criar um vínculo mais forte nos próximos anos (curto e médio prazo)

Então, imagine o seguinte cenário: você vai se mudar para uma nova cidade por cerca de 6 meses. Assim, é mais interessante alugar uma casa do que financiar.

Saiba quando financiar

Agora, digamos que você está pensando em se mudar de vez para um estado diferente. Portanto, caso tenha recursos suficientes, vale a pena financiar uma casa ou apartamento. Ou seja, a lógica geral é sempre com base no tempo e no dinheiro.

O que é preciso para alugar ou financiar

A primeira coisa é sempre o planejamento financeiro. Sem isso, você não vai conseguir estabelecer uma estratégia que seja vantajosa para si mesmo. Em seguida, é necessário organizar seu dinheiro de forma mais objetiva. 

Independente da sua escolha entre alugar ou financiar, esses dois pontos precisam ser sempre colocados em prática. Caso contrário, pode ser que você acabe tendo que lidar com imprevistos desagradáveis.

Dicas para alugar ou financiar

Acompanhe a seguir algumas dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.

Caso deseja alugar, você deve:

  1. Ficar atento ao contrato e suas condições;
  2. Analisar o tempo que vai ficar com o patrimônio;
  3. Considerar sempre a relação entre o valor e a duração do patrimônio em questão;
  4. Planejar cada passo antes de fechar negócio;
  5. Avaliar bem suas necessidades atuais e também, futuras.

Já se deseja financiar, é importante:

  1. Estudar suas condições financeiras;
  2. Analisar os juros e ver se eles não são abusivos;
  3. Considerar a possibilidade de trocar ou não de patrimônio;
  4. Analisar bem cada cláusula do contrato;
  5. Entender se os juros pagos podem ser melhor aproveitados em investimentos usando um controle financeiro maior;
  6. Colocar técnicas de negociação em prática e tentar conseguir valores mais baixos.

Qual o momento certo de alugar ou financiar

As duas alternativas funcionam de maneira distinta, de modo que não existe um momento certo. Então, no caso do aluguel, ele é mais indicado quando se pensa a curto prazo ou quando você quer ter a flexibilidade de ter um caixa, podendo por exemplo investir em fundos imobiliários e pagar alugueis usando dividendos. Ainda, essa modalidade é interessante quando não se pode investir uma alta quantia.

No caso do financiamento, ele é a melhor opção a longo prazo, mas só é recomendado quando se tem uma segurança financeira maior. Portanto, lembre-se que os valores são bem mais altos e você vai estar assumindo um compromisso por muito tempo.

Por fim, basta você decidir entre alugar ou financiar. Então, não perca mais tempo e vá em busca de adquirir aquilo que lhe interessa. Com as dicas acima, pode ter certeza que fará um bom negócio.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 90

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo